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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Curso de Chefia e Liderança

A qualidade de chefia e liderança – aquela capacidade de dirigir e comandar um grupo... ou até a própria vida – é um dom ou uma habilidade que pode ser desenvolvida?
Acredite: qualquer pessoa pode aprender a ser chefe e tornar-se líder, quando a circunstância se apresenta. A liderança é um dom presente em todos os seres humanos, que pode ser lapidado e desenvolvido para que aflore e seja utilizado em toda a sua plenitude.
Todo chefe deve ser capaz de exercer liderança, de conduzir seu grupo, seja ele profissional ou familiar. E isso se aprende e exercita.

Comece já! Prepare-se para chefiar com conhecimento e justiça, o que lhe dará confiança em sua carreira profissional e em sua vida pessoal, e poderá tornar você um líder:
  • Aprenda a estimular e motivar uma equipe;
  • Saiba como se comportar numa posição de chefia: aprenda como estabelecer e manter a distância certa entre ser líder e ser amigo. Ser chefe não significa estar só nem afastar-se dos companheiros ou perder sua amizade;
  • Desenvolva um bom relacionamento entre as pessoas de sua equipe.
Os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Chefia e Liderança podem ser aplicados por todas as pessoas em todas as áreas.

Mas atenção! Não é necessário ser líder de um grupo para aplicar os princípios da liderança, nem estar numa posição de chefia no trabalho. Quando duas ou mais pessoas se juntam com um objetivo em comum, seja na vida profissional ou pessoal, está aberta a possibilidade de uma exercer liderança, cabe a você decidir qual das duas pessoas você quer ser.

Matrículas:

Curso de Gestão Escolar R$ 60,00

Toda instituição de ensino, independente do tamanho, tem problemas como:
  • Inadimplência escolar;
  • Conflitos e disputas entre funcionários;
  • Dificuldades para montar planejamentos Financeiros e de Marketing.
O Curso de Gestão Escolar mostra quais são as formas corretas de planejar e administrar a estrutura escolar. Você aprenderá sobre os departamentos de uma instituição, como funcionam, quais suas atribuições e deveres, além de conhecer conceitos sobre Gestão Administrativa, Pedagógica, de Recursos Humanos e muito mais.
Se você já trabalha na administração de uma instituição:
   - esta é a oportunidade de identificar onde há erros e como corrigi-los.

Se você trabalha com educação, mas não na administração de uma instituição:
   - aproveite esta oportunidade para aprender sobre gestão escolar e preparar-se para evoluir profissionalmente.
Se você ainda não trabalha com educação:
   - conheça gestão escolar e entre já neste ramo tão promissor.
  • Conheça a estrutura escolar, seus departamentos e cargos;
  • Aprenda a tratar a questão da inadimplência escolar;
  • Como traçar planejamentos Educacionais, de Marketing e Financeiros;
  • Saiba como administrar e liderar os funcionários;
  • Aprenda quais os problemas mais comuns e suas soluções.
Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, acompanhadas por um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você também conta com apostilas que podem ser impressas para maior comodidade. Ao final, receba o seu certificado em casa, sem custo adicional.

Matrículas:

Curso de Gestão Pública R$ 30,00.

Você já viu quantos concursos públicos estão abertos? E quantas mil vagas esperam por um ocupante?
  • Você sabia que a matéria mais pedida nesses concursos é a Gestão Pública?
  • Sabe por que isso acontece?
  • Gestão Pública é a atividade de administração executada pelo Estado, cuidando do interesse público e prestando serviços.

    Para suprir a falta de gestores e ter cada vez mais funcionários capacitados é que o Governo exige nos concursos e em treinamentos internos conhecimentos de Gestão Pública.

    Então,
    • Se você quer disputar um cargo público e quer aprender sobre gestão,
    • Se já está na carreira e quer adquirir mais conhecimentos ou fazer sua progressão funcional,
    • Ou mesmo se um emprego público não lhe interessa, mas, como cidadão ou cidadã, você quer conhecer mais sobre como funciona o Estado (e seus órgãos e agentes), para saber quais são seus direitos, poder exigi-los e também conhecer seus deveres,
    o Curso de Gestão Pública faz a diferença!

    Totalmente on-line, com apostila, vídeo-aulas interativas e auxílio do professor para tirar dúvidas.

    Matrículas:

    Peep toe

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    Camisa feminina R$ 59,99.

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    5 coisas que as pessoas realmente inteligentes fazem

    Não fique no caminho da sua própria aprendizagem. Aqui vão 5 maneiras de continuar alimentando a sua inteligência

    A maioria das pessoas realmente não pensam muito sobre a maneira com que aprendem. Geralmente acreditamos que o aprendizado vem naturalmente. Escutamos as pessoas falar a todo o momento – seja no dia-a-dia, seja em cursos e palestras – que, simplesmente absorvemos o que elas estão falando, não é isso?
    Não é verdade.
    Com o passar do tempo, a aprendizagem verdadeira vai ficando mais difícil. Quanto mais enchemos nosso cérebro com números e experiências, menos espaço temos para novas ideias e novos pensamentos.
    Além disso, quanto mais velhos, mais opiniões para refutar esses pensamentos nós temos pela frente. Como todos que querem continuar aprendendo, precisamos nos considerar um eterno aprendiz, e trabalhar mais duro para ficar de mente aberta.
    Mas a necessidade de aprendizado nunca termina. O mundo está mudando e novas ideias surgem todos os dias.
    Por isso, é preciso incorporar essas mudanças em nossas vidas para nos mantermos engajados e relevantes. A seguir estão os métodos que precisamos praticar para estarmos abertos para o novo.

    #1. Cale a sua voz interna

    Você sabe muito bem sobre o que estamos falando, não é mesmo? É aquela voz que sempre tece algum comentário imaginário quando estamos conversando com as pessoas.
    Essa voz é a nossa opinião sobre a informação que estamos nos deparando. É muito fácil – e às vezes tentador – dar mais atenção e ceder à essa vozinha. E, muitas vezes essa voz que nos impede de escutarmos abertamente  para uma boa informação e nos desligamos antes de ter ouvido a ideia por completo.
    Concentre-se menos no que seu cérebro tem a dizer e mais na informação.Você pdoerá se surpreender com o que escuta.
    Cale a sua voz interior para que você esteja aberto às novas ideias
    Cale a sua voz interior para que você esteja aberto às novas ideias.

    #2. Argumente com você mesmo

    Se você não pode calar a sua voz interior, então pelo menos use-a a seu favor. Toda vez que ouvir a si mesmo contrariando a mensagem, pare e tome o ponto de vista do outro.
    Sugira ao seu cérebro os motivos pelos quais ele – o cérebro – pode estar errado, enquanto o interlocutor e a mensagens pode estarem certos. No melhor dos casos você irá se abrir para a informação que está sendo fornecida.
    Se isso falhar, você pelo menos está fortalecendo seus argumentos.

    #3. Aja como um curioso

    Algumas pessoas são naturalmente curiosas, enquanto outras não o são. Não importa qual a categoria você está inserido, a verdade é que você só tem a ganhar se comportando como uma pessoa curiosa.
    Da próxima vez que estiver escutando alguma informação, seja curioso e anote de 3 a 5 informações interessantes sobre aquilo. Se você estiver em uma palestra, procure no Google algumas respostas.
    Se você estiver em uma conversa, pode pedir as respostas para outra pessoa. De qualquer forma, você provavelmente vai saber mais, e o hábito de pensar em perguntas ajudará a codificar os conceitos em seu cérebro.
    Enquanto você não for curioso como um gato, aja como ele para se beneficiar do conhecimento.
    Mantenha-se curioso como uma criança
    Mantenha-se curioso como uma criança.

    #4. Encontre o cerne da verdade

    Nenhum conceito ou teoria some.
    Em algum lugar de um conceito que soa como uma completa asneira, há alguma coisa nessa ideia que se baseia em fatos. Mesmo que você não compre a ideia, você precisa identificar de onde veio o ponto verdadeiro nisso tudo.
    Jogue como um detetive para encontrar as próprias evidências. Você irá melhorar as suas habilidades de dedução e pode até mesmo melhorar a ideia original.

    #5. Concentre-se na mensagem, não no mensageiro

    Muitas vezes calamos a nossa aprendizagem por conta do mensageiro. Se um professor é chato, feio, não é atraente, ou é contrário as suas ideias, isso pode ter impacto na sua aprendizagem.
    Até mesmo amigos podem prejudicar o processo de aprendizagem, uma vez que há muita história e familiaridade entre vocês para que se vejam como autoridade em algum assunto.
    Separe o conteúdo de quem o entrega.
    Finja que você não conhece a pessoa, ou as suas crenças de maneira que você possa sempre se concentrar nas informações objetivas. Se a pessoa for chata, concentre-se em 2 ou 3 coisas que lhe façam permanecer atento, criando o seu próprio entretenimento, para não dormir.

    É sempre bom nos perguntar: de onde vêm as boas ideias?

    Nunca aja como se já soubesse de tudo

    Sempre é possível aprender coisas novas.
    Temos o hábito de nos fechar para novas coisas, quanto mais aprendemos. O grande desafio é nos mantermos abertos ao aprendizado, pois é isso que vai nos permitir relizarmos coisas incríveis em nossa vida.
    Por mais que saibamos, existe informações vagando por aí que não daríamos conta de assimilar em séculos de vida. Nosso papel não é nos julgarmos mais inteligentes ou sábios do que ninguém, mas aprender a cada dia mais para tornar o conhecimento uma ferramenta de domínio público.

    Jornal do Empreendedor

    9 razões para nunca comer alimentos processados

    Mantenha a sua saúde firme, eliminando o tanto quanto possível os alimentos processados da sua dieta

    Nós acreditamos, aqui no Jornal do Empreendedor, que as realizações de uma pessoa incluem mente sã, corpo são e espírito saudável.
    Isso significa que não basta apenas provocações sobre empreendedorismo, comportamento, atitudes e carreira. É preciso saber dosar isso com cuidados com a saúde e o espírito.
    Dito isso, resistir ao impulso de beber refrigerante ou comer salgadinhos fedorentos pode ser difícil, especialmente se você é um viciado nessas coisas, já que eles são altamente viciantes.
    Mas, a partir do momento em que você entender um pouco mais sobre como esses alimentos processados afetam seu corpo, sua mente e até mesmo a sua alma, torna-se mais fácil fazer escolhas alimentares saudáveis que enriquecem a sua vida, ao invés de consumi-la.
    Pensando nisso, aqui vão 9 razões para que você entenda porque deve cortar os alimentos processados de sua dieta.

    #1. Alimentos processados são altamente viciantes

    Seu corpo processa os alimentos integrais de maneira muito diferente da dos processados.
    Os alimentos processados tendem a estimular demais a produção de dopamina, conhecida como o neurotransmissor do prazer e isso faz com que você deseje consumir esses produtos constantemente.
    Seu corpo acaba não sendo capaz de resistir à tentação de continuar comendo junk food em excesso, o que acaba levando à obesidade e outros problemas de saúde.

    #2. Alimentos processados destroem seus órgãos e ossos

    Muitos alimentos processados contêm aditivos de fosfato que aumentam o sabor, a textura e a vida útil dos alimentos.
    Mas, esses aditivos são conhecidos por causar problemas de saúde, como o envelhecimento precoce, a deterioração dos rins e osteoporose, de acordo com pesquisas do Rodale Institute.
    Isso torna os alimentos processados muito menos atraentes para as pessoas que conhecem os seus riscos reais.
    Alimentos processados causam deterioração dos rins, envelhecimento precoce e osteoporose.
    Alimentos processados causam deterioração dos rins, envelhecimento precoce e osteoporose.

    #3. Alimentos frescos são mais baratos e saudáveis

    Pessoas viciadas em junk foods afirmam que muitas vezes os alimentos frescos e saudáveis são mais caros do que os processados.
    Mas, de acordo com inúmeros estudos e avaliações, os alimentos integrais e orgânicos custam menos por porção do que os seus equivalentes processados.
    De acordo ainda com o Rodale Institute, uma porção de pimental integral fresco é cerca de 50 centavos mais barato do que um enlatado no supermercado, por exemplo.

    #4. Alimentos processados causam inflamações crônicas

    Uma das principais causas de doenças crônicas hoje em dia são as inflamações.
    E os estudos continuam a mostrar que os açúcares refinados, farinhas, óleos vegetais processados e muitos outros ingredientes comumente encontrados nos alimentos processados são em grande parte responsáveis por este tipo de inflação.
    Portanto, da próxima vez que seu corpo pedir por um pacote de biscoitos, considere o fato de que doenças cardíacas, demências, problemas neurológicos, insuficiência respiratória e câncer têm sido relacionados com a inflamação crônica causada por alimentos processados.

    #5. Alimentos processados atrapalham a digestão

    Isso acontece porque eles perderam suas fibras naturais, enzimas e outros nutrientes e, com isso, os alimentos processados tendem a causar estragos no aparelho digestivo.
    O consumo crônico desses alimentos pode tornar seu ecossistema interno totalmente desequilibrado, prejudicando as bactérias benéficas e expondo seu sistema à infecções.
    Então, basicamente você pode pensar naquelas deliciosas balinhas em formatos de bichinhos e esses biscoitos coloridos como venenos para o seu organismo. Isso pode ajudar você a evita-los.

    #6. Alimentos processados destroem a sua mente

    Se você sobre de enxaqueca crônica, ou tem dificuldade de concentração e para raciocinar normalmente, as chances de que sua dieta tenha influência nisso é bem grande.
    Um estudo recente da Universidade de Oxford endossa essa tese, mostrando que o consumo de junk food pode levar as pessoas a ficarem com raiva e irritadiças.
    Alimentos integrais ricos em nutrientes, por outro lado, podem ajuda a nivelar o seu humor e manter os seus níveis de energia, deixando você mais calmo.

    #7. Alimentos processados são carregados em organismos modificados

    A grande parte dos alimentos processados que encontramos no mercado hoje são derivados de laboratório, e não da natureza, como havia de se esperar.
    Os organismos geneticamente modificados, que têm sido associados à infertilidade dos órgãos, distúrbios gastrointestinais e câncer, estão diretamente relacionados aos alimentos processados.
    O consumo em excesso desses venenos promove a obesidade, acidez sanguínea e pode alterar permanentemente a sua flora intestinal.

    #8. Alimentos processados são ricos em pesticidas

    A fim de possibilitar o crescimento dos organismos geneticamente modificados nos alimentos processados, os agricultores precisam aplicar altas doses de remédios e outros pesticidas durante o cultivo, muitos desses acabam contaminando o produto final.
    De acordo com dados compilados pelo Rodale Institute, foram encontrados mais de 70 tipos diferentes de pesticidas nos cereais matinais, além de diversos produtos químicos e outros resíduos.
    Os pesticidas são o maior princípio ativo de alimentos processados.
    Os pesticidas são o maior princípio ativo de alimentos processados.

    #9. Alimentos processados não são realmente alimentos

    Uma das maneiras de você avaliar o valor nutricional dos alimentos é ver como os animais, insetos, bactérias e fungos respondem a eles.
    Alimentos reais vão realmente mofar, por exemplo, enquanto os falsos alimentos processados continuam com a mesma aparência e forma, muitas vezes mesmo após a validade.
    Os alimentos processados são essencialmente sintéticos e a indústria que os produzem admitem que a sua adulteração é necessária para fazer com que eles sejam gostosos, mesmo não tendo nada de gostoso.

    Para onde você está levando a sua saúde?

    Lembre-se que não existe empreendedor, pai, mãe ou pessoa sem saúde. Não adianta trabalhar em boas ideias, bons planos e negócios se a sua saúde está indo por água abaixo.
    Lembre-se que é a saúde – e não os alimentos – que é o seu combustível para a vida. E você precisa carregar em seu corpo, nutrientes que ajudem – e não atrapalhem – você a manter uma boa saúde e integridade física.
    Da próxima vez em que substituir o seu almoço (ou café) por um alimento processado, lembre-se que você está perdendo tempo, e não ganhando, como imagina.
    ___
    Este texto foi adaptado do original, “Nine reasons to never eat processed foods again”, do NaturalNews.

    Fonte: Jornal do Empreendedor

    7 hábitos que você precisa para mudar

    Você quer ser mais feliz e eficiente? Aqui está uma lista do que você precisa mudar para conseguir isso

    Não importa para quem você vai perguntar, certamente as pessoas sempre vão dizer que o seu principal objetivo na vida é ser feliz, ou se ainda mais feliz. Seja ou não possível ser feliz plenamente, a felicidade é um tópico que sempre gera discussão. O legal nisso tudo é que sempre existem maneiras em que podemos melhorar nossas vidas e a vida dos outros. Aqui estão alguns hábitos para ter um melhor controle sobre a sua vida e futuro.

    #1. Você é o que você come

    Certifique-se de que você esteja consumindo os nutrientes adequados porque isso vai ajudar fazer com que você se sinta bem. Nós, muitas vezes tentamos corrigir nosso humor e frustrações consumindo o que chamamos de alimentos de conforto. A verdade é que a melhor maneira de comer é considerar o que vai fazer você se sentir melhor e mais disposto. Será que essas guloseimas que você vai comer hoje vai ajudar você se sentir disposto amanhã, ou vai te colocar em uma ressaca? O corpo humano necessita de vitaminas. Certifique-se de que você esteja recebendo todos os nutrientes que seu corpo necessita e minimize tudo que seu corpo não precisa para ter o melhor desempenho dele.

