Publicidade

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A habilidade mais importante para o sucesso nos negócios

O artigo de hoje foi escrito por James Kwak no blog The Baseline Scenario
As pessoas normalmente me perguntam o que é necessário para ter sucesso no mundo dos negócios, já que eles acham que eu conheço pessoas bem sucedidas. Sorte provavelmente está no topo da lista, mas eu tenho a ideia clara de que a habilidade mais valiosa de se ter (talvez porque eu não a tenha) é a capacidade de pegar o telefone, ligar para alguém e convencer essa pessoa a fazer algo do seu interesse, mesmo que ela não tenha motivos para isso.
Não estou dizendo que concordo que essa deveria ser a habilidade mais valiosa. Pessoas como eu preferem que as decisões sejam tomadas baseadas em fatos e sequências lógicas. Mas elas não são.
As pessoas que eu vi terem mais sucesso, são aquelas difíceis de dizer “não”, seja pessoalmente ou no telefone. Como elas fazem isso varia, alguns fazem isso com carisma, outros com lógica, outros com insistência. Porém, todos eles conseguem fazer isso.
Pensei nisso recentemente lendo um artigo falando sobre empresas encorajando os funcionários a usar o telefone ao invés do e-mail. As pessoas falam que usam o e-mail ou mensagens de texto porque é mais eficiente, mas isso só é verdade para alguns tipos de comunicação, principalmente distribuindo informações que não envolvem muita interação.
Por exemplo, se você precisa perguntar algo a alguém e a resposta é complicada o suficiente para exigir outras perguntas, o telefone é muito mais eficiente que e-mail ou texto.
Além disso, há a questão do relacionamento. Se estou no mercado e minha mulher quer que eu compre algo, ela me manda um texto, já que não há necessidade de fortalecer a relação naquele momento. Porém, nos negócios, quando você lida com pessoas que ainda não conhece, não há substituto para o telefone.
O verdadeiro motivo para as pessoas evitarem o telefone para os negócios é que é desconfortável. Eles não conhecem a outra pessoa e ficam nervosos sobre isso. É muito mais fácil mandar um e-mail.
Porém, é exatamente esse o problema. Também é muito mais fácil dizer “não” para alguém por e-mail (nas mídias sociais é ainda mais fácil, eu não tenho problema algum em ignorar mensagens aleatórias no Twitter ou Facebook).
Portanto, se você é novo no mercado e seu chefe pede para negociar o preço com um fornecedor, você manda um e-mail e recebe uma rejeição achando que fez o seu trabalho. Porém você não o fez da melhor maneira.
Isso tudo é bastante simples e óbvio, mas mexe nos sentimentos mais fundos de insegurança e desconforto. Eu não tenho uma solução para isso, mas se algum dia você quiser ser o presidente de uma grande empresa, se acostume com isso.

Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário