Publicidade

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

5 hábitos das pessoas mais criativas

Como as pessoas mais criativas funcionam? Se você sempre quis saber isso, desvendamos alguns de seus segredos

O que um empreendedor serial, uma executiva inovadora de tecnologia, o rei do hip-hop e um dos melhores atores da TV norte-americana têm em comum?
Eles estão entre as pessoas mais criativas, e podemos aprender um pouco sobre a maneira como elas funcionam.

#1. Max Levchin: sempre faça perguntas

Como o fundador do PayPal, Max Levchin tem tantas ideias sobre startups e negócios? Ele foi muito ponderado e acredita que é preciso controlar o caos e documentar tudo, porque muitas ideias veem ao acaso e, você precisa estar pronto para elas.
O método de Levchin funciona da seguinte maneira: ele fala com toneladas de pessoas criativas aleatoriamente e pergunta a elas sobre suas rotinas, toma notas extensas de seus problemas e, em seguida, compila essas anotações e dá suas opiniões sobre elas.
O que vem desse processo? Algumas startups, como a sua nova solução de pagamento móvel Affirm e muito papel. Ele tem algumas caixas com milhares deles na garagem de sua casa.

#2. Kirthiga Reddy: mude a cultura

A diretora de operações online do Facebook na Índia, Kirthiga Reddy tem ajudado a fazer a base de usuário da mídia social de 8 para 71 milhões de usuários em apenas 2 anos. O que ele faz? Importou algumas coisas da California: a cultura flat do Vale do Silício, totalmente diferente das normas hierárquicas da Índia.
Kithiga Reddy levou a cultura flat do Vale do Silício para a Índia.
Kithiga Reddy levou a cultura flat do Vale do Silício para a Índia.

#3. Kendrick Lamar: seja um exemplo

O que é preciso para fazer o que muitos consideram o melhor álbum de rap da década? Kendrick Lamar se desviou um pouco da origem do álbum good kid, m.A.A.d City: ele cresceu em Compton, a cidade da Califórnia que embalou o rap e serviu a ele como inspiração.
Há tantos pensamentos sobre o medo do fracasso quando você está tentando chegar a algum lugar. E você tem um monte de pessoas olhando ao seu redor. Quando você está nessa posição, quando está constantemente vendo as coisas ruins acontecerem e quer fazer algo positivo, você está com medo de que não vai dar certo.
Nesse momento é preciso acreditar que podemos ser um exemplo para aqueles que nos rodeiam. Uma vez que eu fiz isso, eu comecei a ver os resultados, que me fizeram acreditar que poderia representar toda a cidade, afirma Kendrick.

#4. Bryan Cranston: seja consistente

O ator de Breaking Bad, Bryan Cranston diz que seu papel é jogar o jogo da honestidade. A audiência está ciente do seu veneno, mesmo que apenas implicitamente. As pessoas podem ter 2 ou 3 pitadas do veneno, mas eles podem não se sentir bem. As pessoas podem não ser capazes de perceber, mas estão sendo sugadas para o show.
É justamente a consistência dos traços do personagens que trazem as pessoas para a frente da TV, no episódio seguinte.
Para Bryan Cranston, o segredo da criatividade está na consistência do seu comportamento.
Para Bryan Cranston, o segredo da criatividade está na consistência do seu comportamento.

#5. Key and Peele: colabore

Ser hilariante é um trabalho árduo: Keegan-Michael Key e Jordan Peele detalhou como eles criaram mais de 330 ideias em 82 esboços de seu show de comédia.
Como eles fizeram isso? A equipe de redação vai além da ideia de cada esboço, seguindo a anatomia das coisas engraçadas. Então, a ideia vai para Key e Peele para ser elaborada e, depois disso receber uma nota.
Depois disso, finalmente as ideias são testadas exaustivamente antes deles decidirem o que vai ao ar. É um processo de estreitamento, onde muitas ideias viram poucas ideias.
Qualquer pessoa que acredita na colaboração como ferramenta tem uma filosofia como “vamos jogar tudo contra a parede e ver o que dá certo”. É assim que fazemos. Em um certo momento, estamos cortando até mesmo os scripts que mais gostamos, afirma Peele.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Habits of the Most Creative People”, da FastCompany.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário