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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dinheiro abafa a criatividade

O dinheiro traz um certo comodismo para as nossas vidas. É claro, que temos dinheiro e procuramos por ele, para criar um conforto ao nosso redor. Porém, estou certo de que o dinheiro ou o gasto desnecessário dele abafa a criatividade. Talvez seja a minha raiz de judeu que tomei emprestado dos meus avós que tenha me tornado tão preocupado com o dinheiro da “lujinha”, mas tenho lido bastante e comprovado na prática que quanto mais investimos dinheiro ao invés de investir em criatividade, mais nos afastamos do sucesso trazido pela inovação.

Estou trabalhando há um mês com duas empreendedoras de Curitiba que me contrataram para lhes dar consultoria em um negócio de venda de móveis orientais que estavam tentando montar. A princípio, contrataram só a Noxion (minha empresa de webdesign) para criar o site, mas quando comecei a dar-lhes alguns toques de foco e gestão do seu negócio, contrataram-me também para lhes dar consultoria neste aspecto.
O projeto delas é tipicamente um exemplo do empreendedorismo da maioria dos brasileiros: possuem um sonho e poucos recursos. No sonho acabam gastando o pouco dinheiro que teem e nos poucos recursos, administram-o de maneira desfocada. Desfocada porque dinheiro é feito para se ganhar mais dinheiro, não podendo se dar ao luxo de gastar dinheiro arrumando a “casinha”.
Engana-se aquele empreendedor que acredita que precisa ter um negócio 100% hoje para se ganhar dinheiro. O pulo do gato está em ter um negócio 10% daqueles 100% que se imaginava funcionando perfeitamente com tudo a 100%.
Continuando no exemplo delas, que desejam montar um negócio de venda de móveis orientais de alto padrão, fica muito caro alugar um ponto comercial, assim como também fica caro investir em funcionários, logística, etc. A solução foi utilizar o princípio de administração pelo caos que diz para focarmos no mínimo que possa ser feito hoje para trazer caos no dia de amanhã e, a partir desse caos, organizá-lo continuamente gerando sempre um novo caos para administrar.
WEBSITE
Toda empresa precisa de um website atualmente. Você pode ter uma loja física, muito bonita, com atendimento exemplar, mas precisa ter um bom website da sua empresa rodando.
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Apesar de precisar de um website, nem sempre você precisa em primeira mão de um site de comércio eletrônio, uma loja virtual. E também contratar pequenas lojinhas de comércio eletrônico por R$50/mês não vale à pena, pois você não dispõe de tantos produtos assim e talvez seja melhor investir em e-commerce em uma segunda etapa dando mais valor a experiência do usuário.
ESTOQUE
Uma empresa não precisa de um grande estoque para começar, pois pode simplesmente começar com alguns itens e com eles testar o mercado rapidamente. É nesse “teste de mercado” que saberemos se nossos produtos ou a maneira que eles são vendidos agradam o mercado.
FUNCIONÁRIOS
Uma empresa que está começando também não precisa de funcionários, pois a seleção, contratação, impostos e outras despesas que eles irão gerar podem atrapalhar o crescimento do negócio. Para começar faça uso da mão de obra dos próprios sócios e de pessoas e empresas parceiras que podem trabalhar em alguma parte do seu negócio sendo remunerados pelo trabalho que fizerem. Inicialmente fuja das despesas fixas, minimizando ao máximo o custo para se manter o negócio.

  
CAPITAL DE GIRO
Fuja também de empréstimos ou qualquer coisa desse tipo. Se o seu negócio for bom ele será capaz de gerar renda por si só, bastando que você aplique nele um pouco da sua criatividade. A cada vez que você tomar um empréstimo, virá com ele o falso conforto e isto poderá afundar o seu negócio. Se você tem R$5000 para investir, utilize somente isso. A mesma coisa se você tem R$1000, R$500 ou R$100. Faça o seu negócio apenas com este dinheiro e faça-o crescer sempre, reinvestindo parte do valor que você ganha.
PAIXÃO
Para realmente botar pra fazer você precisará de bastante paixão, por isso eu, que já fracassei em diversos negócios, inspiro empreendedores a mergulharem no seu autoconhecimento, fazerem o mapeamento de talentos, procurando dentro de si o que mais gostam para poderem servir ao mundo, ao invés de focar somente no dinheiro. O dinheiro virá, mas só virá quando você tiver uma determinada quantidade de paixão pelo seu negócio que está muito além de sentar no seu laptop e enviar alguns e-mails.
Resumindo, uma empresa precisa hoje para começar de:
  • Um site bacana de qualidade que dê credibilidade ao seu negócio. Sites como esse e esse não trazem qualquer credibilidade para o negócio, além de não rankeá-lo bem nos mecanismos de busca.
  • Um breve coaching de talentos para apresentar em formato de mapa os talentos de ambos os sócios e sintonizá-los com o negócio. Do contrário vamos ter um sócio bom em planilhas lidando com cliente e um sócio bom em negociação cuidando das entregas dos produtos.
  • Um plano de metas com diretrizes semanais, mensais, bimestrais e semestrais dos objetivos a serem alcançados. Isto trará uma visão do negócio em sua totalidade e trará uma previsão dos possíveis erros e acertos a serem administrados.
  • Uma planilha da gestão da empresa, com atividades a serem desempenhados por cada um dos envolvidos e uma breve descrição dos seus papéis no negócio.
  • Uma planilha para colocar o fluxo de caixa com letras em vermelho para qualquer saída que houver. Isto chamará atenção para as saídas e fará com que você e o seu sócio, foquem neste documento principal de qualquer empresa, pois qualquer movimento em falso pode se tornar um desfalque imenso e o seu provável fracasso.
Espero que isto possa lhe dar alguma luz sobre como tomar as rédeas do seu negócio e administrá-lo de uma forma que ele cresça continuamente sem enfiar os pés pelas mãos. Quando o negócio das meninas estiver pronto, publicarei um artigo com a experiência delas ampliado.

Fonte: Insistimento

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