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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Gaste tempo com o que realmente importa: seus clientes

Conversando com muitos dos nossos leitores e usuários, percebemos um padrão interessante nos microempresários: a maioria tem formação técnica, trabalhou na sua área e por isso percebeu que podia abrir sua própria empresa.
Ou seja, essas pessoas costumam fazer a parte técnica muito bem feita, mas ao abrir a empresa percebem que existem outras coisas para se preocupar: a gestão e as burocracias. E aí é que os microempresários costumam pecar, principalmente porque não estão preparados. Há muita informação no início e eles precisam resolver quase tudo sozinho.
As vezes lidar com burocracias deixa a gente assim
E até conseguem resolver as coisas “na marra”, mas o problema é o gasto excessivo de tempo e energia aprendendo a controlar tudo e fazendo trabalhos extremamente operacionais. A maior consequência disso é deixar de focar no mais importante: os clientes.
Deixar de focar no cliente acaba limitando o crescimento da empresa porque algumas coisas essenciais deixam de ser feitas: atender melhor, melhorar os produtos/serviços da empresa e procurar novos clientes.
A questão é que a gestão é extremamente importante. Não cuidar da gestão financeira, dos clientes, e até mesmo a pessoal, faz com que a empresa também não cresça e até morra. E se cuidar, é difícil ter foco e fazer a empresa crescer.
O que fazer então?
O melhor nessa situação é achar um meio termo: otimizar o tempo e energia gasto com as tarefas do dia a dia para focar nos clientes. Para isso temos algumas dicas:
Encontre funcionários especializados
A melhor maneira é ter funcionários bons e especializados que possam te ajudar com essa parte da empresa. Mas sabemos que, principalmente nos primeiros anos, os custos limitam isso um pouco. Por isso é bom ficar atento.
Tenha bons fornecedores/prestadores de serviços
Caso não seja possível contratar alguém, uma boa opção é contratar empresas prestadoras de serviço podem te ajudar com um trabalho especializado. Você pode encontrar fornecedores no Empreendemia de uma maneira bem fácil e com maior confiabilidade. Basta acessar a lista de empresas aqui.
Use ferramentas simples para gestão
Uma outra maneira é usar ferramentas específicas para te auxiliar a fazer as tarefas do dia a dia e economizar tempo. Então o ideal é procurar aquelas que sejam simples e façam o essencial. De um modo geral, as principais áreas áreas são:
  • Organização pessoal – uma lista de tarefas do que deve ser feito no seu dia a dia, assim você se programa e evita gastar tempo fazendo coisas além do programado.
  • Gestão de clientes: controlar seus clientes, agendar tarefas para cada cliente, agendar envio de propostas, contratos, atendimentos, etc
  • Gestão financeira: controlar fluxo de caixa, agendar pagamentos, emissão de nota fiscal e boletos.
É possível encontrar ferramentas gratuitas e pagas. Mas de qualquer maneira, sempre vale a pena pesquisar direito e ver duas coisas: o preço e o as funcionalidades essenciais (com isso consegue ver o tempo que consegue economizar).
Não adianta ter uma ferramenta gratuita mas que não te ajude a otimizar seu tempo, e muito menos uma ferramenta paga super complexa mas que não faça o essencial. O mais importante é encontrar a ferramenta que melhor se encaixa no processo do seu negócio.
Com isso você já consegue retomar o foco e fazer a empresa voltar a crescer como ela deveria.

Fonte: Saia do lugar

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