Publicidade

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O que é e como funciona uma empresa familiar? Saiba mais:

Quase 80% das empresas no Brasil e no mundo são consideradas familiares, ou seja, têm origem ou gerência com pessoas da mesma família. No Brasil, desde pequenas e médias empresas a grandes grupos como Odebrecht e Votorantim foram fundadas por familiares. Mas apenas 25% das empresas familiares conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a quarta geração. A administração destas empresas exige cuidados e a sucessão é o grande desafio delas.
Segundo o artigo “A Empresa Familiar”, do professor da Harvard Business School, Robert G. Donnelley, as fraquezas da administração familiar podem ser descritas pelos conflitos entre os interesses da família e da empresa, pela falta de organização no orçamento e pela prevalência do nepotismo, quando os parentes ocupam cargos não por mérito, mas por indicação familiar.
carl dwyer/SXCAproximadamente 80% das empresas no Brasil e no mundo têm origem ou gerência com pessoas da mesma família Ampliar
Aproximadamente 80% das empresas no Brasil e no mundo têm origem ou gerência com pessoas da mesma família

A profissionalização da gestão nas empresas familiares é o principal caminho para elas se desenvolverem. Consultores de empresas na área recomendam que é preciso estar atento à função e não ao grau de parentesco. Os parentes devem ocupar posições apenas se estiverem preparados e bem treinados. Para isso é preciso muita disciplina e a consciência de que a empresa é uma entidade à parte, separada da família.
Para que a sucessão de uma empresa familiar seja bem sucedida, ela deve ser planejada desde cedo. Os proprietários precisam preparar os herdeiros para os negócios e verificar questões de direito tributário, societário e de família. Não há legislação que regulamente esse tipo de sociedade, por isso é preciso se cercar de informações e assegurar uma gestão profissional que facilite o caminho da sucessão.
Veja abaixo algumas dicas de especialistas para conduzir empresas familiares:
- Considerar função e não parentesco
- Não confundir dinheiro da família com o da empresa
- Remuneração familiar adequada à função e ao mercado
- Se o lucro da empresa é insuficiente, buscar outras fontes
- Sem discussões familiares na frente do cliente

Fonte: Empreendedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário