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sábado, 6 de julho de 2013

Saiba como lidar com crises em empresas de pequeno porte

No mercado de hoje é essencial que as empresas cuidem de sua imagem, tanto que muitas empresas estão investindo nas redes sociais a fim de manter e fortalecer sua marca. Porém,  existem situações em que mesmo certos cuidados não podem evitar a deterioração da imagem da instituição. Casos como recalls de fabricantes automotoras que afetam o País inteiro, ou acidentes de avião, com desdobramentos reprisados na mídia diariamente, são exemplos típicos. Mesmo pequenas empresas, no entanto, estão sujeitas a crises e devem se preparar para evitá-las e, em último caso, geri-las.
"Uma empresa como a Coca-Cola tem 80% de seu valor atrelado à sua marca, o que torna uma crise de imagem algo muito grave. Mas não precisa ter tamanho para ter uma crise, basta ter CNPJ", afirma Patrícia Marins, especialista em gestão de crises e sócia-diretora da In Press Oficina, empresa brasiliense de relações públicas.
Os problemas mais comuns em pequenas empresas são infecções alimentares ou fechamento do estabelecimento pela vigilância sanitária. "Pequenas empresas de construção têm tido até mesmo casos de óbitos de funcionários. Há também uma rede de padarias em crescimento que teve problemas com o fisco e prejuízos enormes em sua imagem", recorda Patrícia.
Às vezes as crises tem um efeito muito pior, perda de confiança por parte de clientes, fornecedores que com certeza não irão querer ter seu nome atrelado a uma empresa com problemas de imagem. Funcionários podem perder a motivação para trabalhar, entre outras coisas
A especialista citou algumas dicas de como pequenas empresas podem evitar esses problemas.
 
1 – Seja bem assessorado
Tenha uma boa equipe, um advogado é fundamental para dar-lhe assessoria jurídica quanto à maior parte dos problemas, porém ele não saberá como lidar com a imprensa e com comunicação na internet. "O problema se resolve na Justiça, mas a imagem permanece arranhada, muitas vezes de forma irreversível", diz Patrícia. A especialista diz que empresas que possuam uma condição financeira favorável devem contratar profissionais para gerenciar crises, dessa forma, antecipando-a.
 
2 – Mapeie os atores envolvidos
Para planejar as formas de se proceder em casos de crise é preciso, antes de tudo, determinar com quais grupos a empresa deverá se articular. Clientes e imprensa são exemplos óbvios, mas também é preciso levar em consideração o proprietário do imóvel - caso esse seja alugado -, a comunidade do entorno do estabelecimento e os órgãos que regulam a atividade da empresa. "No caso da reincidência de produtos estragados, por exemplo, órgãos federais, e mesmo o Ministério Público, podem se envolver", destaca a especialista.
 
3 – Previna
Como diz a máxima “Prevenir é o melhor remédio” está correta, sempre previna a fim de evitar problemas futuros, a própria legislação é um bom começo para você saber que normas seguir com antecedência. Caso o problema surja mesmo assim, estar dentro da lei quanto a medidas de segurança ou regras trabalhistas significa sempre um peso a menos na hora de prestar contas. "Mesmo a forma que um funcionário lida com os clientes pode ser motivo para um processo e uma crise", explica Patrícia.
 
 4 – Planeje o que fazer em caso de crise
"Empresas que já estão preparadas são mais bem-sucedidas em casos de crise", coloca Patrícia. Segundo ela, manter contato com jornalistas e treinar os funcionários são medidas fundamentais. "Tanto o dono como o funcionário que está na ponta do negócio devem conhecer os possíveis problemas que a empresa está sujeita a sofrer e saber o que fazer nesses casos", diz.


5 – Aja imediatamente
"Se ocorre um problema no domingo à noite e o dono do negócio só lidar com ele na terça-feira porque o estabelecimento não funciona às segundas-feiras, muito já foi divulgado e a situação já está fora de controle", exemplifica.


6 – Nunca esconda os fatos
Quanto mais rápido você agir melhor, se você demorar em falar com o público, mais versões e boatos apareceram sobre sua empresa. "Sem um comunicado oficial, cada ator dá uma versão diferente. Temos que comunicar os fatos, mesmo os ruins, e administrar as versões deles", diz Patrícia. 
 
7 – Não poupe envolvidos
Caso a falha tenha saído de um funcionário, aja sempre co firmeza, mesmo que isso signifique punir duramente ou demitir alguém. . "Não é só uma questão de imagem, mas de risco", completa a especialista.
 
 
Com informações do Terra

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