Publicidade

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Você é um empreendedor de iniciativa ou de “reativa”?

Enquanto treinava jiu-jitsu essa semana me deparei com um comportamento interessante que não só noto presente na minha vida como também na vida de muitos empreendedores mundo afora. Percebi que apesar de ser empreendedor, só tomo a iniciativa depois que alguma ação é realizada pelo meu companheiro de luta. Ou seja, quando algo acontece contra mim, me fecho, penso nas alternativas e aí sim reajo. Coisa que geralmente não se mostra tão eficiente tanto nas lutas como na vida à frente dos negócios. No evento ResultsON Day 2008, Aleksandar Mandic, ex-dono da empresa de tecnologia Mandic S/A, contou que se motivou a construir a sua empresa após comprar um veículo BMW financiado. Colocou a corda no pescoço para correr atrás para pagar o financiamento que adquiriu e deu certo. Acontece é que caso como os de Mandic são poucos. O que acontece na maioria das vezes é vermos empreendedores correndo sempre atrás do prejuízo todos os dias sem conseguir levantar a cabeça para olhar suas empresas de cima.
“O que diferencia um sonhador de um criativo é a capacidade do criativo de concretizar a fantasia.”Aleksandar Mandic
O problema de quem empreende reagindo ao mercado e as circunstâncias da vida é que se acaba “correndo atrás do próprio rabo” um dia após o outro, criando um emprego e não uma empresa. Se em um mês está correndo atrás de pagar as despesas do mês, no próximo mês está de novo correndo atrás de pagar as novas despesas. Seu foco nas suas despesas, limita suas atividades e por conseguinte seu desempenho. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, precisamos, como empreendedores e lutadores, estar atentos as três instruções abaixo:
  • Precisamos saber onde queremos chegar.
  • Precisamos aprender e treinar as técnicas.
  • Precisamos manter o foco e a calma.

Onde você quer chegar?

Vai começar a luta e você fica trocando “pegada” sem saber onde está querendo chegar. Você não sabe se quer um braço, uma perna ou um pescoço para atacar. Você simplesmente fica ali esperando uma ação do oponente para reagir e qualquer coisa que seja apresentada a você, não é notada porque você definitivamente não está querendo nada. Algo muito comum em empreendedores que abrem um negócio sem estratégia e sem terem traçado objetivos. Dizem eles que vão tocando a empresa da melhor maneira como podem dia após dia, mas de fato trabalham como preguiçosos à frente dos seus negócios adiando a tomada de decisões importantes para o dia seguinte todos os dias. Assim, sem saber para onde estão indo e agindo de forma irresponsável, não progridem e acabam “amassados no chão” pelo mercado e outras circunstâncias (criadas por outros).
“Quando não se sabe aonde quer ir, não estamos preparados para nenhuma das direções.” José Luiz da Luz

Aprenda e treine as técnicas.

Sabendo o que queremos da nossa “luta”, podemos aprender as técnicas necessárias para gerar ideias de negócios, criar uma empresa de sucesso, aumentar nossas vendas e explorar diferentes nichos de mercado. Ao invés de descobrir essas técnicas sozinhos, procuramos pessoas que já tenham escrito algum manual como livros ou produzido algum tipo de curso. Compreendemos a matéria e vamos para a nossa “luta” treinar todas elas sem preguiça. Você sabia que o que difere um bom jogador de um jogador ruim é a preguiça? Podemos ler os melhores livros, frequentar os melhores cursos, mas sem treino, todo esse conhecimento é desperdiçado. Somente se você acumular conhecimento e experiência através do treino das técnicas que aprendeu é que você conseguirá o progresso. Conheço muitos “empreendedores” que lêem e conversam sobre empreendedorismo, mas que não são empreendedores de fato. São, o que os americanos chamam, de wantrepeneur, apenas desejam fazer e dizem que vão fazer, mas de fato, não fazem nada.
“Os grandes jogadores tem CORAGEM, os pequenos jogadores tem PREGUIÇA” Oscar Schmidt

Mantenha o foco e a calma.

Como disse em um artigo anterior, se você está fazendo força para viver, algo está errado. Mantenha a calma e construa os seus resultados pouco a pouco, progredindo a cada novo minuto em direção aquele objetivo que se determinou utilizando as técnicas que aprendeu. Fazer as coisas de forma rápida, com afobação, só tornam a sua capacidade de raciocínio mais complicada. Isso funciona para atividades corriqueiras que não envolvem reflexão, mas para administrar uma empresa ou treinar jiu-jitsu você precisa estar atento a cada movimento o tempo todo. Agindo com pressa, você não respira, não se ouve e consequentemente não enxerga o que está fazendo de errado. Se você já estiver em apuros, com a corda no pescoço, o melhor a fazer é não inventar moda e persistir no seu plano anterior para tirar essa corda do pescoço para produzir resultados melhores quando estiver mais “tranquilo”.

Vida de “acidente” ou de “escolha”?

Analise os seus movimentos e tente perceber se a vida que você vive hoje é uma vida criada por “acidente” ou se é uma vida “escolhida”. Se a sua vida for uma vida de “acidente” é sinal que você passou boa parte dela distraído e não tomou suas decisões conscientemente e com calma. Tire proveito disso e passe a tomar suas decisões daqui para frente baseando-se no objetivo que escolheu para si e não mais nas distrações que o mundo oferece. Esqueça as ofertas de desperdício de tempo e dinheiro e escolhe bem onde pretende investir essas duas dimensões limitadas que possui no seu bolso. Que daqui para frente criemos nossas próprias circunstâncias e paremos de reagir.

Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário