Publicidade

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A difícil escolha entre o dinheiro e o nosso propósito

Decidir entre, trabalhar fazendo o que gostamos e trabalhar para ganhar dinheiro, é uma das mais difíceis decisões que tomamos na nossa vida. Chega aquela oportunidade financeira e pensamos: “Será que deixo ela passar para continuar insistindo nisso aqui que gosto?” Afinal, um emprego sólido e dinheiro no bolso parecem dar mais “segurança” para nós. Levamos a vida aceitando dinheiro em troca do nosso precioso tempo e, de vez em quando, entramos em uma crise profissional e existencial. Aliás, esse é um dos motivos que me levaram a produzir este artigo. Já passei por diversas crises profissionais e existenciais e gostaria de colocar aqui a experiência de quem superou essas crises e criou um negócio com a sua cara.
AS MULTAS DA VIDA
Um dos meus primeiros empregos foi em uma empresa de transporte urbano no Rio de Janeiro. Lá eu fazia de tudo um pouco na área de informática. Consertava computador, criava planilhas eletrônicas e de vez em quando programava. Comecei a programar sistemas simples, que faziam pequenos controles para o Departamento Pessoal da empresa e logo vi uma necessidade de criar um sistema que gerenciasse as inúmeras multas de trânsito que a empresa recebia. Entre uma linha de código aqui e outra ali, criava o sistema e me destacava para meus superiores. Eles, sendo muito bondosos me propuseram o seguinte: “Por que nós não te demitimos e você nos aluga o sistema e o vende para outras empresas de ônibus?” Eu tinha dezesseis anos na época e os donos da empresa viram que não seria bom para mim profissionalmente ficar ali muito tempo, já que o serviço era sempre o mesmo.
Aceitei a proposta deles para ter mais tempo livre e me dedicar à solução que tinha criado para as empresas de ônibus. Comecei então minha primeira empresa de consultoria, mas por algum motivo sempre pensava comigo mesmo: “Se tudo mais falhar, volto para um emprego que me dê mais dinheiro.” Cultivar esse tipo de pensamento é um absurdo, mas na época meu cérebro era do tamanho de um caroço de azeitona… Prospectei um cliente aqui e outro acolá e na primeira oportunidade que tiveram, alguém copiou a minha ideia. Fizeram um sistema maior e melhor que o meu e ao invés de eu insistir na minha empresa, abandonei-a sem qualquer sinal de luta.
SUPERFICIALIDADE NAS ESCOLHAS
O problema foi que eu não tinha qualquer comprometimento com o meu propósito de vida. Aliás, nem o conhecia. Preferia me agarrar ao dinheiro que, segundo o que me falavam, dava mais segurança. Depois desse episódio passei por várias crises e idas e vindas ao mercado empreendedor. Entrava em um emprego e depois de um ano saía dele para abrir um negócio. O negócio falia em poucos meses e logo eu estava procurando um novo emprego. Um vai e vem incansável, de quem estava mais perdido que cego em tiroteio. Faltava-me propósito, paixão e profundidade nas minhas escolhas. Era tudo muito superficial. “Estão pagando mais em outro lugar? Então, vou pra lá!” Era assim que eu agia lamentavelmente.
BURLE SEU SISTEMA DE ESCOLHAS
Quando entrei na minha última crise existencial, convenci-me de que era necessário burlar o meu sistema de escolhas. Era isso ou viveria toda a vida reclamando as coisas que não fiz. Comecei trabalhando pouco naquilo que gostava. Criei o blog Insistimento e escrevia nele as minhas ideias sobre o mundo dos negócios. Comecei a prospectar clientes e logo consegui um pequeno trabalho. Apesar deste trabalho pagar apenas 60% do que o meu emprego me pagava na época, ele me dava a oportunidade de prospectar mais clientes. Além disso, quando fazemos as contas de quanto gastamos de dinheiro quando nos deslocamos até um local de trabalho, percebemos que com 40% menos da renda, geralmente conseguimos viver bem.
BENEFÍCIOS DE TRABALHAR COM PROPÓSITO
Existem muitos benefícios de trabalhar alinhado com o seu propósito, porém três deles são os mais importantes para mim.
  • Trabalhamos mais apaixonados: quando gostamos daquilo que fazemos, nós praticamente não trabalhamos mais. Aquele trabalho que para outras pessoas pode ser chato e tedioso, fica gostoso e prazeroso para nós.
  • Melhor comprometimento com os resultados: passamos a ter um forte comprometimento com as metas, quando enxergamos para onde estamos indo. É algo como se nós comprássemos definitivamente a nossa ideia.
  • Ganhamos mais dinheiro: ganhamos porque somos únicos naquilo que fazemos. Somos chamados de talentosos e inteligentes, quando estamos somente colocando em prática os nossos talentos.
CRIE UMA AGENDA DE TRABALHO “TALENTOSA”
Crie uma agenda de trabalho para utilizar os seus talentos. Se não sabe o que deve fazer, procure aquilo que você mais gosta e faça. Uma ou duas horas no dia já é o suficiente. Você pode começar a enxergar brechas no seu sistema de escolhas, que lhe permitirão fazer algo pela sua profissão e seu propósito de vida. Não crie expectativas e nem cultive pressa. Apenas divirta-se com o processo e monitore o que acontece dentro de você a cada passo.
É a sua autoestima que decide o tamanho do seu sucesso. Não o dinheiro que você tem no seu bolso.

Fonte: Insistimento

2 comentários:

  1. Excelente a sua postagem! no decorrer da nossa vida vamos amadurecendo as ideias e aprendendo a fazer as nossas escolhas. Nem só pelo dinheiro produzimos com eficiência e nem só de sonhos vive o homem. O aprendizado na vida nos ensina como administrar várias situações que nenhuma escola ensina. As experiências do dia a dia, as derrotas e os sucessos, estas sim nos ajudam a conduzir nossos destinos.Erros e acertos nos convidam também a desenvolver aptidões.Tudo em nós é uma questão de treino aliado a boa vontade,e o sucesso dos nossos projetos baseiam-se na razão. (minha opinião)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maria de Lourdes. Os erros e acertos fazem parte da vida de qualquer pessoa e contribuem para o nosso crescimento e amadurecimento. A forma como lidamos com nossos problemas tb conta muito. O segredo de tudo, na minha opinião, é confiar em Deus. Qdo a gente coloca o problema nas mãos de Deus, e confia na sua providência, tudo dá certo!

      Abraços

      Excluir