    #2. Faça exercícios físicos

    Vão não precisa realmente ir para a academia, mas você precisa ter o hábito de se exercitar todos os dias. Não quer dizer que você precisa de um treino cansativo, mas você deve fazer algum tipo de atividade física todos os dias e, caminhar por 20 minutos não serve. Se você não tem tempo para fazer muito tempo de exercícios, pelo menos faça alguns exercícios e alongamentos.
    Exercite-se diariamente. Isso vai torná-lo mais bem disposto.
    Exercite-se diariamente. Isso vai torná-lo mais bem disposto.

    #3. Encontre a paz interior

    Ter a capacidade de desacelerar a sua mente quase sob demanda é uma habilidade extramente útil que você precisa treinar. Meditar todos os dias vai diminuir o seu nível de estresse, baixar a pressão arterial, aumentar o seu foco e a sua sensação de bem-estar. Meditação vai ajudá-lo a se sentir com mais sintonia com a realidade. Assim como nossos corpos, nossas mentes precisam de uma pausa também.

    #4. Adquira o hábito da leitura

    Muitas pessoas acreditam erroneamente que assistir programas de TV ou documentários pode substituir os hábitos de leitura. Os livros não tem como único propósito nos levar informação e nos ajudar a manter e ampliar nossos vocabulários. A leitura trabalha as partes mais importantes de nosso cérebro. Acredite ou não, tornando-se um leitor ávido vai ajudar a aumentar a sua criatividade, expandir a sua capacidade de armazenamento de conhecimento, reduzir o estresse, evitar a demência, melhorar suas habilidades de raciocínio, melhorar a sua memória, permitir que o cérebro seja mais flexível e até mesmo aumentar os seus sentidos.

    #5. Flexione seus músculos sociais

    Independentemente das suas crenças, tenha capacidade de se comunicar adequadamente para repensar adequadamente o seu comportamento e entender como o outro vai interpretar as suas palavras e linguagem corporal são habilidades indispensáveis. Há uma espécie de poder e controle a ser adquirida quando você domina a arte de se comunicar e desenvolve a capacidade de prever as reações de uma pessoa para vários métodos diferentes de interação. Praticar suas habilidades sociais vai aumentar a sua confiança e fazer com que você enxergue alguns caminhos interessantes de interação social.
    Enturme-se! Faça parte de alguma tribo.
    Enturme-se! Faça parte de alguma tribo.

    #6. Manutenção pessoal

    É fácil esquecer a quantidade de trabalho que nossa aparência necessita. Nós temos o hábito de ignorar tudo que precisamos fazer para cuidar do nosso corpo e saúde. Se cuidar da sua aparência e sua saúde não for prioridade, então precisa se tornar. Há uma certa paz que nos consome quando temos preocupação com nossa aparência e bem-estar.

    #7. Descanse

    O trabalho pode ser muito estressante, estafante e cansativo. Descansar bem é fundamental para trabalhar com a máxima eficiência. Há um ponto no qual, quanto mais você trabalha menos eficiente se torna o seu trabalho. Quando isso começar acontecer faça uma pausa de tudo e reiniciar antes de pular de voltar no trabalho pesado. Consiga tirar boas horas de sono todas as noites para manter seus níveis de eficiência elevados. ___ Este artigo foi adaptado do original, “The 7 Habits That You Need In Order To Change” do Elite Day.

    Fonte: Jornal do Empreendedor

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    12 dicas para destruir uma equipe competente

    Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.
    Todos sabemos como é árduo formar uma equipe eficiente. Em muitas situações são anos de tentativas, com erros e acertos até que em um determinado momento a orquestra se forma.
    Geralmente ela é entrosada, comprometida, dotada de uma cultura própria, mas que convive com as particularidades. Ela é o sonho de 10 entre 10 empresários inteligentes.
    Mas nem todos atingem esse êxito ao formarem seus quadros, porém entre aqueles que conseguem, um bom número se afunda nas armadilhas do processo de gestão e invariavelmente acabam por destruir aquilo que construíram.
    Desta vez, caminhando no sentido inverso, apontaremos aquelas atitudes e práticas que servem para acabar de vez com uma equipe invejável.
    Vamos lá:
    1. Atue coberto de soberba e crie um mito sobre você mesmo. Para os seus colaboradores você sempre tem razão;
    2. Seja grosseiro ao tratar com as pessoas. Trate-as com desrespeito, com expressões e atitudes rudes e duras;
    3. Preocupe-se excessivamente na sustentação da sua autoridade. Preferencialmente imponha-se pelo medo causado, sem se preocupar em ser respeitado de verdade;
    4. Persiga e prejudique as carreiras daqueles que são mais críticos. Para estes não abra espaço nem oportunidades. Eles são do contra e não merecem atenção;
    5. Trabalhe e exija metas absurdas e inalcançáveis, sempre sob a ótica de que quanto mais pressão melhor;
    6. Mantenha um clima de profunda e aguda exigência sobre tudo. Aproveite a oportunidade e elimine o senso de tolerância;
    7. Esteja sempre bravo e irritado;
    8. Cultive o stress como um valor, crente de que quanto mais melhor;
    9. Cultive, absorva e aplique todas as novas modinhas de gestão, criando uma atmosfera de mudança permanente e estabilidade zero;
    10. Prestigie seus colaboradores por critérios subjetivos, dignos de uma boa psicologia corporativa de botequim. Deixe de lado o conceito de meritocracia;
    11. Atue de forma que a confiança na sua palavra seja nenhuma, afinal de contas você não deve satisfações a ninguém;
    12. Explore-os economicamente, de forma a obter o melhor retorno possível, em detrimento de uma equipe bem, ou justamente remunerada.

    Fonte: Saia do lugar

    7 dicas para delegar tarefas para sua equipe

    Não peque pela omissão.
    Quase todo empreendedor já passou por isso. Transferir determinada atividade para um membro do grupo para ao final se decepcionar com o resultado.  Quer saber minha opinião? A responsabilidade é sua e abaixo seguem algumas dicas de como lidar com isso.
    1- A primeira dica é justamente essa. Você pode transferir algumas tarefas, mas cuidado ao transferir responsabilidades. Se no final a responsabilidade for sua, é melhor você garantir o resultado.
    2- Dê orientação e cheque a compreensão da pessoa quanto ao que fazer, como fazer e quando fazer
    3- Alinhe expectativas. Seja muito claro quanto ao resultado esperado
    4- Faça follow up. Não espere até o final para ver se ficou pronto. Faça follow up.
    5- Cobre. Alguns empreendedores tem receio de cobrar, mas que fique claro. Isso faz parte do seu papel.
    6- Corrija. Se perceber que a coisa está saindo do curso, solicite correções e alterações.
    7- Dê feedback. Finalize o processo fazendo um feedback do que saiu bem e do que precisa ser desenvolvido.

    Fonte: Saia do lugar

    4 dicas para animar a equipe da sua empresa

    Mau humor, falta de vontade e desânimo. Quando o clima de uma pequena empresa é ruim esses sintomas aparecem e afetam não só os funcionários, mas também os consumidores. Em ambientes com poucos funcionários, cuidar bem do relacionamento é uma questão de sobrevivência para o negócio.
    Para Adriana Gomes, coordenadora do núcleo de estudos em desenvolvimento de pessoas da pós-graduação da ESPM, mudar este cenário exige dedicação do empreendedor. “É difícil construir relacionamentos, porque as pessoas são muito cobradas com resultados e acham que o tempo conversando é perdido”, diz.
    Segundo ela, são atitudes simples do cotidiano, como uma conversa atenta, que têm o poder de mudar este panorama. “As pequenas e médias empresas têm oportunidades melhores ainda de rever e otimizar processos, mas vai exigir do empresário não só conhecimento do negócio. Tem que começar a trabalhar bem com gente”, diz Adriana.
    Para ajudar nesta tarefa, veja as dicas da especialista e melhore de vez o clima de trabalho na sua empresa.
    Como motivar equipe
    Equipe forte, empresa forte
    1. Pronto para o feedback
    Escutar. Este é o primeiro passo para desenvolver um bom relacionamento entre os funcionários. “A escuta ativa é realmente uma ferramenta importante. O feedback é um processo que exige autoconhecimento do gestor e o interesse dele com a equipe”, explica. Estabeleça um vínculo com seus colaboradores e aprenda a ouvir para saber o que na empresa pode ser melhorado.
    Segundo Adriana, muitos empreendedores e executivos se dizem dispostos a ouvir, mas, quando a pessoa vai até eles, não dão a atenção que deveriam. “Os executivos ficam inconformados porque se acham abertos, mas ficam digitando enquanto a pessoa está ali falando. Tem de mostrar atenção. Não adianta aparentar interesse se não tiver de fato”, conta.
    2. Ser pequeno ajuda
    O objetivo de uma empresa é dar lucro. Por isso, a cobrança por resultados pode acabar ofuscando o desenvolvimento pessoal e comportamental. “É difícil construir relacionamentos, porque as pessoas são muito cobradas com resultados e acham que o tempo conversando é perdido. Mas, as pequenas empresas têm oportunidades melhores de rever e otimizar os processos”, explica. Aproveitar, portanto, que a empresa é menor é importante para melhorar o clima. “O pequeno empresário tem que começar a trabalhar bem com gente, porque tem linha de comunicação muito mais direta”, diz.
    3. Comunique-se
    Não basta aproveitar a proximidade com a equipe, é preciso estabelecer uma comunicação clara e objetiva. Para Adriana, a comunicação é essencial para construir um bom relacionamento. “Alguns empresários sofrem do mal da arrogância e por serem donos acham que não precisam aprender nada. Eles colocam os colaboradores em processos e se excluem. Quando o negócio começa a falhar, percebe que precisa se desenvolver como gestor de pessoas e não só de processos”, explica a professora. Seja com um mural ou com uma newsletter, é interessante manter um canal com os funcionários para alinhar objetivos e expectativas.
    4. Negocie para resolver conflitos
    Quando o clima já está em uma situação crítica, os conflitos começam a surgir. Neste momento, os empreendedores devem usar a negociação para resolver sem afetar negativamente a equipe. “Ninguém está livre de errar. A questão é o que você faz a partir do seu equívoco. Tenha humildade para reconhecer o seu erro e não empurre-o para todos”, explica.

    Fonte: Saia do lugar

    6 dicas para acelerar o crescimento da sua empresa

    O artigo de hoje foi escrito por Kleiton Fontes, da Templum, uma consultoria online para pequenas empresas
    Ainda estou para conhecer um empresário que não pense grande.
    Geralmente quem inicia um empreendimento é apaixonado pelo negócio e sonha em sair em revistas como a Exame, a Exame PME, a PEGN ou a Época Negócios e mira logo visionários como um Steve Jobs ou um Mark Zuckerberg.
    Sedentos por biografias e histórias de sucesso, facilmente nos deparamos com cases com discursos muito parecidos. Desde os vaidosos (“Eu tinha consciência que atingiria facilmente meus objetivos” ou “Eu sempre soube que estava no caminho certo”) ou os heróicos (“Iniciei meu negócio com apenas R$ 50” ou “Comecei a minha empresa devendo R$ 100 mil na praça”), ambos têm características diferentes de nós, meros mortais.
    Mas é de se reconhecer: ser empresário no Brasil é uma tarefa para heróis!
    Antes de iniciar o negócio, a mira é o Jobs e o Zuckerberg, mas a realidade vem e se consolida. Na maioria das vezes, ela é muito diferente das expectativas iniciais.
    Primeiro vem à responsabilidade multifuncional (além de gestor, o empreendedor também é o comprador, o vendedor, o entregador, o negociador etc.), depois vem o cansaço das 15 horas de trabalho ininterruptas. As pendências da rotina consomem horas, dias, semanas e meses.
    De todas as funções, a que se dá menos atenção, em geral, é a de gestor, principalmente a de gestor estratégico. Em um pequeno cochilo, a sua empresa de hortifruti mudou de rumo e passou a ser uma assistência técnica de ar condicionado.
    Perder o foco é como iniciar um livro com uma proposta romântica e ao terminá-lo perceber que virou um drama.
    Você quer retomar o papel de gestor? Quer ampliar o rendimento do seu negócio?
    Veja abaixo quais são as práticas de um gestor estratégico.
    Dicas de empreendedorismo
    6 dicas para acelerar seu crescimento
    1. Fique atento às oportunidadesToda empresa possui certa versatilidade, seja na indústria, no comércio ou nos serviços. Descubra nichos e segmentos pouco explorados no seu mercado, faça pequenos ajustes e usufrua de vendas com maior valor agregado.
    Vá além: já leu o livro “A Estratégia do Oceano Azul”? É um livro obrigatório que explica como criar e tornar sua concorrência irrelevante a partir da criação de mercados tipo Oceano Azul, ou seja, inexplorados e com grande valor.
    2. Localize seus concorrentes
    Geralmente conhecemos nossos concorrentes de forma intuitiva.
    Liste um a um e relacione o perfil empreendedor e força empresarial que cada um deles possui. Entenda qual o nível de interferência de cada um deles nas suas vendas. Não é preciso ser paranóico com o que a concorrência faz, mas conhecê-la pode te ajudar.
    Vá além: aproveite para fazer uma análise de mercado. A análise serve para você chegar a duas conclusões: o que seus clientes querem e o que seus concorrentes oferecem.
    3. Gerencie com inteligência
    Entenda as etapas de crescimento que a sua empresa precisará passar para alcançar os objetivos. Registre todas as etapas estratégicas e entenda quais prepararão o caminho que a sua empresa trilhará amanhã.
    Vá além: identifique os serviços essenciais que sua empresa vai precisar contratar para a jornada. Não queira fazer tudo sozinho.
    4. Tenha um foco claroEntenda e venda o seu diferencial. Concentre sua energia em um foco lucrativo. Evite dispersões ao oferecer serviços ou produtos que não vendem ou desviam o foco da sua atenção.

    5. Integre a sua equipeDelegue e monitore todas as ações e objetivos dos seus colaboradores. Trabalhar com meta é fundamental para o sucesso.
    Vá além: estabeleça com clareza escopo de atividades, responsabilidades, seja meritocrático, trate sua equipe com respeito, seja você mesmo.

    6. Antecipe tendências
    Estude as tendências que têm grande chance de se consolidar em um futuro próximo. Prepare a estrutura do seu negócio visando chegar primeiro.
    Conclusão: Uma empresa inovadora é a empresa gerida com sabedoria e não com força
    Desenvolver o planejamento estratégico de sua empresa é uma oportunidade de pensar o seu negócio e descobrir oportunidades valiosas no mercado.
    Uma empresa deve saber e ter respostas para questões como “Qual o formato do meu negócio e o mercado que atuo?”, “Qual a missão da minha organização”, “Qual a visão da minha empresa?” e “Onde quero chegar?”
    O planejamento estratégico é a ferramenta que auxilia os empresários e suas respectivas lideranças a responder a essas perguntas. Além de definir os objetivos da empresa, metas, desafios da corporação e a estratégia mais viável e adequada ao momento, a empresa deve adotá-lo visando alcançar aumento no lucro e nos demais resultados almejados, em curto, médio e longo prazos.

    Fonte: Saia do lugar

    Como encontrar boas parcerias através do nicho de mercado


    Antigamente víamos todos no mercado como concorrentes, e poucas eram as parcerias que existiam. Graças aos avanços da sociedade nos últimos tempos, esse quadro hoje está mudando. Os empreendedores estão percebendo que ao dividirmos, multiplicamos. Ao unirmos forças, atingimos muito mais pessoas e temos muito mais chances de sucesso.
    Mas como encontrar tais parcerias?
    Para uma parceria dar certo, em primeiro lugar devemos dividir o mesmo mercado alvo, porém oferecendo a ele, serviços ou produtos diferentes.
    Por exemplo, eu ajudo profissionais liberais e empreendedores a se colocarem no mercado, se valorizando mais. Uma parceria interessante para mim é alguém que ensine vendas, ou organização financeira, pois meus cliente também precisam destes serviços, mas eu não sou a pessoa mais capacitada para atendê-los neste ponto especificamente.
    Porém, para encontrar parceiros que dividam nosso mercado, é necessário primeiro TER definido um mercado alvo!
    Quando afunilamos nosso mercado, ao contrário do que muitos pensam, não estamos limitando nossa abrangência, mas sim focando nas dores e necessidades daqueles que realmente podem se beneficiar do que estamos oferecendo.
    Ao definirmos quem queremos servir:
    • Nos tornamos únicos.
    • Somos considerados experts no nosso mercado.
    • Nos tornamos uma referência.
    • Conhecemos melhor as dores e sonhos dos nossos clientes para saber exatamente o que ELES querem e precisam.
    • Sabemos onde encontrar os clientes potenciais.
    • Não competimos mais pelo preço, mas sim pelo diferencial.
    • Por último, conseguimos enxergar exatamente nosso futuros parceiros.
    Tenho uma cliente designer de jóias que costumava “atirar para todo lado”. Ao afunilarmos o mercado dela para noivas e casamentos, ela começou a fazer parcerias com floriculturas, lojas de vestidos de festas, fotógrafos, entre outros, conseguindo muito mais sucesso. Seu marketing ficou muito mais fácil de ser feito e se tornou mil vezes mais eficiente.
    Comece a pensar quem são as pessoas que mais podem ser beneficiadas naquilo que você tem a oferecer, e quem você mais gosta de atender. Este é o primeiro passo para definirmos nosso mercado alvo e ideal e, é claro, alavancá-lo com boas parcerias.

    Fonte: Insistimento

    Como destacar a sua empresa em um mundo de inovações?

    A concorrência é acirrada em qualquer ramo. Inovações, serviços e produtos únicos surgem a todo o momento e ainda assim, milhares de empresas são criadas com a esperança de renovarem o mercado. Na área onde atua a minha empresa é ainda mais complicado talvez porque o próprio segmento de tecnologia explode a todo o momento com mudanças e mais mudanças. Começa e termina ano e não há como uma empresa de tecnologia continuar no mesmo lugar. Sempre somos forçados a mudar por causa do mercado dinâmico que habitamos com milhares de empresas competentes dando o seu melhor. Apesar de parecer que estas mudanças acontecem muito mais neste segmento do mercado, hoje em dia isso não é mais uma verdade, pois o ser humano mudou completamente a sua maneira de decidir sobre pagar ou não pagar por um serviço ou produto. Se antes, no século passado, tínhamos uma economia cheia de restrições e pagávamos para sobreviver, hoje pagamos para não só sobreviver, mais para termos conforto, diferenciais e exclusividade. Como destacar-se como profissional a sua empresa?

    TRÊS FORMAS DE GANHAR DESTAQUE
    Utilizando aqui a experiência que tenho acumulado à frente de uma empresa de criação de sites com milhares de concorrentes, arrisco dizer que poderíamos restringir as formas para se destacar neste mercado cheio de inovações a apenas três, pois não é necessário muita coisa para se destacar, já que apenas precisamos fazer o nosso trabalho melhor a cada dia com atenção aos detalhes. Porém, seguir esses três requisitos realmente tem feito da minha empresa, uma empresa de destaque no nosso segmento, caminhando passo a passo, com calma e constância na direção daquilo que nós enxergamos como meta final. Na Noxion nós temos uma cultura que combate aos três principais problemas que levam as empresas à falência: a falta de foco, a falta de conhecimento do nicho de mercado e a falta de paixão. O tempo todo verificamos se o que estamos fazendo engloba esses três requisitos e transforma o nosso serviço em algo totalmente único para nossos clientes.
    Desta forma, se você quiser que a sua empresa ganhe destaque, mais do que pensar em alguma ideia inovadora e que só você acredita espantosamente fantástica, você precisa ficar atendo a ter foco, conhecer o seu nicho de mercado e a ter paixão pelo o que a sua empresa faz.
    1. TENHA FOCO através do autoconhecimento
    A maioria das pessoas não sabe o que quer exatamente. Elas podem ter uma leve noção de onde estão indo, mas não sabem realmente quais são as suas necessidades. Vivem para satisfazer a expectativa do mundo e não se conhecem o suficiente para dizerem com certeza o que querem da vida e o que não querem. Todos nós, no fundo, procuramos a felicidade. Nos enganamos durante boa parte da vida fugindo da dor e procurando o prazer, acreditando que isto irá nos trazer a felicidade, mas a felicidade é muito mais do que não ficar doente ou se divertir com os amigos num parque de diversões. A felicidade é colocar os seus talentos para fora na sua totalidade para servir aqueles que nos cercam colocando aí o nosso foco.
    Na Noxion sofri muito ao querer tornar a minha empresa uma empresa parecida com as outras. Não tinha foco e não fazia aquilo que eu tinha que fazer. Meus talentos ficavam escondidos sob a casca grossa da minha personalidade e não era feliz e tampouco deixava os outros felizes. Afinal, a minha empresa não era única, era como todas as outras empresas de criação de sites. Quando enxerguei o que eu tinha que fazer como empresa e que eu poderia criar o mundo que desejasse dizendo NÃO para as coisas que não queria e SIM para o que almejava, passamos a caminhar mais forte no mercado sendo reconhecidos como os diferentes, os únicos, por causa do nosso foco constante na nossa filosofia maior:
    Criar um ambiente de trabalho favorável para que todos os envolvidos com a empresa passem mais tempo com as suas famílias.
    CONHEÇA O SEU NICHO DE MERCADO ouvindo mais
    Não é interessante para ninguém, tampouco para a nossa empresa que quer se destacar neste mundo de inovações, apenas querer ganhar dinheiro com nossos clientes. Precisamos satisfazer as suas necessidades e não as nossas. Porém, apesar dessa realidade, ao invés de ouvirmos mais nossos clientes e percebermos quais são as suas necessidades, cultivamos uma ideia tosca de criar um produto extremamente relevante para nós, discursando palavras difíceis no ouvido dos nossos clientes ao invés de conhecê-los mais a fundo e criar o produto para eles. Nossas empresas são o garçom dos nossos clientes e por isso precisam ouvir e anotar o pedido e não o contrário.
    É através dessa capacidade de ouvir que conseguimos na Noxion refinar todos os meses o nosso serviço para atender melhor os nossos clientes, enxergar onde estamos errado e onde podemos nos capacitar. Estar perto do cliente é fundamental não só para cobrar a mensalidade do serviço no final do mês como muitas outras empresas fazem. É preciso estar próximo do cliente mesmo que pela internet para ouvir as suas queixas. Nossos clientes podem reclamar, mas verão que todo o movimento que fizermos na direção daquilo que eles estão pedindo já é algo que a maioria das empresas atualmente não dá atenção. Descobrimos tanta coisa sobre os nossos clientes que se não tivéssemos foco íamos começar a atirar para tudo o quanto era lado. Muita atenção nisto, para não pensar que ouvir o cliente é fazer tudo o que ele quer. É preciso unir o conhecimento do nicho de mercado ao foco.
    SEJA APAIXONADO de verdade pelo o que faz
    Particularmente eu sou apaixonado pelo meu trabalho. Amo escrever, amo lidar com blogs e sites, amo o WordPress (mil estrelinhas pra ele) e adoro conversar com empreendedores. Eu não poderia estar em uma melhor posição tendo que entender os negócios dos meus clientes e coordenando uma equipe de webdesign e programação para lhes entregar algo único. Costumo falar que brinco com o que trabalho. Veja, neste momento estou trabalhando, mas não parece. Estou aqui me divertindo e quando eu parar de escrever este post, vou trabalhar com outra coisa também divertida.
    Enquanto empreendedores, temos uma oportunidade unica de criarmos um mundo do jeitinho que desejamos. Não precisamos seguir modelos pré-estabelecidos, pois podemos usar o nosso poder criativo para criar uma nova maneira de se trabalhar unindo aquelas coisas pelas quais somos apaixonados. Empreender pelo dinheiro é burrice. Temos que empreender para rentabilizar aquelas coisas pelas quais somos apaixonados em fazer com os nossos talentos. Só desta forma, nossos clientes nos reconhecerão como empresas únicas que entregam a eles coisas que nenhuma outra empresa conseguiria entregar por mais que fosse competente, pois não há uma pessoa igual a outra neste mundo.
    DIVIRTA-SE!

    Fonte: Insistimento

    Como destacar-se no mercado de trabalho atual e criar uma empresa

    Estou vivendo um momento muito particular da minha vida profissional. Com o crescimento das vendas dos meus e-books e o destaque deste blog na internet para os temas de empreendedorismo, coaching e talentos, tenho estado cada vez mais atento ao que as pessoas estão precisando para conquistarem o que tenho hoje: uma renda autônoma oriunda de negócios que me realizam e me destacam como profissional e empresa. Assim, como estou reescrevendo o novo e-book Autocoaching 2011, providenciando um curso sobre ele e acabei de escrever Marco Zero, me senti no dever de escrever um artigo como este, a menos de 60 dias para o final de 2010, para consolidar em cinco tópicos para os leitores tudo o que já escrevi por aqui e refleti à frente dos meus dois negócios sobre como criar uma empresa, destacar-se no mercado de trabalho atual e viver livre de horários e de chefes.

    1. NADA É NOSSO já que quando morremos não levamos nossas moedas
    É muito comum quando queremos criar nossas empresas, que nos apeguemos ao fato de que desejamos muitas “coisas” para nós. Afinal, queremos ganhar dinheiro e ser alguém e imaginamos que é esse feedback externo da sociedade que nos fará triunfar. Nosso carro, nossa casa e até mesmo nossas mulheres bonitas e maridos bonitos tornam-se nossos troféus. Enganamos a nós mesmos perdendo energia para “ter” essas “coisas” enquanto não acumulamos nada para nós, internamente. Não crescemos, não avançamos, não nos desenvolvemos como pessoas e nos perdemos de nós mesmos.
    Compreender que tudo o que parecemos ter (relações, objetos, bens materiais) nós não temos e que tudo nos é emprestado para exercitarmos nossa própria moral, talvez tenha sido a primeira regra de ouro que aprendi para me libertar totalmente da ideia de me avaliar pelo o que tinha “conquistado” materialmente. Esse conceito tornou possível eu “ter” tudo. Tenho todo o conhecimento do mundo, tenho todas as propriedades do mundo, conheço todas as pessoas do mundo, enfim, sou tão abundantemente rico que tudo para mim é possível, bastando um mínimo de objetivo e esforço para conseguir me exercitar plenamente naquilo que só eu posso fazer.
    2. SERVIR OS OUTROS É O OBJETIVO da nossa existência
    Um dos objetivos primordiais da nossa existência é nos relacionarmos, pois do contrário poderíamos viver dentro de uma caverna sozinhos durante toda a vida. Isso não seria possível porque ao menos temos que dar seguimento a nossa espécie, tendo uma relação com alguém do sexo oposto. Além disso, somos a única espécie do planeta que troca ideias e que gera riqueza através dessa troca. É assim que nem eu e nem você precisamos saber a fundo como se constrói um computador para utilizá-lo e tampouco precisamos tecer nossas próprias roupas. Outros seres humanos, especializados em suas respectivas áreas e utilizando seus talentos e suas competências, fazem isso para nós que trocamos esses bens pelo valor do nosso trabalho em outra área específica para nós.
    O principal objetivo de um empreendedor quando se decide por criar a sua própria empresa e destacar-se no mercado de trabalho deve ser o de servir aos outros da melhor forma possível, dentro de uma área específica, onde desenvolva completamente seus talentos e competências.
    3. NÃO EXISTEM CULPADOS, pois somos responsáveis pela nossa própria vida
    Nem o governo, nem a família, nem seus filhos. Ninguém é culpado por estarmos vivendo o que estamos vivendo neste momento. Foi uma sucessão de causas geradas por nós que nos trouxe até aqui, até esses efeitos que presenciamos dessas causas. Somos totalmente responsáveis por tudo: pelo nosso emprego, pela maneira como nossa família é, pela criação dos nossos filhos, etc. Assumindo essas responsabilidade e parando de apontar o dedo “para fora”, encaramos a vida com a máxima responsabilidade tendo uma maior atenção em cada uma das pequenas decisões do dia a dia. Quando passei a estar atento em cada pequena decisão, melhorei dia após dia os resultados daquilo que me propunha a realizar. É extraordinário ser totalmente responsável pela própria vida, porque quando estamos vivendo uma situação de crise, temos consciência total de que qualquer ação impensada pode nos causar mais problemas do que aqueles que já tínhamos.
    4. 80% DO QUE FAZEMOS DIARIAMENTE É DESNECESSÁRIO enquanto 20% é o que deveríamos estar realmente fazendo
    Todos os dias me preocupo com o que não devia estar fazendo ao invés de preocupar-me em fazer mais tarefas. Existem muitas e muitas coisas que ainda faço diariamente que poderiam estar sendo feitas por outra pessoa ou que pelo menos poderia não ser feita nem por mim e ou por ninguém que não faria a menor diferença para o mundo. Em uma cultura que nos domestica a fazer cada vez mais em menos tempo, ater-se a fazer somente o que nos é devido é muito mais eficiente. Eu, por exemplo, sei que tenho que escrever e produzir material suficiente que leve outras pessoas a sairem dos seus empregos e abrirem suas próprias empresas de forma sustentável. Isto é o que eu tenho que fazer. Porém, ainda desempenho inúmeras atividades que não condizem com este objetivo que é onde me realizo e onde mais ajudo as pessoas.
    Um exercício bacana que faço e que me foi recomendado por uma amigo, é de refletir ao deitar na cama, antes de dormir, nas coisas que realmente precisavam ter sido feitas por mim e nas que não precisavam. Isso abriu a minha mente para a questão crucial do foco que deve ser colocado em prática em todo negócio.
    5. SER ÚNICO é colocar totalmente nossos talentos para fora
    A grande maioria de nós hoje em dia está padronizado. Mesmas roupas, mesmos gostos, mesmos costumes, etc. Vivemos em tribos padronizadas. Apesar de todos viverem bem dentro destas “tribos”, não há dúvida de que valorizamos mesmo quem é único. Temos vários exemplos no meio artístico, acadêmico, profissional com destaque mundial. Pessoas únicas que não fizeram o que a maioria das pessoas estavam fazendo e se dispuseram a sair da zona de conforto para serem “diferentes”, ou melhor, únicos. Desde que nascemos vamos aprisionando os nossos talentos, um a um, para vivermos dentro do padrão exposto pela sociedade. Esquecemos a felicidade que buscávamos na infância para obtenção do prazer, fuga do medo e apego cada vez maior ao mundo externo. Dentro de nós, algo único reside, mas não conseguimos colocar pra fora. Impressionante! Não existe uma só pessoa no mundo que seja igual a nós, nem física ou psicologicamente. Somos únicos e temos potenciais únicos que outras pessoas estão sedentas por conhecer. É para isso que devemos criar nossas empresas. É colocando esses talentos para fora que nos destacaremos dos demais. Só assim, seremos únicos. Você não acha “insistimento” algo único?
    CONCLUSÃO
    Engraçado que escrevendo este post de hoje verifiquei mais conteúdo que ainda tenho a produzir e que ferramentas devo criar para ajudar a outras pessoas a empreenderem e criarem seus próprios negócios. O empreendedorismo é o que fortalece de forma única o desenvolvimento de uma nação e de todo o mundo. Temos inúmeros desafios pela frente. As pessoas querem cada vez mais estarem satisfeitas em seus ambientes de trabalho e o planeta Terra está pedindo a nossa ajuda para continuar nos abrigando. Além disso, milhares de dificuldades surgem a todo o momento para todos e são essas dificuldades que geram as oportunidades para colocarmos nossos talentos para fora. Se estávamos esperando a hora, este é o momento de empreender.

    Fonte: Insistimento

    Por quê nos sentimos insatisfeitos quando não agimos de acordo com os nossos talentos?

    Todos nós conhecemos os efeitos de trabalhar fazendo aquilo que não nos atrai, por pura obrigação. Ficamos tristes, desconsolados, clamando por um auxílio e totalmente impotentes vendo a nossa vida tomar rumos que não nos deixam felizes. Vivemos apreensivos e com medo do dinheiro acabar, da família acabar, de não encontrar um outro emprego ou da empresa que estamos planejando abrir, não dar certo. Assim, preferimos o conforto da tristeza, que é segura e que já comprovou que, pelo menos, consegue de uma certa forma nos sustentar para nos sentirmos felizes uma vez ou outra com a família fazendo uma viagem de verão ou indo almoçar em um final de semana naquele restaurante que há tempos vínhamos planejando. De uma certa forma, parece que preferimos uma vida triste e segura com alguns momentos de prazer do que uma vida alegre e insegura com alguns momentos de tristeza. Para entender o que está acontecendo com a nossa vida, precisamos ter conhecimento sobre suas causas e mudá-las, a partir deste conhecimento, para mudar os seus efeitos. Tal qual os cientistas fazem em suas experiências científicas.
    RELAÇÃO CAUSA E EFEITO
    Nesta experiência tridimensional na qual vivemos tudo tem uma relação e, tendo sido estabelecida uma relação, existe uma causa e um efeito. Para escrever um texto, devemos iniciá-lo, desenvolvê-lo e terminá-lo. Ao terminá-lo, ainda temos que publicá-lo e divulgá-lo para somente aí causar um efeito naqueles que lêem os nossos textos. Não podemos divulgar um texto que não existe ou divulgar um que só tenha início ou somente o desenvolvimento. Todas as tarefas anteriores a divulgação do texto precisam ser colocadas em prática uma após a outra para obtermos o efeito desejado.
    Existe uma lei que dá controle ao nosso mundo. Esta lei é a lei da relação entre efeito e causa, causa e efeito. Do contrário, se não existisse essa lei, não conseguiríamos sequer erguer uma casa ou preparar uma comida, pois os efeitos se alterariam independente das causas e não teríamos certeza de que a água ferve somente a cem graus centígrados. Ora ela ferveria a dez graus, ora a cento e cinqüenta graus e assim não teríamos como preparar uma comida sempre da mesma forma. Já que vivemos em um mundo de relações químicas, físicas, emocionais, mentais, etc., temos a possibilidade de mudar os efeitos que modelam a vida na qual vivemos a partir do conhecimento profundo dessas relações seqüenciais de atividades. É a vontade e o conhecimento que nos diferem dos outros seres do planeta e por isso nossa responsabilidade passa a ser maior na condução das nossas vidas.
    SOMOS UM RIO COM BARRAGENS
    Um rio nasce no alto de uma montanha e suas pequeninas gotas começam a se unir para darem forma ao rio que desce a montanha sob a lei da gravidade para chegar até o seu destino. A lei da gravidade dá o impulso ao rio que segue seu fluxo moldando-se às circunstâncias à sua volta (pedras, troncos de árvores, silhuetas da montanha) sem deixar em nenhum momento de agir contra a lei da gravidade. Lei que pode ser combatida construindo uma barragem no rio, permitindo que a lei da gravidade continue a existir e impulsionar o rio para baixo da montanha ao mesmo tempo que a pressão da água aumenta na parede da barragem por causa da força que o rio faz para descer.
    O rio irá descer, certamente, pois não será possível conter por muito tempo as forças das águas.
    Isto é o que acontece conosco. Somos rios que obedecem aos seus talentos, que, como a gravidade impulsiona o rio a descer, nossos talentos nos impulsionam a agir de acordo com eles. Porém, vamos colocando múltiplas barragens em todo o percurso do nosso rio causando pressão em cada um desses pontos. Pressão na cabeça, pressão no coração, pressão na coluna, pressão nas pernas, múltiplos pontos de pressão não só físicos, mas também emocionais e mentais. Com o aumento dessa pressão e a falta de sustento das nossas barragens, explodimos, entramos em crise e tomamos uma atitude impulsiva direcionada pelos nossos talentos. Agimos assim, infelizmente, até a próxima barragem, onde novamente sofremos com a pressão para novamente entrarmos em crise e agirmos.
    O PORQUE DE NOS SENTIRMOS INFELIZES
    Ao longo das nossas vidas fomos cultuando barragens e assumindo que elas nos traziam de certa forma felicidade. Deixamos de lado nosso talento como escritores para viver uma vida sem satisfação em troca de um salário no final do mês. Adicionamos uma barreira na nossa vida e dizemos para nós mesmos que aquilo que sentimos vontade de fazer no coração irá ter que esperar. Interessante que quando crianças não cultivávamos essa forma de pensar. Agíamos fazendo o que gostávamos e pronto. É muito normal você durante um ano olhar o seu filho e falar que no ano passado ele gostava mais de futebol e agora não joga mais bola preferindo ficar no violão, por exemplo. Quando criança nos permitíamos mudar, agir conforme o fluxo do rio para sermos felizes todos os dias e não somente alguns dias do ano, mas isso acabou.
    Hoje preferimos criar barragens e mais barragens no rio dos nossos talentos para vivermos de forma inexpressiva. Não somos mais crianças. Somos adultos que esqueceram-se que foram crianças e preferiram seguir adiante mesmo que o seu rio ficasse preso em todas as barragens e lixos acumulados no caminho.
    SOLUÇÃO
    Fazer o caminho de volta no rio. Subir até que cheguemos à nossa infância, limpar ali todos os lixos, retirar as barreiras do “não pode” e “não faça isso” e virmos descendo o rio pouco a pouco passando pela adolescência, juventude, fase adulta, até os dias de hoje, removendo o lixo e as barragens. Não precisamos procurar pelos nossos talentos, pois eles são o próprio rio. Precisamos “descobri-lo” e isto significa tirar a coberta que está tapando a situação da nossa vida, os efeitos dessas inúmeras causas que fomos adicionando ao rio dos nossos talentos.
    Todos os dias, enquanto estamos de pé, criamos novas causas que resultarão em novos efeitos. Se não gostamos dos efeitos que hoje circundam a nossa vida, cabe a nós criar novas causas hoje que nos direcionem para uma vida com novos efeitos sem barragens ou lixo.
    Só mudamos a nós mesmos.

    Fonte: Insistimento

    3 métricas essenciais para você avaliar a sua empresa

    Este ano completo 20 anos de empreendedor e se tem algo que aprendi nesta vida de altos e baixos é que precisamos dedicar muito mais atenção para a nossa empresa no momento que ela começa a crescer do que no momento onde ela está em crise ou sem vender. Isto porque me frustrei pelo menos três vezes à frente dos meus negócios porque não me dedicava a atingir o equilíbrio entre algumas métricas que sigo hoje à frente da minha mais nova empresa ligada a área de tecnologia que começa a crescer, principalmente quando estes negócios estavam atingindo o seu pico de produção.

    Cuidado: sua empresa pode bombar!

    Qual empreendedor não deseja que a sua empresa “bombe” e faça bastante sucesso? Porém, “bombar” pode significar crescer tanto e tão rapidamente que a empresa estoure e se despedace em clientes insatisfeitos, multas contratuais e dívidas. É importante que o empreendedor mantenha-se atento no controle do crescimento da empresa para não deixá-la inflar rapidamente e não estourar o próprio “balão”. E para manter este controle do crescimento algumas coisas são essenciais.
    A primeira questão que se deve ter em mente para manter o controle sobre o crescimento da empresa, é saber qual é o seu foco em relação a clientes, produtos e serviços. Pode ser que apareça a “oportunidade” da sua empresa fazer um projeto bacana e que dê um bom dinheiro, mas que ao mesmo tempo não esteja alinhado com os seus objetivos. Se esse cliente for aceito pela sua empresa e isto estiver desalinhado com a sua missão, o desvio do caminho de crescimento com ritmo pode ser tão grande que a empresa “exploda” meses depois.
    Outra questão que deve ser levada em conta e não menos importante que a primeira, é saber qual é o patrimônio primordial da empresa. Se é o capital humano, se é o capital intelectual ou o capital físico. É preciso enxergar e proteger este patrimônio para criar um alicerce estável onde o seu negócio possa crescer com segurança e ritmo.
    Tendo essas questões em mente, podemos investir tempo em alcançar três métricas que para mim hoje são essenciais para criar um negócio de longo prazo, tendo em vista estudos que realizei com outros empreendedores e análise dos negócios que já tive e da nova empresa que estou construindo neste momento. São elas:

    MÉTRICA 1: GRAU DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

    É o grau de satisfação do seu cliente o principal alicerce para o crescimento da sua empresa. Se seus clientes dão “nota baixa” para o seu negócio, significa que os riscos dele afundar são grandes. Por isso, faça uma pesquisa periódica com os seus clientes (de preferência mensal) onde eles avaliem os serviços que prestou no mês anterior. Mesmo uma empresa que venda produtos pode implantar um sistema como esse e observar o grau de satisfação dos seus clientes a respeito do que entrega.

    MÉTRICA 2: CRESCIMENTO DE COMPRAS RECORRENTES

    Sem compras recorrentes a sua empresa não cresce, pois sempre estará correndo atrás de novos clientes. Compras recorrentes podem ser um serviço de assinatura, de mensalidade ou vendas periódicas dos mesmos produtos para um mesmo cliente. Se um cliente compra na sua loja e não volta, você provavelmente não está praticando o modelo de vendas ideal e isto pode fatalmente levá-lo a não ter nenhum cliente num futuro próximo.

    MÉTRICA 3: LUCRATIVIDADE MONETÁRIA E DE TEMPO

    Como última métrica de avaliação da sua empresa, precisamos ao mesmo tempo ter atenção ao nosso fluxo de caixa assim como no tempo que “sobra” para estudarmos, avaliarmos o negócio num nível gerencial ou simplesmente melhorar alguns processos. Normalmente, quando abrimos uma empresa, fazemos de tudo um pouco e não a olhamos “por cima”. Não fazemos isso porque não cogitamos no nosso modelo de negócio “lucro de tempo”. Quanto o seu negócio está tendo de “lucro de tempo”? Quanto tempo lhe sobra semanalmente para você ler livros, deixar seus empregados sem fazer nada para criar coisas novas ou até mesmo para você descansar junto a sua família?
    Equilibrar estas três métricas fazem toda a diferença quando abrimos uma empresa e pretendemos fazê-la crescer de modo sustentável. Portanto, preste atenção nestes fatores e se tiver mais alguns para sugerir, por favor, comente abaixo.
    Não deixe sua empresa bombar!

    Fonte: Insistimento

    quinta-feira, 8 de agosto de 2013

    Suporte para notebook

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    Pratique novas habilidades todos os dias

    No encontro da psicologia e a produtividade encontra-se uma verdade simples: para fazer algo bem, você deve repetir em quantidade

    Quando você está aprendendo uma nova habilidade, seja como dançarino, empreendedor, marqueteiro ou administrador, a quantidade é muito mais importante do que a qualidade.
    A quantidade deve ser uma prioridade maior do que a qualidade, porque é justamente a quantidade que leva a uma maior qualidade.
    O caminho mais curto para a qualidade é aumentar a quantidade e medir o seu desempenho no final de cada prática, afirma Herbert Lui.
    Traduzindo isso tudo, em termos de empreendedorismo, o que você precisa fazer é transformar a si mesmo em uma pessoa maximamente iterativa. Em hardware a ideia é fazer o maior número de ciclos possíveis. Já nas atividades físicas a ideia é fazer o maior número de repetições possíveis.
    Tente rápido, falhe rápido, aprenda rápido.
    Porque usar essa técnica da quantidade? Vejamos algumas justificativas:
    • Em média, uma ação se torna hábito após 66 dias de práticas consecutivas.
    • A sua mente inconsciente rebela-se contra grandes mudanças, mas você pode fazer mudanças graduais.
    • As tarefas mais familiares são as menos assustadoras.
    Há 3 anos, Karen Cheng queria trabalhar na Microsoft, de modo que se preparou para a entrevista por 100 horas.
    Mas, ela percebeu que não queria ser uma gerente de produto na Microsoft, e ela acabou se tornando uma designer – competência que aprender em 1 ano estudando.

    Qual é a motivação?

    Essa é a estética do trabalho apaixonado: praticá-lo todos os dias. Aprendendo a tocar uma série e instrumentos musicais, ela absorveu uma série de atalhos de produtividade: o mais importante é fazer, o que quer que seja, todos os dias.
    Cheng defende que a metodologia é algo profundo. Quando ela estava aprendendo a dançar, ela batucava com as mãos na mesa, enquanto trabalhava.
    Segundo ela, se a habilidade que você quer aprender requer um ambiente especial, como a escalada, por exemplo, você pode tirar 5 minutos para visualizar o que gostaria de estar fazendo.
    A prática mental também faz efeito em nosso corpo e mente.
    Se você quer ter uma grande ideia, tenha muitas delas. Ou, como Macklemore afirma, os grandes não eram grandes porque no momento do seu nascimento eles poderiam pintar. São grandes porque pintaram muito.
    A melhor maneira de aperfeiçoar o seu ofício é criar um grande volume de trabalho. Não crie a peça mais perfeita que você puder, crie muitas peças: quantas puder.
     
    Fonte: Jornal do Empreendedor

    Resolva os seus problemas e venda a solução para os outros

    Já dissemos antes que criar uma empresa é fácil e que para resolver os nossos problemas, basta dormirmos com eles. E que tal se unirmos estas duas ideias em uma só? Na maioria das vezes, nós empreendedores, ficamos pesquisando que problema resolver das outras pessoas para criar um produto ou um serviço diferenciado. Fazemos pesquisa de mercado, entrevistamos amigos, colegas de trabalho,  outros empreendedores e buscamos no mundo a nossa realização como empreendedores. Esta não é a melhor abordagem. O ideal é que resolvamos os nossos problemas e vendamos a solução para as outras pessoas. Isto contribui para a sociedade, além de nos permitir realizar o sonho de termos o nosso próprio negócio.
    UM PROBLEMA, DOIS NEGÓCIOS
    Este site nasceu porque eu não conseguia descobrir que diabos fazer da minha vida. Sentia a mesma dor e angústia que muitos dos leitores que passam por aqui diariamente sentem. Vivia uma vida que não gostava, mesmo querendo fazer um monte de coisas. Vivia me dando as mesmas desculpas esfarrapadas para não empreender e só. Minha vida, apesar da superficial aparência de alegria, era totalmente sem sentido e cheia de problemas.
    Assim eu criei este blog, mas como uma terapia para mim. Meu intuito era colocar aqui algumas ideias e encadeá-las com o tempo para aplicá-las na minha vida. Na época não tinha empresa, mas falava de empreendedorismo. Na época também não tinha lido tantos livros de filosofia como leio hoje, mas já falava sobre filosofia. Eu apenas sentava e escrevia. Com o tempo, e o exercício continuo de escrever, criei o primeiro e-book para compartilhar pequenas coisas que aprendi meditando. Depois outro livro para que as pessoas fossem suas próprias coaches e depois outro contando a minha experiência como empreendedor. Cada um deles vendeu e vende até hoje e ainda possibilitou que outras pessoas se unem-se a mim na causa do Insistimento e também vendessem seus produtos na nossa loja, como é o caso do áudio-livro Amor por Vendas. Resolvi o meu problema e criei um negócio lucrativo e ainda baseado em renda passiva.
    Outro negócio que montei através deste blog, foi para solucionar um problema meu também. Quando iniciei o Insistimento, hospedava-o no Blogspot, famoso host de hospedagem de blogs. Não era algo que me satisfazia tanto, por conta da dificuldade em personalizá-lo. Foi aí que encontrei o WordPress. Passei a me familiarizar com a ferramenta e logo troquei o Insistimento de host, passando a hospedá-lo em um servidor próprio. Neste servidor, eu não só mexia no visual do site, mas também na programação. Mais especificamente, investia muito do meu tempo posicionando o site nas primeiras posições do Google, aprendendo as tão desejadas técnicas de SEO. Quando aprendi, percebi que poderia colocar este conhecimento em prática entregando serviço semelhante para os clientes da Noxion. Mais uma vez, resolvi o meu problema e montei um negócio.
    MAIS UM EXEMPLO: 37Signals
    Quem é da área de tecnologia, deve conhecer a empresa 37Signals. Uma empresa com apenas oito funcionários que fatura milhões com seus pequenos aplicativos baseados na web, para gerenciar projetos e clientes. Eles começaram como uma empresa de webdesign e sentiam muita dificuldade em gerenciar o seu negócio, sendo obrigados a se comunicarem somente por e-mail com seus vários clientes. A partir desse problema, eles criaram um pequeno software, e na medida em que iam convidando seus clientes a utilizá-lo, para gerenciarem seus projetos com a 37Signals, esses clientes perguntavam se não poderiam utilizar também o aplicativo para gerenciar o negócio deles. A partir de um problema resolvido para eles, os caras montaram uma grande, mas pequena empresa.
    VANTAGENS
    Seguindo o modelo, de resolver o seu próprio problema para vendê-lo para outras pessoas, temos o principal benefício de sermos nós, os próprios clientes do negócio. Além disso, quando formos apresentar nossa solução para futuros clientes, criaremos um vínculo com eles através da sensibilização da nossa própria história. De fato, se estivermos realmente comprometidos em criar uma solução eficiente, que realmente funcione e criarmos, atrairemos clientes facilmente.
    O mais desconfiado dos leitores deve estar pensando que atrair clientes facilmente é algo que não existe, mas é muita presunção acreditarmos que só nós temos um tipo de problema. Gustavo Cerbasi foi em busca da independência financeira e criou um negócio de livros e consultoria sobre isso. Christian Barbosa quase teve um colapso no início da sua carreira, gerenciando vários projetos ao mesmo tempo. Ele foi atrás da sua independência de tempo e criou um negócio de consultoria a partir disso. E há pouco tempo, entrevistamos aqui no Insistimento, a Terezinha Rêgo, que criou um negócio de mapas mentais para concursos públicos, a partir do seu problema de entender melhor as matérias que estudava.
    COMBATENDO AS DESCULPAS
    Muita gente tem a tola idéia, de que para compartilhar uma solução ela deve estar super redonda. Isto é uma desculpa. Nós só “arredondamos” algo através de erros e ajustes e para que possamos cometê-los, precisamos de outras pessoas testando a nossa solução. Quando somente eu era o cliente da Noxion com o Insistimento, os problemas de SEO e de design que enfrentava eram uns. Quando conquistei novos clientes, esses problemas aumentaram e a resolução deles melhorou a minha experiência, que pode ser transmitida a equipe que está comigo hoje em dia. E ainda acrescento, que os erros de hoje com o número de clientes que temos hoje são uns, mas no futuro serão bem diferentes.
    Um bom empreendedor, na minha curta opinião, deve ter duas boas qualidades: poder de criação e poder de execução. Uma não existe sem a outra. Na primeira, ele deve ser capaz de criar novas maneiras de solucionar problemas e na segunda, ter capacidade para executar aquilo que criou. Um empreendedor é como um pedreiro. Ele chega no terreno vazio, imagina a casa que irá criar, põe no papel as ideias, refina essas ideias, concebe a sua planta e se compromete a construir. Quando começa a construir o primeiro alicerce, se compromete a nunca mais parar de ergues tijolos até a casa ficar pronta. Só quando ele termina é que pensa em outro terreno vazio para construir algo novo, somando toda a experiência que acumulou com construções de casa até ali.
    EXERCÍCIO PRÁTICO
    Pegue uma folha em branco e escreva todos os seus problemas nela. Decida qual deles é o mais prioritário ou urgente de ser resolvido. Invista seu tempo para pesquisar uma maneira de resolvê-lo. Crie a partir da solução uma metodologia de resolução deste problema, um produto ou um serviço, que pode ser de consultoria, para resolvê-lo para outras pessoas. Pareceu simples? É, é simples sim.
    Acredite. Você não está sozinho com os seus problemas e se resolvê-los, pode ajudar outras pessoas e ainda ganhar um bom dinheiro com isso. Pratique este exercício agora!
     
    Fonte: Insistimento