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terça-feira, 8 de outubro de 2013

10 princípios básicos para o gerenciamento da marca pessoal

O trabalho de marca pessoal ou personal branding parte de algo que existe, de atributos que a pessoa já tem, mas que talvez não estejam sendo comunicados de forma correta a ponto de serem percebidos pelos outros. Já o marketing pessoal prega que “você pode ser quem você quer ser”. A partir desta premissa são criadas ferramentas de marketing para vender ao público alvo a imagem criada. Já no processo de estudo da marca pessoal, nada se cria, tudo se descobre.
Com base nisso, foi elencado os 10 princípios básicos para o gerenciamento da marca pessoal:
Estudar o seu DNA
Para ter visibilidade e se destacar é preciso externar as características que o tornam singular. Diferenciar-se é o segredo. É preciso entender qual o seu DNA, qual a sua verdadeira essência. A partir deste autoconhecimento será possível trabalhar, ou pelo menos entender, a percepção, o impacto que você causa no outro. O gerenciamento da marca pessoal parte de algo concreto e verdadeiro.

Identificar seu Genius Loci
Traduzindo este conceito italiano para o português, Genius Loci significa “espírito local” ou “talento”. Trazendo para a marca pessoal, significa entender as características sócio-culturais, hábitos e comportamentos que o caracterizam como individuo.

Definir seu target / público- alvo
Antes de você comunicar sua marca pessoal de forma clara, consistente e com uma comunicação constante, é preciso definir com quem você vai falar. Quais são os grupos com os quais você se comunica frequentemente: amigos, familiares, parceiros de trabalho, clientes e concorrentes. O fundamental deste processo é que sua marca seja percebida de forma consistente e relevante por todas as pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Identificar os atributos
Com esses três primeiros passos cumpridos, já é possível definir quais são as características mais fortes que o representam e que serão trabalhadas como atributos da sua marca pessoal. Estes atributos deverão ser sempre comunicados de forma que sejam percebidos pelos outros. A ideia é exaltar o que você tem de melhor e anular ou tirar o foco dos atributos menos favoráveis. Isto se chama gestão de imagem e gerenciamento da marca pessoal.

Storytelling - Contar a história da sua marca
Conte histórias reais de forma inteligente e criativa. Muitas pessoas não conseguem utilizar esta ferramenta por não transmitirem seus valores de maneira objetiva e estratégica. É preciso ser coerente, transparente, pois tudo aquilo que é ou parece falso perde a credibilidade. Para uma história ser boa ela não precisa ser perfeita, pelo contrário, quanto mais próxima estiver do mundo real mais tocante será. Mais próximo você estará do seu target. Não perca o foco e mantenha-se alinhado à mensagem e aos valores que deseja transmitir através de cada história, seja ela presencial, virtual, visual, escrita ou auditiva. Utilize a linguagem certa e adequada ao seu ouvinte.

Criar suas ferramentas de marketing
As ferramentas tradicionais para a comunicação da marca pessoal são biografia, currículo e mídias digitais. Mas, para que tenha resultados é preciso que seja feito um planejamento profissional para que os benefícios apareçam.

Avaliar sua identidade online e criar um planejamento de mídia digital
Hoje mundo virtual e mundo real se misturam. O mesmo deve acontecer com a sua identidade virtual e identidade real. Você precisa ser a mesma pessoa nos dois universos e transmitir suas mensagens de forma eficaz. Toda e qualquer inconsistência entre as duas identidades colocará sua credibilidade virtual e real em risco. Lembre-se que sua identidade é a sua marca e, assim como toda e qualquer marca, deve haver uma linearidade na mensagem transmitid, independentemente do canal na qual ela será exposta. O conceito deverá ser o mesmo. Trate sua identidade, seja ela real ou virtual, como uma marca de grande valor. Seja criterioso.

Tenha uma identidade visual
Gerenciar o ambiente da sua marca é criar vocabulários visuais que a representem. Desta forma torna-se muito mais eficiente e eficaz o processo de registro e identificação da sua marca.

Seja sua marca em tudo o que fizer
A consistência é parte fundamental do processo de gerenciamento da marca pessoal. A essência da marca precisa estar presente e alinhada em todo o ambiente em que a marca estiver inserida e em parcerias que forem estabelecidas. O ambiente da marca compreende estilo pessoal (roupas e assessórios) ambiente físico
(casa, escritório), linguagem corporal, comportamento, logomarca e todo o material utilizado para se apresentar.

Comunique sua marca de forma clara, consistente e constante
O gerenciamento da marca pessoal precisa ser implementado até o momento em que tudo se torne um processo natural. Este processo precisa ser claro na forma e no objetivo. Consistente com tudo o que for apresentado e executado. Constante no tempo e no espaço.

Fonte: Administradores

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