Publicidade

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

5 realidades de ser um empreendedor

Não interessa quanto sucesso seu negócio faz, se você não se entender com essas cinco verdades, está fadado à decepção.

No fundo, todo empreendedor é o mesmo. Não importa se é velho ou novo, não importa qual o tipo de negócio, não importa quanta experiência tem. Há cinco realidades das quais nenhum empreendedor pode escapar.

Isso é baseado no fato de que cada pessoa, no íntimo, é um inventor e possui a habilidade de criar um negócio extraordinário. Esse negócio não existe simplesmente para gerar lucro, mas para solucionar um problema no nosso mundo. O problema que o inventor mais deseja solucionar.

Realidade 1: Um empreendedor é um inventor

Um empreendedor cria novos negócios. Para o dono do negócio, o que ele inventa é um produto. Esse produto único compartilha o mundo com produtos provenientes de negócios comuns e, pela sua particularidade, chama a atenção e estimula a imaginação das pessoas para quem ele foi inventado: seu consumidor, seus empregadores, seus fornecedores e seus credores e investidores.

Realidade 2: Empreendedores não compram oportunidades de negócios, eles criam.

Franquias oferecem maior garantia de sucesso para quem as compra, mas isso só acontece na medida em que seu comprador suprime sua inclinação natural à invenção – suprime sua paixão empreendedora. Portanto, empreendedores que adquirem oportunidades de negócio estão fadados à decepção, não importa quanto sucesso o negócio faz. A paixão de um empreendedor não consiste em dirigir um negócio que faz sucesso – um negócio criado por outra pessoa –, mas sim em inventar um negócio único que se torna bem sucedido.

Realidade 3: Inventar é contagioso

As pessoas amam experimentar um negócio original que fez sucesso no mundo. Por isso, a paixão de um empreendedor não é proveniente apenas da criação de um novo negócio, mas também da observação da satisfação de outras pessoas enquanto elas experimentam sua invenção. O empreendedor, neste caso, não é diferente de um artista cujo amor pelo que faz aumenta dramaticamente, conforme a reação entusiástica de sua audiência.

Realidade 4: Para um empreendedor, o sucesso de uma invenção é medido por seu crescimento

Quanto mais rápido o negócio cresce, mais bem sucedida é a invenção. Para um empreendedor, crescimento lento ou nenhum crescimento é a morte. Enxergar-se num negócio desses é como fazer uma performance que ninguém aprecia todos os dias.

Esses negócios devem fechar rápido, para que todos possam procurar experiências que realmente amam.

Infelizmente, a maior parte deles não fecha rápido o suficiente. Empreendedores não deveriam criar um negócio simplesmente porque ele tem chances de sobreviver, eles precisam criar negócios que prosperem.

Realidade 5: Todos possuem a habilidade de ser um empreendedor

Todos são inventores que podem criar um negócio original baseado numa ideia simples, porém explosiva. Para alguns de nós, pode demorar mais tempo para se desenvolver essa habilidade, além de mais trabalho. Para outros pode exigir menos trabalho. Em todo caso, é necessário ter em mente que aprender a inventar, criar, conceber de um negócio original é um processo de descoberta e de desenvolvimento que exige paciência.

Uma pessoa não nasce empreendedora, ela se torna uma. Uma vez que o desejo de expressar a criatividade aparecer, pode ter certeza que acordou o empreendedor que existe em você. A presença desse desejo significa que o empreendedor está ativo e sonhando. Sua invenção está vindo por aí.

 

Por Michael E. Gerber. Matéria original em Inglês no Inc.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário