Publicidade

quarta-feira, 17 de julho de 2013

INOVAÇÃO: Alguns pensamentos que provavelmente estão te impedindo de inovar

Pensamento 1: Se alguém já faz isso, não vale a pena ser feitoConfira um diálogo muito comum entre aspirantes a empreendedor ao explicar sua ideia para alguém:
- Cara, tive uma ideia genial! Irei fazer XYZ e montar uma empresa com isso!
- Bacana, mas a empresa XPTO já não faz algo parecido?
- Verdade… Vou pensar em outra coisa então…
(então o empreendedor sai andando triste, sem vontade de cantar uma bela canção)
Se você é o tipo de pessoa que está esperando uma ideia genial para empreender, provavelmente esse diálogo vai te desanimar. Porém, se alguém já faz algo parecido, é um sinal claro de que existe mercado e que as pessoas já gastam dinheiro com aquilo.
Uma das coisas mais difíceis que aprendi sobre inovação é que apesar de ser bacana espalhar por aí que faz algo completamente novo, provavelmente vai ser MUITO difícil fazer alguém te pagar por isso. Se ninguém te paga pela inovação, ela não é uma inovação, é um hobby.
Ou seja, quanto mais empresas você conhecer que fazem algo parecido, maior a probabilidade de você conseguir pagar suas contas no final do mês.
Pensamento 2: Tendo a ideia, contrato um cara para produzir e pronto, fiquei rico!Apesar de ser engenheiro, não tenho conhecimento técnico suficiente para construir um produto do começo ao fim. Para resolver esse problema, eu pensava que poderia simplesmente organizar minhas ideias e contratar um cara para criar o produto.
Porém, depois de um tempo percebi que terceirizar uma inovação é equivalente a ter uma padaria e não fazer o pão. Se você quer levar sua ideia pra frente, tenha uma equipe técnica de confiança, não apenas um cara qualquer. Já ouviu falar que o barato sai caro?
Pensamento 3: Quando meu produto ficar perfeito, aí sim eu vou lançarDepois de participar de diversas discussões sobre novos produtos, percebi que um dos maiores inimigos da inovação é o que eu chamo de: Síndrome do Corneteiro do Apocalipse (SCA).
A SCA normalmente se manifesta na forma de perguntas sobre problemas futuros que talvez, um dia, tenham uma chance MUITO pequena de acontecer.
Como exemplos de um típico corneteiro do apocalipse, temos: “E se nosso site for atacado pelos hackers que invadiram a NASA?”, “E se toda a população da China quiser nosso produto, como iremos entregar?” e “E se trilhões de pessoas acharem nosso produto tosco e começarem a nos xingar muito no Twitter?”.
Antes do produto ser lançado, seu maior problema é não ter um produto lançado. Antes de ter clientes, seu problema é não ter clientes. Qualquer outro problema levantado pelo corneteiro do apocalipse deve ser ignorado. Não gaste tempo em problemas que você ainda não tem.
Moral da história, se você não tiver um pouco vergonha do produto no lançamento, você demorou demais para lançá-lo.
Conclusão: Não desista por causa de concorrentes, valorize a parte técnica e ignore a SCASe mesmo lendo esse relato você ainda está com medo de inovar, saiba que isso é normal. Eu também tenho esse medo. O que eu faço e recomendo é aprender sempre com a experiência de quem já esteve lá.
 
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário