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sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como lançar novos produtos no mercado

Ao usar essa estratégia para vender mais e crescer, você precisa prestar atenção a todos os passos que o lançamento de um novo produto ou serviço envolve. O crescimento real só irá acontecer se tudo for bem planejado e não incidir na euforia e ansiedade.  Às vezes, uma ótima ideia fracassa por falhas na sua execução.
Se você está nesse momento e quer aumentar o mix de produtos da sua empresa pense em duas possibilidades: novidades para os clientes que você já possui ou novidades para novos clientes, que ainda não são atendidos.
Como sempre digo, o sucesso de qualquer empresa está diretamente relacionado ao atendimento das expectativas e desejos do cliente. Portanto, as novidades do seu mix devem ter essa preocupação.
Lançar um novo produto amparado apenas no seu sentimento ou concepções pode ser um erro fatal. Ainda que você não tenha condições de fazer uma pesquisa muito elaborada, converse com pessoas que conhece, clientes e até funcionários para entender se o novo produto tem lugar no mercado.
Identifique, então, qual é o tamanho deste mercado e as principais tendências futuras. Leia sobre economia; verifique a forma como o aumento de renda e as mudanças nos hábitos de consumo podem ajudar você com este novo produto/serviço e fique de olho na concorrência. Será que seus concorrentes já lançaram ou planejam lançar algo semelhante? Qual é o tamanho e força que eles teriam no mercado se entrassem pra valer no mesmo jogo que você?
Com esta análise externa pronta, é hora de olhar para dentro e avaliar as possibilidades internas da sua empresa. Você tem estrutura real para criar e atender com qualidade uma nova demanda? Lembre-se que você deverá manter um padrão de atendimento que não coloque em risco sua imagem.
Algo importante para se ter em mente é que, na maioria das vezes, a ideia inicial de um produto dificilmente será o produto final. Isso porque na fase dos rascunhos e protótipos você pode enxergar outros caminhos e ir aperfeiçoando os detalhes. É só fazendo o protótipo que erros ou dificuldades aparecem, às vezes é necessário mudar algo para facilitar a produção ou até mesmo descobrir que o novo produto é inviável.
lounge-empreendedor-como-lançar-novos-produtos-no-mercadoPor isso, tenha clareza de seus objetivos, da sua estratégia e do seu posicionamento. Pergunte-se como vai conseguir alcançar a posição que quer ocupar na mente dos clientes. Seu produto será o mais barato, o mais confiável ou aquele que faz a entrega mais rápida? Encontre uma forma de convencer o cliente, já no lançamento do produto, que ele terá alguma vantagem que signifique valor.
E se o posicionamento ajuda você a convencer seu consumidor, ele também é ótimo para o planejamento dos aspectos mais práticos do seu novo produto/serviço. Afinal, você precisará cuidar da fabricação, da forma como pretende vender e distribuir, de um bom esquema promocional e de comunicação desse novo produto.  E claro: do seu orçamento!
Faça uma previsão no orçamento sobre quanto pretende vender e quanto vai custar, incluindo valor dos impostos e de funcionários, de modo a ter noção de faturamento, lucro e margem de contribuição. Só assim você saberá se o plano de crescimento está dando certo.
Mesmo quando atingir o sucesso, faça o acompanhamento e a atualização disso tudo e, periodicamente, verifique se não tem que fazer alguma modificação, se o mercado mudou e adapte a estratégia. Qualquer produto tem um ciclo de vida que necessita de acompanhamento, pois pode sofrer com a sazonalidade, o avanço da tecnologia ou a entrada de um novo concorrente.
Para que você se mantenha competitivo no mercado deverá estar sempre se renovando e se reinventando, principalmente no mundo atual, onde novas informações chegam a todo momento para as pessoas, gerando também novos desejos de consumo e novas oportunidades pra você!
 
Fonte: Lounge Empreendedor

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