Publicidade

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os 4 mandamentos para fazer promoções e ofertas na internet

Convenhamos, todo mundo gosta de uma ofertinha. De vez em quando até ouço pérolas como “Acabei de comprar um Home Theather Blu-ray 3D 5.1 USB por apenas mil e cem reais!!! Economizei muita grana!!!”.
Além disso, o brasileiro adora ficar de olho em ofertas para conseguir dar aquela pechinchada. Não é à toa que os sites de compras coletivas fizeram e ainda fazem tanto sucesso por aqui.
A moral da história é: se você quer usar promoções para dar um aumento nas vendas, seguem alguns mandamentos na hora de colocar sua oferta em prática.
Apesar dos exemplos serem focados na parte online, os fundamentos básicos servem para qualquer tipo de oferta.
Como fazer promoções
“Obaaaa!!! Ofertaaaaa!!!”
Mandamento 1: Garanta que, na hora H, o cliente consiga usar a ofertaUma das grandes maravilhas do terceiro milênio é o uso de computadores para praticamente tudo. Porém, filmes como Exterminador do Futuro e Matrix mostram que as máquinas não são tão amigas assim.
Quantas vezes você tentou aproveitar uma oferta e o cupom não era aceito, ou o sistema dava pau ou o preço simplesmente vinha diferente do que foi anunciado na promoção?
Pois é, você não quer que seu cliente passe por essa frustração né?
Para garantir que tudo esteja de acordo com o planejado, seguem 3 dicas para cumprir esse mandamento:
  1. Utilize sistemas  prontos de ofertas que possuem probabilidade maior de funcionar
  2. Teste exaustivamente o sistema de ofertas antes dela ir para o ar
  3. Deixe uma forma de contato bem visível caso o cliente precise entrar em contato de forma “manual”
Mandamento 2: Dê um desconto relevante, que realmente chame atençãoApesar do brasileiro gostar de promoções, não dá pra simplesmente colocar uma faixa enorme de “Promoção!!!” e achar que os clientes vão aparecer correndo como se aquele fosse o último produto do mundo.
Na prática, não existe um número mágico que chame a atenção do cliente, mas eu por exemplo, só começo a levar a sério descontos de 10% pra cima. Se vejo um desconto acima de 20%, aí pode ter certeza que você ganhou a minha atenção.
E nada de aumentar o preço para depois baixar hein? Irei consultar o Google antes para garantir que aquele preço está realmente bacana.
Só por diversão, veja só a inovação desse grande varejista brasileiro na hora de dar o desconto:
Mal exemplo de promoção
Mandamento 3: Mantenha o relacionamento com o cliente depois da vendaUm erro muito comum que as empresas cometem é deixar o cliente solto depois que ele faz a compra. Se ele comprou uma vez de você e deixou um cadastro, por que não usar isso para indicar coisas bacanas para ele?
Caso o cliente tenha te dado permissão para o envio de novas ofertas, manter uma política de e-mail marketing constante é muito importante para te dar mais resultados.

Mandamento 4: Não dependa das promoções para manter sua loja vivaApesar das promoções serem muito bacanas, é importante deixar claro que sua loja não pode depender apenas delas para sobreviver. Afinal, se uma promoção fica no ar todo o tempo, já não é mais uma promoção né?
Conclusão: Se bem executadas, promoções são uma ótima ferramentaAssim como boa parte das táticas de marketing, não existe uma fórmula mágica que garante um resultado, porém, promoções podem servir como um ótimo turbo se aplicadas da forma correta.
Além dos fundamentos básicos passados por aqui, ainda tem muito chão pela frente na hora de botar uma oferta no ar.
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário