Publicidade

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Quatro caminhos para atingir a independência financeira




Em tempos em que a economia não anda tão bem, a ideia de consquistar independência financeira pode até parecer impossível, mas não é. Segundo Jennifer Openshaw, colunista do site Market Watch, existem algumas coisas que você pode começar a fazer agora que podem melhorar, e muito, sua vida financeira. No final, o educador financeiro Mauro Calil também aponta a importância dos investimentos para quem quer, um dia, viver de renda.
1. Aumente sua renda
Sendo mais competitivo no trabalho, você pode conseguir um aumento. Para Jennifer, você pode conseguir isso melhorando seus conhecimentos e habilidades através de cursos ou conseguindo novos certificados. Se, mesmo assim, você não conseguir com o seu chefe esse aumento, seu currículo o colocará em melhor posição para tentar um novo emprego.
2. Pense estrategicamente
Como provedor de uma casa você é o CEO da sua própria corporação, sendo assim é necessário ter planejamento inteligente e estragético. A colunista recomenda que você pense onde quer estar daqui a três, cinco e dez anos. Essas expectativas são realistas? As decisões financeiras devem ser tomadas não pensando no quadro atual, mas sim olhando para o futuro. Dívidas também não devem ser assumidas a não ser que realmente exista certeza na possibilidade de pagá-las.
 3. Faça bons contatos
Para a colunista, a rede de amizades diz muito sobre os valores da pessoa e quem ela é. Amigos não são apenas para saber como se divertir no fim de semana mas sim para dividir ideias e assim crescer financeiramente. Segundo Jennifer, sua rede de contatos tem que te apoiar onde você quer chegar financeiramente.
4. Invista desde sempre
O educador financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil, aponta que qualquer pessoa pode conseguir a independência financeira, desde que estabeleça uma meta e tenha disciplina para poupar e investir. “Você tem que procurar organizar as suas finanças, eliminar gastos desnecessários e estabelecer um objetivo”, pontua.
Também é importante começar a investir o quanto antes. Desta forma, o valor das aplicações mensais pode ser menor e pesar menos no orçamento da família. “O tempo é o senhor das finanças e quanto mais cedo você começar a aplicar as suas economias, menor o seu esforço para atingir um objetivo como este”, diz. Por outro lado, ele lembra que também nunca é tarde para começar. “Se você não conseguiu investir desde cedo, deve começar o quanto antes, independentemente da sua idade”, diz Calil.
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário