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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cinco ações práticas para aumentar a lucratividade no e-commerce

Os números de crescimento e faturamento do e-commerce nos últimos anos tem atraído uma legião de empresários, tanto dentro quanto fora do país, a apostar no segmento. Porém, muita gente entra com grandes ilusões. Consolidar uma operação de comércio eletrônico é cada vez mais complexo e difícil. Há falta de mão-de-obra qualificada, players estão quebrando ou saindo, enquanto grandes investidores entram e inflacionam o mercado. Para piorar, o governo tem colaborado para agravar a situação criando novos impostos e entraves burocráticos que reduzem ainda mais as margens. A opinião é de Ricardo Cabianca, CEO da Sépha Perfumaria, que participou do e-Commerce Brasil promovido em São Paulo. 

Diante desse cenário hostil, o maior desafio dos empresários de e-commerce é buscar meios de manter e aumentar a sua lucratividade e para isso a primeira coisa a se fazer é não ter ilusões. "Somos uma operação de varejo, e como todo varejo  é preciso trabalhar com muito cuidado pois senão as contas não fecham", relata.  "Ao contrário do que se pensa, o custo do e-commerce não é menor que o das lojas físicas, e sim maior. Nossa operação tem 50 funcionários, enquanto que nas lojas temos cinco ou seis." Para ajudar nesse sentido, ele apresenta cinco ações práticas aprendidas atuando como executivo da área:

1. Não desgrude os olhos dos indicadores. ROI, conversão, visitas, CPA têm de ser monitorados diariamente para avaliar o desempenho e fazer os ajustes necessários de imediato.

2. Relacionamento com o consumidor é a alma do negócio. Na Sépha, a área de SAC responde diretamente a ele para ter mais proximidade e reagir mais rapidamente. 

3. Tenha o fornecedor do seu lado. Reúna-se com ele, mostre as dificuldades e oportunidades e peça ajuda. 

4. Não ao frete grátis. Custos estão aumentando ao ponto de se tornar inviáveis. 

5. Não aos boletos. Opte pelo débito automático online para reduzir a inadimplência.

Por fim, Cabianca também ensina a filosofia do "3Cs e 1P" que orienta o seu trabalho: 

- Consciência do que está fazendo, mesmo que não saiba. É preciso ter o porque bem definido.

- Capacitação, porque o mercado não está formado ainda.

- Coragem: o e-commerce separa os homens dos meninos.

- Perseverança: você só vai ter sucesso se ficar firme e não desanimar com os fracassos.

 

Fonte: Administradores

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