Como gerenciar reputação on line de seu empreendimento
A facilidade de acesso à internet faz com que muitas pessoas procurem informações na rede antes da compra de produtos e serviços. Caso a sua marca ou empresa não tenha uma boa reputação online, os podem se assustar com críticas, comentários negativos e outras opiniões a respeito do seu negócio.
Construa boa reputação online
Para que os usuários não desistam de contratar seus serviços ou de comprar seus produtos, é importante tomar medidas para gerenciar a reputação da empresa no mundo digital. Mais do que ter um site de qualidade, você deve , aumentando a confiança das pessoas a partir de informações publicadas na internet.
Como as pessoas podem se expressar livremente por meio de e perfis em mídias sociais, não há como controlar tudo o que é postado sobre o seu negócio. Além disso, os usuários têm condições de comparar preços e outras informações facilmente. Logo, é fundamental que o marketing digital da empresa considere estratégias para manter ou melhorar a sua reputação online.
Confira abaixo algumas dicas para um melhor gerenciamento da reputação digital da sua empresa:
1. Presença em mídias sociais
De nada adianta investir em um site de excelente qualidade e manter seu blog sempre atualizado com conteúdos relevantes se a sua empresa não marca presença nas . Selecione aquelas que podem ser mais interessantes para ter uma conexão com o seu público-alvo e utilize cada uma das redes de maneira apropriada;
2. Monitoramento
Seu plano de marketing digital deve ter um sólido monitoramento, para que você saiba o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio no , no Facebook, no Google+, no seu site oficial, em blogs e em vários outros sites. Outra vantagem do monitoramento é acompanhar o que os internautas escrevem a respeito da concorrência da sua empresa. Assim, é possível ter uma noção mais clara do que pode ser melhorado, garantindo a satisfação dos seus consumidores;
3. Origem dos comentários
Mais do que saber o que falam sobre o seu empreendimento, é essencial conhecer a origem dos comentários, especialmente se eles forem negativos. Identifique quem postou determinada crítica e avalie a causa da reclamação. Algumas vezes, usuários criticam gratuitamente, mas há situações em que a sua tem uma parcela de culpa pelo transtorno.
4. Controle de crises
Ao observar comentários negativos, procure controlá-los para que eles não tomem proporções maiores, gerando crises que podem prejudicar a reputação da sua empresa. Para controlar crises, , tentando corrigir ou amenizar o problema. Sempre priorize o diálogo, respondendo todos os questionamentos e mostrando que a empresa valoriza seus clientes.
Você já teve problemas com a reputação online da sua marca ou empresa? Se sim, o que fez para contornar a situação?
Fonte: iporto.com
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