Publicidade

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Inteligência não é nada. Emoção é tudo.

Você já percebeu que a maioria das nossas ações é guiada pela emoção e não pela razão? Sabemos que comer em fast-food é prejudicial à saúde, mas mesmo assim comemos. Lemos no anúncio do cigarro que ele contém mais de 4.500 substâncias tóxicas e mesmo assim fumamos. Compreendemos que é a expectativa pelos resultados que nos causam dor e sofrimento, mas mesmo assim continuamos a cultivar expectativas acerca de pessoas e eventos que circundam a nossa vida. E falando sobre empreendedorismo, existe uma quantidade enorme de empreendedores da esperança que apesar de saber que somente com trabalho inteligente e visão de longo prazo é possível construir um negócio sólido e lucrativo, permanecem trabalhando arduamente sem inteligência em problemas que os mantém distraídos apagando incêndio atrás de incêndio em suas empresas sem saber para onde estão indo. Como empreendedores, somos também seres humanos que, invariavelmente, preferimos a satisfação momentânea ao trabalho contínuo em busca da realização de uma visão de futuro que cultivamos. É para quem deseja escapar dessa “pressão social” que dedico esse artigo com algumas sugestões para deixar a emoção de lado e evoluir.

Passe a saber para onde você está indo materialmente, emocionalmente, culturalmente e espiritualmente

Não há sensação mais gostosa do que você perceber que os seus problemas estão se resolvendo e você finalmente está atingindo o ponto que desejava nessas quatro áreas: material, emocional, cultural e espiritual. Eu cultivo objetivos e porque não dizer sonhos nessas quatro áreas da vida, para me manter sempre motivado não importe a dificuldade que eu esteja passando para conquistá-los.
Há algum tempo atrás eu não agia assim. Apesar de inteligente, cheio de ideias e sempre me movimentando, era um cara completamente instável emocionalmente, não sabia para onde estava indo e agia com o pensamento de curto prazo. Eu tinha o mesmo comportamento que hoje identifico em muitos dos leitores, fãs e alunos do Insistimento e por isso venho chamar a atenção para a importância que o autoconhecimento e a clara visão de futuro podem ter na vida de quem almeja conquistar qualquer coisa num futuro de médio e longo prazo. Afirmo isso, porque desde que eu assumi a responsabilidade pela minha vida, assim como meus pontos fracos e criei uma visão clara do meu futuro, minha vida mudou no mesmo instante para melhor.

Jogue fora todo o lixo, tudo aquilo que você não quer mais e avance

Não basta saber para onde estamos indo se não estamos dispostos e munidos de coragem para abandonar o lixo que se formou na nossa vida durante o tempo em que fomos irresponsáveis. Uma vez determinados e engajados a atingir um objetivo, devemos nos manter firmes nessa posição e atentos a qualquer distração. Nossas emoções mais uma vez irão nos impulsionar a reatar uma relação, a participar de mais um compromisso social “inadiável”, a abandonar sonhos de cursos e viagens e a deixar de pensar mais no próximo para olharmos para o próprio umbigo em busca da nossa própria “felicidade” (somente). Pessoas irão nos odiar, jogarão pedras, cuspiram no nosso túmulo ao mesmo tempo que outras nos receberão de braços abertos, contarão seus problemas e adorarão ouvir nossas soluções. Será preciso ser forte e ter coragem para persistir nesse caminho novo e inseguro, escolhido por nós, contra as opiniões daqueles que nos acompanharam e nos deram apoio durante toda a vida.
O que me deixa quase triste na vida que escolhi como empreendedor, é estar sozinho. Sempre que penso em comemorar um aniversário ou sair um pouco, percebo que não tenho mais amigos. Algo que sempre tive enquanto me movimentava pela vida sem rumo. Naquela época eu era o cara que todos queriam nas festas, dirigia para balada e fazia os outros rir em qualquer ambiente. Minha agenda telefônica era lotada de contatos e meu calendário cheio de compromissos. Entretanto hoje, estou sozinho na minha caminhada. Meus amigos são a minha família e meus companheiros de “balada” são os filhos que tenho. Minha diversão se resume em conversar com pessoas sobre empreendedorismo, ler sobre empreendedorismo, incentivar pessoas a serem melhor empreendendo e, é claro, fazer os negócios onde participo como sócio ou consultor darem certo. Dos contatos do passado, falo com uma ou outra pessoa, mas a maioria delas ficou nesse passado que não deixou saudades.

A vida que lhe proponho é uma vida sozinha, porém não é triste.

Quando você resolve assumir a responsabilidade pela sua vida, definir seus objetivos e eliminar tudo aquilo que te mantém amarrado no mesmo lugar, você automaticamente fica sozinho. Fica sozinho porque não pertence mais a massa de pessoas onde uma pensa igual a outra. Aquela massa de manobra que gasta dinheiro comendo porcaria na rua sem se questionar com o que está fazendo com o seu corpo, que fuma para se mostrar uma pessoa atraente para os outros ou que coloca as suas decisões nas mãos das outras pessoas na esperança tola de que essas pessoas é que sabem o que é melhor para elas. Quando questionamos nossa situação e saímos dessa massa, perdemos imediatamente muitas “amizades” ao mesmo tempo que damos o primeiro passo na conquista da nossa liberdade.
Não basta desejar, tem que sentir o desejo. Não basta querer, tem que sentir aquilo que se quer. Não basta traçar um plano, tem que se sentir executando o plano e tendo sucesso. Na vida real, fora dos costumes tolos da aparência, está a sua alma que não só pode realizar muita coisa boa para a sua própria vida, como pode, além de tudo, beneficiar muita gente que depende do seu controle emocional, da sua inteligência e do seu poder de execução, para ter um problema solucionado.
Mais do que administrar empresas, é preciso que administremos nossos corações.

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário