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quinta-feira, 4 de julho de 2013

Marketing Pessoal: INVISTA EM SUA IMAGEM E CONSIGA BONS RESULTADOS!

A imagem que você forma de si mesmo, se conseguir fazê-la se perpetuar com êxito, tornar-se-á o seu maior patrimônio.

Segundo o dicionário Aurélio, “marketing” pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
Neste artigo, vamos analisar a aplicação das estratégias de “marketing” para o campo do crescimento pessoal. Isso significa aprender a utilizar-se das estratégias de mercado para que possamos projetar uma imagem positiva de nós mesmos para o mundo, fortalecendo, assim, as nossas relações afetivas, sociais e profissionais. Tais estratégias devem ser elaboradas e trabalhadas como um conjunto de ações capazes de influenciar positivamente as pessoas ao redor, causando uma boa impressão convincente e duradoura, exatamente como faz uma grande empresa para dar visibilidade ao seu produto.
A propaganda é a alma do negócio. Você também deve fazer uma boa propaganda de si mesmo para crescer neste mundo competitivo. Isso se faz através do desenvolvimento de um magnetismo pessoal, capaz de motivar e cativar as pessoas ao seu redor. Para tanto é necessário, antes de tudo, estar automotivado e convicto de suas idéias e metas. Além disso, você deve focar tal motivação dentro dos parâmetros que dêem maior visibilidade às características, habilidades e competências que ache mais relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte do grupo a que você pertence. São fundamentais para isso a prática de atitudes a ações que o torne apto a projetar nos demais uma imagem autêntica e transparente de autoconfiança, simpatia, sinceridade e equilíbrio.
Um bom “marketing” pessoal deve estar sempre fundamentado em fatores positivos, que se inter-relacionam de maneira a produzir um bom resultado, tais como: boa aparência, postura, vocabulário refinado, ética, autenticidade, coerência, atitude e boa formação na área a que se propõe trabalhar a sua imagem. Deve ser manifestado através de você uma correta comunicação e expressão lingüística, corporal e emocional.
Para exercitar construtivamente o seu “marketing” pessoal, é necessário ainda que você se torne apto a desenvolver uma personalidade forte embasada em uma fé inabalável em suas idéias, projetos e metas. Autoconfiança é o princípio básico necessário para causar impacto e boa impressão nas pessoas. Mesmo que surjam dúvidas e temores, não as deixe transparecer. Não se trata aqui de falsidade. Trata-se de um controle maior sobre as suas emoções, quando você estiver diante dos outros. E isso se faz aumentando, paulatinamente, a qualidade de suas emoções através da construção de novos paradigmas, com a criação de conceitos mais nobres e positivos. Após aumentar o nível de suas emoções, será necessário persistir o máximo de tempo possível nesse patamar. No começo isso exigirá esforço e determinação. Persista até que tais emoções se transformem em hábitos condicionados e, a partir de então tudo fluirá naturalmente a seu favor.
Estude e aprenda sempre, acompanhando o fluxo da mudança. O seu sucesso pessoal e profissional depende da sua capacidade de adaptação, aprendendo mais, melhor e mais rapidamente que os demais. Invista em suas competências e habilidades para melhorar o seu desempenho. Esteja sempre pronto e capaz de enfrentar as mudanças que surgem indefinidamente no seu dia-a-dia. Vivemos em uma época de constante mutação. Há, portanto, a necessidade premente de estarmos aptos a acompanhar esse novo processo de relações humanas.
É fato que grande parte de todo este processo, de mudanças e velozes transformações, pelo qual todos estamos vivenciando está criando um novo paradigma: o do aprimoramento da inteligência resultante do grande aumento no fluxo de novas informações e conhecimentos. Novas tecnologias disponíveis facilitam o processo de aquisição de conhecimento. Sendo assim, nessa sociedade da informação, não há mais a possibilidade de criar máscaras manipuladas de nossa imagem pessoal. A nova geração, que está surgindo, já não se deixa tapear por charlatães e fingidos. E, quem não se adequar a esse estilo está fadado ao fracasso. Então, torna-se imprescindível a criação de uma auto-imagem positiva autêntica.
Se você pretende criar uma boa imagem eficaz e duradoura deve começar mudando os seus conceitos pessoais a respeito de si mesmo. Somente a partir do momento em que houver uma boa auto-aceitação, você passará a ser aceito, de fato, por aqueles que fazem parte do seu grupo. Tentar projetar uma falsa imagem de si mesmo não funciona mais nos tempos atuais.
O segredo do “marketing” pessoal, diante desse novo paradigma que se apresenta diante de nós, consiste em construir uma auto-imagem real e consistente daquilo que somos. Se não somos bons ou positivos o suficiente, isso deve ser trabalhado, o quanto antes, em nossa essência para que a nossa imagem refletida no mundo seja um espelho daquilo que somos internamente. Todos fogem de pessoas más, negativas, melancólicas e descrentes. Ninguém precisa ser sensitivo para perceber a vibração desastrosa dessas pessoas. Todos os seres mais evoluídos intelectual e moralmente percebem quando estamos mentindo ou fingindo uma situação. Portanto, demonstre iniciativa, persistência, autenticidade e determinação naquilo que faz e você estará fazendo um “marketing” promissor de si mesmo.
Desenvolva a sua capacidade em atrair e manter relacionamentos afetivos e profissionais, de forma permanente, através de um esforço contínuo para elevar e manter a sua imagem em um bom nível. Desenvolva habilidades intuitivas para perceber as necessidades dos outros e estabeleça em seu convívio social uma relação de harmonia e confiança. Dessa forma, você se torna uma pessoa diferenciada diante da massa e pode estabelecer as bases para um processo de crescimento pessoal autêntico e promissor.
Também é essencial que você se apresente adequadamente diante dos outros. Não há um padrão a ser seguido para melhorar a sua aparência. Mas, saiba que, tanto uma vestimenta espalhafatosa, quanto um traje casual demais, podem atrapalhar, dependendo das circunstâncias. Excentricidade demais causa diferenciação diante da massa e pode trazer conseqüências desastrosas para a sua imagem. Procure ser o mais normal possível diante do grupo em que pretende se projetar. O diferencial pode ser proporcionado pelo contexto geral, ou seja: pela harmonia entre os elementos que constroem a sua aparência. Não adianta estar com uma aparência física impecável e deixar transparecer aspectos negativos e sombrios como a tristeza, a dúvida ou o medo.
O “marketing” pessoal, como tudo na vida, resulta de disciplina, dedicação e treino direcionados para o propósito de firmar uma auto-imagem autêntica, de qualidade e conteúdos consistentes. E, tudo isso só funciona quando for impulsionado pela vontade seguida das ações necessárias, para produzir aquilo a que você se propõe. A meta deve ser bem elaborada e um projeto de modificação interna deve preceder às mudanças externas, que se manifestarão como resultado direto desse longo processo de reconstrução de sua imagem.
Lembre-se! A construção e consolidação de uma imagem vencedora e idônea não se concretizam de um dia para outro. Então, além de boa vontade, estudo e aplicações de táticas de “marketing” pessoal são necessários meses, talvez anos de aperfeiçoamento, bom desempenho e sociabilidade para ser uma pessoa bem vista e aceita. Nada de grande se constrói da noite para o dia e a Grande Obra da sua vida consiste em ser capaz de transformar a si mesmo. Sempre!

Fonte: A Casa do Aprendiz

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