Publicidade

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cuidados na hora de contratar coaching

A Sociedade Latino Americana de Coaching realizou de junho a novembro do ano passado um estudo pioneiro no Brasil. Durante esses 6 meses, a entidade pesquisou a estrutura dos cursos de coaching no país. Foram levados em consideração os seguintes critérios: profissionais, instituições, certificações, além de credenciais e reconhecimentos internacionais. A iniciativa teve como objetivo verificar a qualidade do que vem sendo oferecido na área, haja vista as inúmeras reclamações contra instituições, profissionais e cursos de coaching.
A SLA Coaching disponibilizou um guia com algumas informações relevantes sobre este universo. O material é fruto da pesquisa e serve como diretriz para que contratantes possam tomar alguns cuidados na hora de escolher um serviço relacionado a coaching.
Quando buscar uma entidade, verifique se ela possui:
• Treinamento de Leader Coach;
• MBA em Coaching;
• Cursos de Life Coach;
• Cursos de Executive Coach;
• Cursos de Formação em Coaching;
• Cursos de Team Coaching;
• Pós-graduação em Coaching;
• Entre outros serviços.
Informações falsas
Algumas instituições usam universidades famosas para balizar seus cursos. Outras utilizam universidades americanas para que sirvam de referência e, assim, possam ganhar credibilidade para seus treinamentos motivacionais. Não existem metodologias de coaching patenteadas, isto é uma farsa. Exija qualidade e verifique se seu certificado é verdadeiramente reconhecido internacionalmente”, afirma a SLA Coaching.
Falsa infraestrutura
Algumas afirmam ser CENTROS de Coaching, mas funcionam em salas comerciais e não possuem ao menos uma sala de treinamento e ou atendimento; Outras afirmam ter numeroso quadro de funcionários com o intuito de lhe enganar, transmitindo um falsa estrutura; Outras divulgam telefones em diversas capitais brasileiras, a central de atendimento fica em um único lugar (no interior do Brasil); Algumas afirmam possuir um centro de pesquisa em coaching e produtos.
Instrutores
Algumas instituições licenciam seus alunos para ministrarem os cursos de primeiro nível. Ao contratar estes cursos, você vai se deparar com profissionais sem nenhuma ou pouca experiência prática em coaching. Alguns são bons palestrantes e com certeza vão lhe estimular com muita música e dança. Lembramos que isso não é coaching. Conteúdo não se transmite apenas com palavras motivacionais, mas com muito trabalho, acompanhamento e monitoramento do aluno em sala. Outros afirmam ter números, como 5 mil horas, 7 mil horas ou até 12 mil horas de coaching. Você já parou para fazer a conta de quanto tempo é preciso para chegar a estes números?”, ressalta a SLA Coaching.
Dinâmicas absurdas
Hoje é possível encontrar algumas empresas de coaching que colocam à disposição de seus alunos (formandos) dinâmicas absurdas, como quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhada sob cacos de vidro, entre outras. A Sociedade Latino Americana de Coaching lembra que não possui discriminação alguma com estas dinâmicas, mas também tem o dever de informar que isso não é coaching em nenhum lugar do mundo. Nesses casos, a coisa é ainda mais grave. Existem relatos de pessoas que, ao final do treinamento, tiveram algum tipo de dano físico, como: torção na mão, pés cortados e pescoço machucado”, diz a SLA Coaching.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário