Publicidade

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Está na hora de você ter um bom controle financeiro

Existem inúmeros motivos para uma empresa não dar certo. Os únicos não aceitáveis são aqueles que estão totalmente sob seu controle. O controle e gestão do dinheiro é um deles.
Mas mesmo assim uma grande parte dos empresários, ou não tem controle nenhum, ou tem um controle muito do sem vergonha das finanças da empresa.
Faça o teste: em um minuto levante as receitas dos últimos três meses. Aproveite e tire mais trinta segundos para ver o quanto sua empresa gastou com impostos neste ano. E também quanto foi gasto com fornecedores.
Você não tem essas informações né? Eu aposto que não! Se você tem estas informações, ótimo, mas se você não consegue localizá-las num curto espaço de tempo você está com problemas da mesma forma.

PORQUE VOCÊ NÃO CONTROLA O FINANCEIRO
Vamos ver algumas “desculpinhas” usadas pelos empresários por não ter um bom controle das finanças da empresa. Muitas delas tem um bom pingo de verdade, mas continuam sendo desculpas, afinal, o trabalho do empresário é superar o obstáculos que aparecem na frente.
“Não tenho tempo para botar o financeiro em ordem.”
Tempo sempre é um fator que complica, com certeza. Entre realizar uma reunião com um cliente e montar uma planilha de controle financeiro você com certeza vai preferir realizar uma venda.
Réplica: tempo é questão de prioridade. Não adianta de nada você realizar centenas de milhares de vendas e torrar todo o dinheiro desnecessariamente.
“Não entendo nada sobre gestão financeira.”
Marketing, gestão de pessoas, liderança são questões que você pode resolver com um pouco de feeling e bom senso. Já as finanças não. É uma questão muito mais técnica em que ou você faz certo ou faz errado.
Réplica: ao iniciar uma empresa você não sabia nem como criava um CNPJ e teve que descobrir. Conhecimento disponível há de sobra, então basta querer!
“Eu tenho um caderno onde controlo o financeiro.”
Muitos empresários mantêm um controle básico num caderno, agenda ou algo do tipo.
Réplica: caderno? Seu avô usava um caderno!! Só o tempo que você leva para fazer o fechamento das contas ou montar um fluxo de caixa já explica o porque você precisa melhorar esse controle.
Mas afinal, por que eu tenho que ter um bom controle financeiro?!
Existe uma máxima da administração que diz que “você só pode gerenciar aquilo que você mensura”. Então, se você não sabe exatamente quanto você gasta e onde você gasta, como vai gerenciar isso? Como vai diminuir os gastos? Se não souber qual o seu lucro, como vai aumenta-lo? Se não sabe quais produtos/serviços dão maior retorno, como vai focar nesse tipo de trabalho?
O QUE CARACTERIZA UM BOM CONTROLE
Confira abaixo alguns requisitos que o seu controle financeiro deve ter:
Informatização. Seu controle precisa estar num computador. Seja numa planilha de excel ou num sistema. Isso lhe economizará tempo e evitará que desastres aconteçam do tipo o seu cachorro comer o caderno com suas anotações financeiras.
Praticidade. Gestão financeira não gera venda. É uma atividade essencial, mas não gera venda. Portanto você tem que ser o mais eficiente possível para não gastar tempo com isso. Assim, se você perde muito tempo controlando o dinheiro, montando os relatórios de fluxo de caixa, então seu controle ainda não está bom o suficiente.
Informações acessíveis. Todas as informações necessárias precisam estar facilmente acessíveis. Você deve ter um fluxo de caixa pronto que se atualize automaticamente. Se precisa chegar constantemente as contas a pagar ou a receber esta deve ser uma tarefa fácil. Enfim, você não pode demorar mais de 30 segundos pra achar uma informação útil.
Processo bem definido. Um belo dia sua empresa vai crescer e talvez outra pessoa faça esta parte do controle financeiro. Por isso, você precisa ter o passo a passo muito bem definido de como realizar estas tarefas para que possa repassar para uma outra pessoa.
Lembre-se: se você não fizer a gestão financeira do seu negócio, ninguém fará por você! Nos próximos posts daremos mais dicas de como fazer o controle do dinheiro da sua empresa.

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário