Publicidade

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O segredo de produtividade de Jerry Seinfeld

Este texto foi escrito originalmente por Brad Isaac, no blog Achieve-IT!
Anos atrás quando Seinfeld era uma nova série, Jerry Seinfeld ainda rodava o país fazendo shows. Na época, eu estava pulando de clube em clube fazendo noites de Stand-up e tentando pegar o jeitão da coisa. Uma noite eu estava no clube onde o Seinfeld estava trabalhando e antes de ele entrar no palco, eu vi a minha chance. Eu tinha que perguntar a Seinfeld se ele tinha algumas dicas para um jovem humorista. O que ele me disse foi algo que iria me beneficiar por toda a vida…
Em pensar que esse cara doido pode ajudar a melhorar sua produtividade, hein?
Ele disse que o caminho para ser um comediante melhor era criar piadas melhores e a maneira para criar melhores piadas, era escrever todo dia. Mas seu conselho era melhor que isso. Ele tinha uma técnica muito bacana que ele usava nele mesmo e que você pode usar para se automotivar – mesmo que você não esteja no clima.
Ele mostrou um sistema de calendário sensacional que ele usa para se forçar a escrever. E ele funciona assim:
Seinfeld me disse para pegar um grande calendário de parede, que tem o ano inteiro em uma página e pendurá-lo em uma parede bem evidente. O próximo passo era pegar uma grande caneta piloto vermelha.
Para cada dia que fizer a minha tarefa de escrever, eu colocaria um grande X em cima do dia. “Depois de alguns dias, você vai ter uma corrente. Continue assim e a corrente vai crescer a cada dia. Você vai gostar de ver essa corrente, principalmente quando você conseguir continuá-la por algumas semanas. Seu único trabalho agora vai ser não quebrar a corrente.”
“Não quebre a corrente,” ele disse outra vez para enfatizar.
Durante os anos, eu usei essa técnica em muitas áreas diferentes. Eu usei para fazer exercício, para aprender a programar, aprender a administrar redes, construir sites bem sucedidos e negócios bem sucedidos.
Funciona, porque não são os trancos que damos que nos levam onde queremos ir, mas sim a ação consistente no dia-a-dia, que constrói resultados extraordinários. Você já deve ter ouvido “de grão em grão a galinha a galinha enche o papo.” Funciona se você conseguir um grão por dia.
Ações diárias constroem hábitos, que te dão prática e em pouco tempo te farão um expert. Se você não quebrar a corrente, você começará a ver oportunidades que de outra forma você não iria ver. Pequenas melhoras acumulam-se em maiores resultados rapidamente, porque ações diárias provêm “juros compostos”.
Pular um dia faz ficar mais fácil pular o próximo.
Eu sempre disse que eu preferia alguém que fizesse as coisas – mesmo que pouca coisa – todos os dias, do que alguém que faz grandes esforços uma ou duas vezes por semana. Seinfeld acredita que essa ação diária tem mais benefícios do que sentar e tentar criar 1000 piadas em um dia.
Pense por um momento sobre aquela ação que teria o mais profundo impacto na sua vida se você a fizesse todo dia. Essa é a ação que eu recomendo que você ponha no seu “Calendário Seinfeld”. Comece hoje e ganhe sua seu grande X vermelho.
Não quebre a corrente!

Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário