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sábado, 20 de julho de 2013

Veja os pontos de destaque empreendedores desta História. Utilize estas dicas para o seu sucesso!

 


1 - A vitória da persistência - Esta característica é de suma relevância para se obter sucesso. Assim não se deve desistir facilmente. A cada tombo, a cada derrota, é preciso ser perseverante. Destarte se vence.
2 - Compras sem sair de casa - Esta é uma tendência do futuro. Inclusive na prática já existem , muitos clientes que já fazem seus pedidos de casa, através de telefone, e-mail: pizza, sanduíches, almoços.
3 - Cerca de 1 milhão de clientes cadastrados - O registro dos dados dos clientes, são úteis para se tomar decisões quanto ao crescimento do negócio. É importante enviar malas diretas agradecendo e convidando-o a continuar comprando. Isto leva a fidelização.
4 - Ganhar com o giro da mercadoria e não com os juros cobrados nas vendas a prazo - Muitas vezes é mais vantajoso vender à vista. Evita inadimplência e em alguns casos o não recebimento.
4 - Garantir o prazo de entrega - Um modo de levar satisfação, leva o consumidor a se tornar fiel.
6 - Apresentação dos produtos deve ser a mais rica possível - Chamar a atenção conquista. Este é um dos caminhos que leva ao consumo: A visão, o olfatos, o tato atrai e cativa os fregueses.
7 - Promoções que se renovam a cada semana - Constatemente o clientes deve ser induzido a comprar. Esta é uma forma para motivá-lo a consumir.
8 - Novidades constantes - Todo gostam de lançamentos. Para aqueles que estão esperando a oportunidade de demandar este é o incentivo que aguardava.
9 - Precisa trabalhar dobrado para conquistar a fidelidade do consumidor - Qualquer empreendedor que quer crescer tem que seguir esta dica a risca. Nenhum vencedor encontrou outro caminho.

História do Submarino empresa virtual que colhe bons resultados

A vitória da persistência

Num cenário em que as empresas virtuais sumiram do mapa, Flávio Jansen, do Submarino, colhe bons resultados.

Não faz uma década que o Brasil começou a navegar na internet e menos de seis anos que os primeiros brasileiros começaram a fazer suas compras sem sair de casa. “Ainda há quem acredite que as lojas virtuais são pouco seguras, não existem fisicamente e são incapazes de entregar um jogo de canetas no interior da Amazônia“, afirma Flávio Jansen, presidente da loja virtual Submarino, a maior do país. O executivo sabe do que está falando, pois acompanhou de perto a evolução das vendas on-line aos ressabiados consumidores.

JANSEN: o Submarino oferece mais de 700.000 produtos e tem 1 milhão de clientes

O site Submarino ajudou a construir a nova cultura ao oferecer, em 1999, mais de mil opções em brinquedos,
livros e CDs. Cinco anos depois, suas vitrines eletrônicas colocam à disposição dos cerca de 1 milhão de clientes cadastrados, mais de 700.000 produtos, distribuídos em 19 categorias e com preços variando entre 4 reais e 40 mil reais. As entregas – em 60% dos casos, via Correios – somaram 1,4 milhão de pacotes no ano passado, garantindo um faturamento de 211 milhões de reais, 62% maior do que em 2002.

ESTOQUE DOMÉSTICO – Os números resultam de investimentos equivalentes a 257 milhões de reais feitos
na montagem de uma mega-estrutura para a implantação da Submarino, que envolve desde a criação do site até um galpão de 15.000 metros quadrados no bairro da Barra Funda, em São Paulo, com capacidade para 800.000 produtos. “Desde o início nossa proposta era ganhar com o giro da mercadoria e não com os juros cobrados nas vendas a prazo, uma postura ainda pouco adotada pelo varejo em geral“, ressalta Jansen.

Para garantir o prazo de entrega, de 24 horas nas capitais e de, no máximo, cinco dias úteis nas cidades mais distantes, o Submarino descobriu que não poderia depender do estoque dos seus mais de 500 fornecedores. Teria de contar com as próprias pernas. Hoje, 92% dos itens vendidos estão armazenados no galpão da Barra Funda. Todo o processo de estocagem, preparação e envio dos produtos é automatizado. “O cliente acompanha a trajetória do pedido desde o momento da compra até a entrega, por meio de um sistema individual, que pode ser consultado no próprio site“, conta Jansen. Segundo ele, o maior desafio da equipe é monitorar 100% as entregas, já que poucas são as transportadoras que dispõem desse tipo de serviço em tempo real.

Com menor custo operacional e maior sortimento, a loja virtual apresenta algumas vantagens frente aos pontos tradicionais. Mas, em contrapartida, tem de trabalhar dobrado para conquistar a fidelidade do consumidor. “A apresentação dos produtos deve ser a mais rica possível, para compensar a falta do contato físico, assim como a venda simplificada“, ensina Jansen. De acordo com o executivo, promoções que se renovam a cada semana e a presença em 2.000 sites e portais afiliados também ajudaram o Submarino a ser eleito, por duas vezes consecutivas,
a melhor loja da internet brasileira. O mais alto posto no pódio, porém, serviu para aumentar o comprometimento da empresa com a qualidade e a eficiência. Em 2002, a loja virtual implantou o serviço de Listas de Casamento e o Submarino Atômico, que entrega, em São Paulo, até 40.000 itens em apenas 24 horas.

“O varejo virtual é um segmento dinâmico, que exige das empresas novidades constantes na forma de atrair o cliente”

“Esse é um segmento muito dinâmico, que exige das empresas inovações constantes na forma de abordar e atrair o
consumidor“, afirma o executivo, salientando que exige das empresas inovações constantes na forma de abordar e atrair o consumidor”, afirma o executivo, salientando que não há propaganda melhor para uma loja virtual do que o
boca-a-boca. E Jansen vai além. Como se trata de uma modalidade do varejo bastante nova, o consumidor precisa
do aval de quem já realizou a operação para transitar pela loja virtual com maior desenvoltura. As referências ao Submarino têm sido positivas, com uma média diária de 5.000 pedidos, e um tíquete médio de 150 reais. “O crescimento dos negócios, a uma proporção de 70% ao ano, mostra que a operação está no caminho certo, mesmo depois de atravessar a chamada bolha da internet“, garante o presidente.

SÓ NO BRASIL – Jansen lembra que, quando a livraria virtual Booknet foi comprada por um grupo de empreendedores com o apoio da GP Investimentos – dando origem ao Submarino – no fim da década de 90, sobrava dinheiro no mercado internacional. Os investidores sabiam disso e se estruturaram para atuar não apenas no Brasil, mas em países e da Espanha, de língua espanhola. “O próprio nome Submarino foi escolhido por ter boa sonoridade e o mesmo significado nos dois idiomas“, explica Jansen. A empresa fincou suas operações em cinco países, até que o dinheiro acabou e a grande febre da internet passou. “Fomos rápidos no ajuste, fechando em 2001 as filiais da Argentina e de Portugal, além de vender as unidades do México e da Espanha, concentrando todos
os nossos esforços no Brasil“, lembra o executivo. A mudança de rota atrasou em praticamente um ano os planos de se atingir um faturamento médio anual de 300 milhões de reais, o que deverá acontecer nos próximos 18 meses. Por outro lado, deixou a equipe mais à vontade para estruturar a logística de compra e entrega num país continental como o Brasil. “Como o varejo tradicional, precisamos ter jogo de cintura para atender ao crescimento da demanda em datas promocionais“, admite Jansen, lembrando que o Natal de 2003 registrou 400.000 pedidos, 20% do volume anual, e um índice de entregas no prazo de 99,3%. Uma vitória, levando-se em conta que as encomendas chegaram
a 4.075 municípios, muitos deles sem acesso rodoviário.

“A LOJA VIRTUAL precisa trabalhar dobrado para conquistar a fidelidade do consumidor”

Mas o esforço, segundo Jansen, vale a pena. Ele recorda, entre outros casos, a entrega de um refrigerador numa cidade do sul de Minas Gerais que não tinha nem mesmo uma agência dos Correios. “A entrada do caminhão da transportadora na cidade foi motivo de festa em praça pública. Quer atendimento ao cliente melhor do que esse?“, gabasse o executivo. _ K.S.

Fonte: Site do Empreendedor

Dica de liderança: Como delegar tarefas

A dica de hoje foi dada por Marshall Goldsmith no blog da Harvard Business Review
Seguem algumas sugestões para compartilhar a liderança e estimular os talentos da sua empresa
  • Dê autoridade para os mais qualificados para fortalecer suas competências
  • Defina os limites que cada pessoa tem para tomar decisões
  • Cultive um clima em que as pessoas se sintam livres para ter iniciativa sobre suas tarefas
  • Dê a autonomia e os recursos para as pessoas mais qualificadas e estimule que elas usem essas ferramentas
  • Não questione a decisão das pessoas que você deu autoridade para tomar decisões
  • Se considere uma fonte de recursos ao invés de um gerente
  • Marque reuniões de acompanhamento apropriadas para analisar o progresso das tarefas e tomar ações caso necessárias
Se você delegar tarefas para as pessoas que estão perto do cliente e permitir que elas peguem tarefas desafiadoras, você perceberá que tem mais tempo do que imagina. Você irá gastar menos tempo conduzindo seus projetos e poderá até desenvolver um senso de satisfação por resultados que não são diretamente seus.
Melhor do que isso, seus liderados poderão aumentar o sentimento de parceria e se tornarem mais engajados pelo sucesso da empresa, do time e deles próprios.
 
Fonte: Saia do lugar

O que é liderança: Entrevista com Antonio Jorge Gordilho

Antônio Gordilho é consultor e empresário e recentemente escreveu o livro – O Supervisor – lançado em todo o Brasil, pela All Print editora.

Na sua visão o que é liderança?Prefiro sempre abordar este tema no contexto empresarial, que é o que importa em nosso caso.
Nesta perspectiva, liderança é um atributo de uma prática de chefia, o qual descrevo como a capacidade de um nível de autoridade (diretor(a) , gerente, supervisor(a)), de mobilizar pessoas para o alcance dos objetivos e, principalmente, de fazer com que todos, de uma forma natural e autônoma, se disponham a fazer o seu melhor.
Quais os principais papéis do líder nas organizações atuais?Como a competição é muito forte, cabe ao líder envolver cada pessoa da empresa nesta competição. É aí que não raro aparecem claramente as grandes deficiências: como envolver cada um se não se sabe ao certo e consistentemente quais são as necessidades e os requisitos do cliente?
Se não se informa cada pessoa da empresa seu papel no atendimento aos requisitos, e também qual o impacto do seu trabalho bem feito ou mal feito na satisfação do cliente? Como levar a pessoa a fazer o seu melhor se não lhe é atribuída sequer um objetivo ou meta? Enfim, diligenciar soluções para estes problemas é o papel do líder atual.
Você acredita que liderança é algo que pode ser desenvolvido ou é um talento nato?Há os dois tipos de líderes: os natos e os que são feitos. Os natos são uma minoria irrelevante. É no contexto organizacional, repito, que existem e devem existir os líderes desenvolvidos. Entretanto, antes de se tornar um líder o indivíduo deve aprender a ser um chefe, o que já será um enorme passo para a liderança.
É preciso superar a visão preconceituosa e depreciativa dos chefes. Os líderes organizacionais são o que denomino “chefes autênticos”.
Qual sua dica para o empreendedor que quer se tornar um líder melhor?Torne-se um chefe autêntico: aquele que educa continuamente, treina, exige, reconhece, elogia, pune e promove, sempre com equilíbrio e justiça. Além disso, o principal: propõe desafios duros e factíveis. Lembre-se não existe chefe autêntico de coisas, mas de pessoas: aprenda a lidar com elas conforme descrevi.
 
Fonte: Saia do lugar

Os 9 princípios pra quem quer chegar mais longe

A dica de hoje foi dada por John Spence no blog Achieving Business Excellence
Crenças fortes
Não necessariamente crenças religiosas, mas ter um sentimento profundo de que as coisas estão conectadas no universo e uma grande admiração pelas coisas boas da vida.
Um sentimento de “eu posso”
As pessoas que são mais bem sucedidas pensam como vencedores! E a atitude de “eu posso” é a base pra essa abordagem pra tudo na vida.
Visão
Um homem ou mulher de sucesso tem uma visão, um sonho, um foco. Ele ou ela tem uma ideia clara do que eles querem ter, ser, fazer e conseguir.
Paixão
Aquela chama para alcançar a visão e os objetivos. Um desejo incansável de fazer algo grandioso que faça a diferença.
Coragem
A vida encolhe ou aumenta na proporção da coragem da pessoa. Coragem significa estar disposto a correr riscos e aceitar desafios. Homens e mulheres de coragem não se preocupam com o fracasso; sabem que ele é um dos custos do sucesso. Todos os campeões sabem que para alcançar a excelência exisitirão alguns obstáculos.
Carater
Pessoas bem sucedidas são transparentes e honestas na hora de fazer acordos. Integridade é a base da confiança. Confiança é algo que não pode ser conquistado, apenas recebido.
Competência
Algumas vezes, ser bom não é bom o suficiente. Competência é a diferença entre a excelência e a mediocridade. Aqueles que querem a excelência entendem que aumentar sua competência na sua área de atuação é um pré-requisito para o sucesso.
Auto confiança
Isso não significa ego e sim um sentimento forte de que com muito trabalho, foco, integridade e desenvolvimento contínuo… você pode e irá ter sucesso.
Disciplina
Platão já dizia “A primeira e melhor vitória para um homem é conquistar a si mesmo”. Muitas pessoas entendem o que é necessário para alcançar o sucesso, mas poucas tem a disciplina pra fazer essas coisas e pagar o preço. Esperança não é uma estratégia… por isso que as pessoas bem sucedidas estão dispostas a fazer o que as outras não estão.
 
Por Richard St. John
 
Fonte: Saia do lugar

As 10 causas mais comuns para o fracasso

Muitas pessoas estudam o sucesso, mas não tantas estudam o fracasso.
Fazê-lo é uma das maneiras mais pertinentes de se obter aprendizado contundente que crie anticorpos que o ajudarão a se proteger da vontade de manter comportamentos que, com frequência, levam ao fracasso.
Como já sabemos, é mais inteligente atuar na causa, do que no efeito.
Jornada empreendedora
Algumas vezes você já chegou longe demais para fracassar
Confira abaixo algumas das causas mais comuns do fracasso e aja sobre elas.
1ª Causa do Fracasso: O velho truque de pôr a culpa nos outros
Você é daqueles que tem sempre um belo discurso para se esquivar? Cuidado.
2ª Causa do Fracasso – O oposto da 1ª. A tendência imediata a se culpar e se rebaixar
A auto piedade gera auto censura que gera auto desprezo
3ª Causa do Fracasso – Não ter objetivos
A pergunta é: quando começaremos a viver como se compreendêssemos a urgência da vida?
4ª Causa do Fracasso – Escolher objetivos errados
Fazê-lo, é dedicar esforços e orientar toda sua vida em função de algo que não o realizará.
5ª Causa do Fracasso – O Atalho
São muitas as formas de ceder a tentação e seguir pelo caminho aparentemente + fácil e não fazer o necessário
6ª Causa do Fracasso – Escolher uma estrada longa demais
Não ver a linha de chegada pode desanimar e cansar, por isso planeje a rota antes.
7ª Causa do Fracasso – Negligenciar pequenas coisas
A falta de atenção aos detalhes põe abaixo grandes obras.
8ª Causa do Fracasso – Desistir cedo demais
Os homens não falham, eles desistem de tentar. Não pare em qualquer topada.
9ª Causa do Fracasso – O fardo do passado
As crenças e padrões do passado continuarão cobrando o preço caso você não se resolva.
10ª Causa do Fracasso – A ilusão do sucesso
O momento + perigoso vem com a vitória. Com ela vem a negligência e falta de concentração fatais.
 
Fonte: Saia do lugar

Por que você não deve ter medo de mudar de ideia

Vamos ser bem objetivos… A cada dia que passa você precisa tomar diversas decisões no seu negócio e cada uma dessas decisões acaba gerando um impacto positivo ou negativo nos seus resultados.
É claro que medir o impacto dessas decisões, conforme você pode imaginar, demanda tempo, mas uma vez que seja constatado o resultado de determinada decisão, nada impede que você decida mudar.
Eu estou escrevendo sobre isso, pois é muito comum vermos as pessoas insistir num caminho só para não ter que admitir para si próprias e para os outros que a decisão tomada anteriormente não foi das melhores.
Meu amigo, você possui o dom de pensar e, por isso, não deve ter medo de mudar de ideia. O que não faz sentido é insistir numa decisão ruim. Em outras palavras, se for necessário mudar, mude.
Avalie e analise suas decisões continuamente. É assim que você poderá encontrar o melhor caminho a seguir. Pense nisso.
 
Fonte: Saia do lugar

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Bruce Lee: Lições de Vida [Entrevista]

 
bruce lee e suas lições de vida
Também queremos rir assim.

Bruce Lee é uma grande inspiração. Vai aqui um post legal do Pequeno Guru sobre as lições desse mestre logo após “A Entrevista Perdida” de Bruce Lee em vídeo, nossa contribuição.

Bruce Lee, “The lost interview” vale a pena:


Para alguns, ele foi um ator; para outros o maior artista marcial de todos os tempos. Mas poucos conhecem um outro lado igualmente excepcional, o de filósofo. Confesso que fiquei surpreso quando peguei emprestado o livro “O Tao do Jeet Kune Do” e conheci um lado que não imaginava. Bruce foi um grande pai, um marido dedicado e detentor de uma disciplina marcial de dar inveja a qualquer lutador do UFC.  Ele foi um exemplo em todos os aspectos, mas acredito que o maior de todos exemplos dele é o de vida.

Abaixo estão 10 lições de vida que um dos maiores lutadores de todos os tempos deixou para nós em apenas 32 anos de vida.

1. OBJETIVO

“Um objetivo nem sempre é para ser atingido, frequentemente serve apenas como algo a ser mirado.”
Esse talvez seja um dos clichês da motivação mais negligenciados.  Ter objetivo é importante, mas não é tudo. É preciso apreciar a jornada tanto quanto a chegada. De fato, estudos comprovam que o corpo humano produz mais serotonina (hormônio da felicidade) quando estamos prestes a conseguir algo do que quando conseguimos. Se você tem um objetivo, faça dele uma consequência de algo valioso, e que se não der certo, tudo bem, valeu a pena.

2. FLEXIBILIDADE

“Limpe a sua mente e seja como a água, sem forma. Você coloca a água num copo e se torna o copo, coloca água em uma garrafa, se torna a garrafa.”
Resiliência e adaptabilidade são duas das mais valiosas qualidades que uma pessoa pode ter. Não seja duro, lento e difícil de lidar. Seja flexível, rápido e fácil de conviver — adapte-se às circustâncias em vez de confrontá-las. Flexibilidade é a capacidade que algo tem de se moldar às adversidades, a água é o maior exemplo, ela não se opõe aos obstáculos, se molda a ele.

3. TEMPO

“Se você ama a vida, não desperdice tempo, é de tempo que a vida é feita.”
Você já leu isso em algum lugar, mas Bruce colocou isso de uma forma diferente. Se a vida é feita de tempo — logo é limitada — , então viver é aproveitar o tempo. Evite reclamar que você não tem tempo, evite sonhar com um dia de 30 horas, isso é perda de tempo.  Se você tem apenas 1 hora livre no final do dia, aproveite! Faça algo que realmente te deixe feliz. E se você não está feliz hoje, se algo lhe incomoda, saiba que você está perdendo tempo. Mude!

4. PROPÓSITO

“Viver de verdade é viver para os outros.”
Que graça a vida teria se não tivéssemos ninguém para compartilhar? Ninguém para cuidar, ninguém que nos esperar ao final do dia, ninguém para nos motivar…  alguém que valha a pena luta. Não é hipocrisia, não falo da boca pra fora, eu realmente acho que o propósito da vida de cada um é fazer os outros felizes. Porque se as pessoas com quem me importo forem felizes, eu também serei. Para manter isso sempre aceso dentro de mim, frequentemente me pergunto: o que você pode fazer para alegrar o dia de alguém (sem esperar nada em troca)?

5. ACEITAÇÃO

“Não pense sobre quem está certo ou errado ou quem é melhor que o outro. Não seja nem a favor nem contra.”
Você não acha que o mundo seria melhor se as pessoas não julgassem tanto umas as outras? Outro dia eu comentei que nem todo mundo quer mudar o mundo, mas todo mundo gostaria de mudar o outro. Um amigo concluiu brilhantemente: devíamos querer mudar a nós mesmos. Para mim, falar dos outros é uma perda de tempo e pior, é nocivo. Precisamos entender que o mundo é um lugar heterogêneo e agradecer por ele ser assim.

6. FOCO

“Eu não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez, eu temo aquele que praticou um chute 10.000 vezes.”
Seja um especialista. Se você quer ser muito bom em algo, pratique, pratique, pratique. E quando você achar que já praticou o suficiente, pratique o dobro. E quando você achar que não tem mais como melhorar, pratique um pouquinho mais. Seja o melhor em algo e você será reconhecido por isso. Não desista no meio.

7. SIMPLICIDADE

“Simplicidade é a chave para algo brilhante.”
Vivemos em um mundo onde tudo é complexo e cheio de detalhes. Mas, ainda assim,  valorizamos o que é simples. Felicidade vem de dentro, do que sentimos não do que temos. Precisamos desobstruir o caminho da felicidade, eliminar as superficialidades da vida, querer cada vez menos não mais. As pessoas mais admiráveis que conheci (ou li) frequentemente foram as mais simples e modestas também.

8. ENCONTRE O SEU CAMINHO

“Absorva o que lhe é útil, descarte o que não é, e adicione algo único.”
Quando começamos algo (seja a vida ou um curso técnico), precisamos ouvir, aprender e observar. Dessa forma, absorvemos o conhecimento necessário para fazermos do nosso jeito. Testando, vemos o que funciona conosco e o que não. Essas adaptações são cruciais para criar um estilo próprio. Ao final, acrescente pequenos toques pessoais. Não viva à sombra dos outros.

9. EGO

“Artes-marciais são principalmente fonte de auto-conhecimento. Um soco ou um chute não é para arrancar os males do cara a sua frente, mas para arrancá-los seu próprio ego, medo e obstáculos.”
Tudo que você faz envolve seu ego. É ele que fica assustado, sente medo e impede você de fazer algo porque assim já está bom. Aprenda a controlar os seus próprios medos e convertê-los em motivação, essa é a maior fonte de coragem.

10. COMECE AGIR

“Saber não é o suficiente, você tem que aplicar; querer não é o bastante, você tem que fazer.”
A frase diz por si só. Pare de ler e vá por em prática.

Fonte: Pequeno Guru. Baseado em artigo do Dumb Little Man. / Agradecimento a Jessin, cujo comentário levou a uma pequena modificação no post original.]

 

O que Nelson Mandela nos ensinou sobre liderança

As lições que um dos maiores líderes de todos os tempos pode nos deixar para continuarmos lutando por um mundo melhor

Nelson Mandela ficou em estado crítico na segunda passada devido uma infecção pulmonar recorrente. Em 2008, a revista TIME publicou uma matéria de capa sobre os segredos da liderança de Nelson Mandela, em comemoração aos seus 90 anos.
Por ocasião dos 90 anos de Mandela, a revista compartilhou 8 lições de liderança sobre a vida do líder anti-apartheid que foram tiradas de entrevistas com o ex-presidente sul-africano.
Embora a revista esteja disponível na internet apenas para os assinantes, as 8 lições de TIME incluem frases como: “parar também é liderar” e “conheça seu inimigo – e aprenda seu esporte favorito”.
Mas algumas das melhores iscas de sabedoria são as citações de Mandela sobre as suas ideias de liderança familiar.
Quando Mandela estava com medo (fosse na prisão, ou fosse em um avião fazendo um pouso de emergência), ele admitiu que os líderes não devem deixar que as pessoas saibam dessas coisas.
Você deve ser colocar à frente dessas coisas, foi o que Mandela aprendeu com o rei tribal que o criou quando criança que, “os líderes não devem entrar no debate muito cedo”.
Nelson Mandela, exemplo de liderança e democracia.
Nelson Mandela, exemplo de liderança e democracia.
Além disso, Mandela costumava dizer que o sábio é aquele que convence as pessoas a fazer as coisas e pensar que elas são suas ideias.
Mandela, é claro, tinha muitas coisas a dizer sobre liderança ao longo de sua vida, embora por muitos anos os sul-africanos tenham sido proibidos de citá-lo.
Aqui separamos algumas das suas melhores frases de liderança, extraídas do Nelson Mandela By Himself: The Authorised Book of Quotations.
Discursos longos, tremor de punhos, batidas de mesa e resoluções com palavras fortes que não tenham ligação com as condições objetivas, e que não estejam ligados a ações, podem trazer um grande dano para a luta e para a organização que servimos.
Essa citação é parte do discurso conhecido como “não há caminho fácil até a liberdade”, de setembro de 1953.
Eu não tinha nenhuma crença específica, exceto que a nossa causa era justa, era muito forte e foi ganhando cada vez mais apoio.
Discurso feito na Cidade do Cabo, em fevereiro de 1994.
Os verdadeiros líderes devem estar prontos para sacrificar tudo pela liberdade de seu povo.
Discurso feito em 25 de abril de 1998 na África do Sul.
O que vale na vida não é o simples fato de termos vivido. É a diferença que fazemos na vida de outras pessoas que irá determinar o significado da vida que levamos.
Festa de aniversário de Walter Sisulu, em Joanesburgo em 18 de maio de 2002.
Nunca foi meu costume usar palavras de ordem. Se tem alguma coisa que 27 anos de prisão nos ensina é a usar o silêncio da solidão para nos ajudar a entender como as palavras são preciosas e como o impacto real dos discursos está sobre a forma como as pessoas vivem e morrem.
Discurso de encerramento da 13ª Conferência Internacional da Aids, em Durban, em 14 de julho de 2000.
Certamente, as citações e frases de Mandela são apenas um reflexo de seu exemplo, que é a maior arma que qualquer líder pode ter a seu favor.
Nelson Mandela viveu a sua vida como um exemplo de liderança.
Nelson Mandela viveu a sua vida como um exemplo de liderança.
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Este artigo foi adaptado do original, “What Nelson Mandela had to say about leadership”, do Washington Post.

Fonte: Jornal do Empreendedor

10 dicas para se tornar uma pessoa carismática

Algumas pessoas têm o dom de fazer com que nos sintamos importantes, especiais, instantaneamente. São aquelas pessoas que, quando entram em uma sala, fazem tudo parecer mais brilhante. Não dá para negar: algumas pessoas são naturalmente carismáticas.

Algumas pessoas são naturalmente carismáticas. Outras precisam treinar o hábito diariamente
As pessoas realmente carismáticas são notáveis: elas constroem e mantém grandes relacionamentos, influenciam de maneira positiva os que estão à sua volta, fazem as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas. São o tipo de gente que queremos ter à nossa volta. Tipos de pessoas que queremos ser. O bom é que podemos. O carisma não tem relação com o seu nível de sucesso, suas habilidades ou o modo como se veste, mas com o que somos e fazemos.  Confira abaixo alguns hábitos facilmente encontrados nas pessoas carismáticas e que servem como lição para todos nós.

1. Eles escutam mais do que falam

Faça perguntas. Mantenha o contato visual. Sorria. Franza o cenho. Acene com a cabeça. Ao responder a algo, faça-o com a linguagem não-verbal mais do que com a verbal. Isso fará com que o outro se sinta importante. Quando você estiver falando, não ofereça conselhos a menos que tenham pedido. Simplesmente ouvir mostra que você se importa muito mais do que quando os conselhos vazios são oferecidos, pois estes conselhos geralmente farão com que a conversa seja sobre você, e não sobre o outro.
Não acredita? Na frase “Olha, o que eu faria é…”, de quem se está falando: de você, ou do outro?
Só fale se tiver algo importante a dizer. “Importante” para todos, e não apenas para você.

2. Eles não são seletivos

Algumas pessoas – e com certeza você conhece gente assim – são incapazes de ouvir qualquer coisa sobre aqueles que acreditam inferiores ou diferentes. Você pode até falar com estas pessoas, mas será o mesmo que falar com as paredes, pois elas simplesmente não se importam.
Pessoas carismáticas escutam a todos, independentemente de sermos iguais ou diferentes pelo status social, nível de inteligência ou divergências de ideias. Os carismáticos conseguem fazer com que sintamos como se realmente houvesse algo em comum com eles. Isso acontece porque realmente há: somos todos “pessoas”.

3. Eles não desviam a atenção

Não fique mexendo em seu celular. Despregue os olhos do monitor. Mude o foco de sua atenção por um momento. Você não pode manter uma conexão com o outro se estiver ocupado demais com suas coisas. Dê o presente de sua atenção completa ao interlocutor, e isso mostrará que realmente se importa com o que ele diz.

4. Eles dão antes de receber. E, geralmente, nunca recebem nada.

Nunca pense no que pode ganhar em troca. Mantenha o foco naquilo que você é capaz de dar, e uma conexão verdadeira será criada.

5. Eles não agem com arrogância, nem dão demasiada importância a si mesmos…

O único tipo de pessoa que se impressiona um arrogante materialista e pretensioso é a do tipo pretensiosa, materialista e arrogante. O resto de nós não se impressiona. Ficamos é irritados, desconfortáveis. E odiamos quando este tipo de pessoa aparece.

6. …Pois eles sabem que todos são importantes.

Você conhece seus próprios pensamentos. Você sabe suas opiniões. Suas perspectivas e seus pontos de vista. Isso não importa, pois já é seu. Você não tem nada a aprender com isso.
Mas você não sabe o que os outros pensam, e todos, não importa quem, sabem alguma coisa que você não sabe. Isso faz deles tão importantes quanto você, pois você pode aprender muito com cada um.

7. Eles colocam as luzes sobre as outras pessoas

Ninguém recebe elogios o suficiente. Ninguém. Diga às pessoas o que elas fizeram de bom. Espere, você não sabe o que as pessoas fizeram de bom? Que vergonha. É seu trabalho descobrir.
As pessoas apreciarão o fato de que você se importa e presta atenção naquilo que elas fazem.

8. Eles escolhem suas palavras

As palavras que você usa têm impacto sobre as outras pessoas. Por exemplo: você não tem que ir a um encontro. Você quer se divertir com alguém. Você não tem que comprar um presente para o amigo secreto do trabalho. Você quer participar de uma divertida interação social. Você não tem que ir à academia. Você quer cuidar de sua saúde e de seu corpo. Você não tem que entrevistar candidatos para um emprego. Você vai selecionar um grande profissional para fazer parte de seu time.
Todos queremos ser associados à felicidade, ao entusiasmo. As palavras que você escolhe podem ajudar o outro a se sentir melhor consigo mesmo e, consequentemente, com você.

9. Eles não discutem o fracasso dos outros…

Uma coisa é certa: todos gostamos de uma fofoquinha. Todos temos este lado, ainda que o evitemos. O problema é que não necessariamente gostamos de quem as conta e, definitivamente, não respeitamos esta pessoa. Não ria dos outros. Se o fizer, dará espaço para que riam de você.

10. …Mas sempre admitem os próprios fracassos.

Seja genuíno. Admita seus erros. Ria de si mesmo. Assim, ninguém rirá de você, mas com você. E gostarão mais de você por isso.
Adaptado de texto de Jeff Haden, publicado originalmente na Inc.com.

Fonte: Jornal do Empreendedor

O jeito certo de crescer: 3 fatores que farão a sua empresa – seja uma startup ou não – crescer e eliminar a concorrência

Paul Graham definiu as startups como sendo as máquinas de crescimento. Certamente, perseguir o crescimento é uma grande parte da vida de uma startup.
Mas o crescimento é apenas uma parte disso. Afinal, crescer muito rápido implode uma startup. Cresça na direção errada e você estará morto na linha de chegada. Cresça lentamente e você será esmagado pelos concorrentes.
Assim, como crescer da maneira certa?
Rápido o suficiente para bater os seus concorrentes e no tempo suficiente para manter todos focados no objetivo correto? E como você tem certeza de que está fazendo a coisa certa, em primeiro lugar?

#1. Mate ideias

Para se certificar que você não está crescendo na direção errada, você tem que parar de pensar que todas as ideias são importantes.
Startups precisam matar ideias de forma rápida sem cerimônia. Se mantivermos uma cerimônia de funeral para cada ideia que tivermos que matar, o último funeral será o nosso.
Matar ideias se torna uma atividade tão comum nas startups que pode ser muito desorientador e desmoralizante trabalhar em uma startup algumas vezes.
A maioria de nossas ideias são ideias mortas.
As pessoas não são recompensadas por gerar ideias boas, mas sim pela geração de ideias testáveis. Em seguida, teste a ideia e prove que o teste não foi apenas um acaso.
Há muitas pessoas com ideia nesse mundo. Você não quer essas pessoas trabalhando em sua startup. Pessoas com ideias acham que as coisas mais importantes que eles criam são ideias.
Mas as ideias em uma startup são apenas uma fração do todo. E é realmente isso. As ideias são feitas para serem mortas.
Exceto para as que sobrevivem. Isso pode ser brutal e duro. Mas também é emocionante. E quando uma ideia persevera, sobrevivendo ao tratamento mais severo possível, o resultado é mágico.
Matar ideias é tão importante quanto tê-las.
Matar ideias é tão importante quanto tê-las.

#2. Contrate maníacos

Não estamos falando sobre contratar loucos. Estamos falando sobre não contratar que querem apenas sentar-se em uma mesa e receber um salário.
Contrate alguém que tenha sede. Alguém em busca de sangue.
Essas pessoas não precisam fazer da sua vida o seu trabalho. Não precisam ser workaholics. Mas precisam ser conhecedoras de seu trabalho e saberem o que querem, dentro e fora do trabalho.
Quando temos uma equipe de maníacos, todos se tornam maníacos conectados. Essas pessoas não têm nenhum problema em matar ideias de maneira devastadora. O trabalho se tornou um jogo e o objetivo é apenas vencer.
Seus concorrentes vão começar a ficar com medo. O que nos leva ao ponto final.
Encontre maníacos pelo trabalho para fazer parte da sua equipe.
Encontre maníacos pelo trabalho para fazer parte da sua equipe.

#3. Ignore seus concorrentes

Você não precisa matar seus concorrentes. Você só precisa deixar um enorme abismo tão grande entre você e eles no mercado que as pessoas esqueçam que eles existem.
Eles vão querer tirar o seu foco, chamar você para a briga, mas você não tem tempo a perder com isso.
Os concorrentes estão do seu lado, talvez usando a sua ideia morta, ou a mesma ideia que você está usando agora. Por isso, tomara que você esteja trabalhando em uma ideia, com um bando de maníacos em uma missão totalmente enlouquecida.
A única coisa que você tem que fazer é: trabalhe exatamente no que o cliente queria.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Why startups live” do The Next Web.


Fonte: Jornal do Empreendedor

Porque o altruísmo é bom para os negócios? Veja mais:

Ser egoísta pode arruinar o seu negócio ou o seu mercado. Ser altruísta, pode elevar o seu negócio a um novo patamar

A atual crise econômica mundial é muitas vezes atribuída à ganância, egoísmo e excessos antiéticos do capitalismo desenfreado. Podemos ver justificativas a isso na boca de muitos partidos políticos. Seja no Brasil, ou fora dele.
Em grande parte, essa análise, acaba por se comprovar nas grandes crises que viemos presenciando nos últimos anos.
A crise do subprime americano, que afetou muitos países e até hoje não foi estancada é o resultado da ganância extrema de executivos ladrões.
A maioria de nós assume, no entanto que a ganância, o egoísmo e o comportamento antiético estão intrínsecos ao mercado livre, ao capitalismo e ao lucro. Acreditamos que tudo não passa de uma ditadura do capital e que somos vítimas injustiçadas disso tudo.
Ledo engano. O capitalismo tirou mais pessoas da pobreza e ruína do que qualquer outra bolsa-isso-ou-aquilo que jogou o dinheiro na mão das pessoas às custas do endividamento interno.
E uma vez que o capitalismo provou ser modelo econômico mais produtivo que o mundo já viu, isso leva muitas pessoas a concluir que precisam gerir um negócio como se fosse uma besta.
O capitalismo assume o papel de um animal selvagem e perigoso que vem comer da nossa comida e, um animal que não podemos viver sem.
Essa análise pressupõe que essa besta nunca pode ser domada e por isso deve ser constantemente impedida de seguir em frente para que, de repente, não traga nenhum tipo de consequência desastrosas que sofreram recentemente.
O egoísmo e a arrogância nos negócios já nos deram amargas lições.
O egoísmo e a arrogância nos negócios já nos deram amargas lições.

A armadilha do capitalismo

Infelizmente essa descrição do capitalismo nos coloca em uma dolorosa armadilha. Como ter um propósito maior, colocar as pessoas em primeiro lugar e manter o foco no cliente se isso estiver em desacordo com essa besta do capitalismo em que sempre precisamos sugar?
Na linha de fundo dessa guerra, que parece nunca ter fim, esses objetivos mais elevados ficam relegados ao reino do altruísmo.
Esses objetivos maiores acabam definhando, juntamente com os apelos de uma natureza melhor no mundo corporativo.
Business Secrets of the Trappist Monkes: One CEO’s Quest for Meaning
Em Business Secrets of the Trappist Monkes: One CEO’s Quest for Meaning, de August Turak, a dicotomia entre o propósito maior e o lucro são falsas. Em vez disso, o nosso maior sucesso está atrelado ao altruísmo. É o que defende o autor.
Quanto mais nos esquecemos de nossas motivações egoístas, mais bem sucedido nos tornamos.
Ao viver e trabalhar ao lado dos monges de Abadia Mepkin, Turak afirma que é possível perceber que no fundo eles estão vivendo um modelo econômico antigo, ainda emergente, que rejeita a hipótese de que o capitalismo e os propósitos maiores estão em conflito.

Capitalismo e altruísmo

Os monges de Mepkin têm tido um grande sucesso no mundo dos negócios não apenas pelo seu fantástico compromisso com altos princípios, mas principalmente por causa deles.
O segredo contraintuitivo dessas pessoas é que quanto mais nos esquecemos de nossas motivações egoístas, mais bem sucedido nos tornamos.
Se esta análise for correta, então nossa tarefa, ainda que difícil, não é interminável, amarga, competitiva e cooperada. Em vez disso, devemos transcender essas falsas dicotomias por demonstrar conclusivamente que a abnegação não é tudo no empreendedorismo.
É preciso provar que o altruísmo pode ser mais do que uma campanha de responsabilidade social velada e estratégia mascarada de recrutamento e marketing.
A abnegação vai transformar as empresas em organizações mais rentáveis e produtivas do que temos hoje. Isso não significa sacrificar o crescimento e a rentabilidade para o ilusório bem comum.
Isso significa simplesmente elevar os padrões do seu negócio. Esse método não prevê a implosão do lucro, nem do sistema capitalista como um todo.
Eleve o seu negócio para princípios, para as outras pessoas, e não apenas para o seu próprio umbigo.
A abnegação transcende os processos comuns encontrados em empresas e organizações. Substitua os seus objetivos de negócio atual assumindo uma missão maior que você mesmo, transformando você e sua empresa, de egoísta para organizações totalmente altruístas.
Monges trapistas podem nos ensinar muito sobre altruísmo e sucesso nos negócios.
Monges trapistas podem nos ensinar muito sobre altruísmo e sucesso nos negócios.
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Este artigo foi adaptado do original, “August Turak: Why Being Selfless is Good for Business”, da Columbia University Press Blog.

Fonte: Jornal do Empreendedor

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sexta-feira, 19 de julho de 2013

10 dicas para a felicidade diária.

Pequenos hábitos diários podem contribuir para uma vida cheia de sentido e felicidade

Sentir-se bem deve ser a sua prioridade número 1. Nosso desempenho em todas as áreas da nossa vida mudam completamente quando estamos nos sentindo bem.
A felicidade está nos pequenos detalhes. Abaixo estão 10 maneiras de melhorar o seu dia, humor, saúde, atitude e, consequentemente, sua felicidade.

#1. Medite de 15 a 30 minutos por dia

A meditação faz com que nosso cérebro fique mais relaxado e pronto para novos desafios.

#2. Tenha um objetivo para o dia

Qual o proveito você quer tirar do dia de hoje?
Qual a qualidade você quer aprimorar, o que você espera ter aprendido depois que o dia terminar, o que você quer passar para os outros?
Responda essas perguntas antes de começar o seu dia e esteja pronto para coloca-las em prática.

#3. Faça exercícios

Corrida, caminhada, yoga, academia, pilates. Faça alguma coisa. Invista ao menos 30 minutos do seu dia renovando as suas energias em alguma atividade física.
Treine o seu corpo para se sentir bem e permitir que você tenha um dia positivo.
Pratique atividades físicas para aumentar seu vigor físico.
Pratique atividades físicas para aumentar seu vigor físico.

#4. Seja grato

Essa deve ser a primeira coisa que você deve fazer todos os dias pela manhã. Agradeça pelos seus dons, suas habilidades, seus desafios e, principalmente pela sua saúde.
Seja agradecido por ter acordado com um corpo saudável e uma mente clara o suficiente para a sua nova jornada.
Durante a noite, antes de dormir, reveja todas as coisas que aconteceram. Alimente o músculo da gratidão e treine sua mente para se concentrar em coisas boas: você está vivo, tem saúde e pode levantar para trabalhar todos os dias.

#5. Ouça palavras de sabedoria

Tenha no seu carro, no seu iPod, celular ou computador lições, músicas e depoimentos de pessoas que inspirem sabedoria.
Ao menos por alguns minutos, dedique-se a ouvir passagens de sabedoria de mestres e pessoas que podem nos auxiliar a ter uma vida melhor e mais produtiva.

#6. Tome suco verde

Alimentos alcalinos ajuda a aumentar o nosso sistema imunológico, além de nos deixar mais bem humorado e disposto durante todo o dia.
Apesar de parecer algo ruim, o suco verde é bem gostoso e saboroso. Experimente essa receita: 3 folhas de espinafre, suco de limão, abacaxi e uma rodela de gengibre. Certamente você vai gostar dos benefícios desse pequeno hábito.

#7. Sente-se ao sol por alguns minutos

Sente-se ao sol para receber as energias. Além de fazer bem ao nosso corpo, isso pode nos ajudar a rearranjar alguns pensamentos e ideias de tudo que pode nos tirar o foco ao longo do dia.

#8. Crie um diário

Crie um diário sobre seus sonhos, desejos e sobre a vida que você está criando. Pense no trabalho de escreve um diário como ligar a torneira e deixar a sua mente falar.
Despeje todos os seus pensamentos, consciência e vontades saírem. Não guarde nada. Esse é o processo de limpeza da sua mente em que você coloca tudo pra fora.
Coloque para fora suas ideias e aspirações.
Coloque para fora suas ideias e aspirações.

#9. Brinque, cante e dance

Essa é a maneira mais comprovada de mudar o seu humor e ficar bem durante o dia.
Além disso, abre e liberta a mente e o coração. Deixe a criança dentro de você sair e, divirta-se durante o dia.

#10. Estenda a mão

Comprimente as pessoas. Esteja aberto para novas amizades, trocas de conhecimento e, conhecer pessoas novas.
Muitas vezes isso vai ajudá-lo a conhecer pessoas e ideias que podem fazer grande diferença em nossas vidas.

Essas dicas vão lhe dar força para começar um novo dia

E estar aberto para a vida, para coisas novas e edificantes. Encha o seu dia com rotinas positivas e, bons hábitos e, você fará de sua vida uma bela jornada de felicidade.
___
Este artigo foi inspirado pelo, “10 Tools for Everyday Happiness” do PositivelyPositive

Fonte: Jornal do Empreeendedor

Look pra você arrasar esse final de semana. Só na Lolita!



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CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO

O Raciocínio Lógico é fundamental na tomada de decisões em situações do cotidiano, bem como na construção e desenvolvimento de uma boa argumentação. Praticar o Raciocínio Lógico reforça a capacidade mental e colabora para o desenvolvimento do Quociente de Inteligência (QI).
Além da grande importância que exerce no dia-a-dia, o Raciocínio Lógico ganhou grande popularidade em função dos Concursos Públicos. Grande parte dos Concursos Públicos exigem conhecimentos em raciocínio lógico, aumentando ainda mais a importância desta matéria.
Contemplando essas questões, o Cursos 24 Horas oferece o Curso de Introdução ao Raciocínio Lógico, que engloba diversos conceitos básicos de Raciocínio Lógico, como proposições, premissas, a construção de tabelas verdade, entre outros para você aplicar em diversas ocasiões, como no seu dia a dia e nas provas de concursos públicos.
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A Hotelaria tem crescido consideravelmente e oferecido inúmeras oportunidades de emprego aos brasileiros, mas para conseguir uma boa colocação nesta área, principalmente visando os grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, é preciso estar preparado.

O Curso de Gestão Hoteleira foi criado para quem deseja atuar na Administração de um Hotel e pode ser feito tanto por quem já trabalha na área, como pelos que desejam ingressar neste mercado tão promissor.

Durante o curso, você conhecerá os diferentes tipos de hospedagens, suas características, vantagens, além de aprender a administrar os setores de Marketing, RH, Eventos, entre outros.

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Conheça a história da empresa Sena Filme

Comentamos em algumas histórias sobre o maior empreendedor do século. Neste lembraremos do 2o maior empreendedor, trata-se de Amador Aguiar, fundador do Bradesco, uma lenda por ter construído uma fortuna pessoal de US$ 860 milhões. O Bradesco é o maior banco privado da América Latina, com patrimônio de 6 bilhões e emprega 67 mil funcionários. Salientamos que Amador Aguiar era Lavrador, iniciou sua carreira aos 22 anos como office-boy no Banco Noroeste de São Paulo, tendo inaugurado o Bradesco com 39 anos, dizia que “só o trabalho pode produzir riqueza” e transformou o Bradesco no que é hoje (Isto É / Edição 1570 Especial 10). Veja sua História neste site.

Todavia, nossa proposta é contar a história de uma empresa de sucesso do Sertão Central do Ceará, a Sena Film, que tem por empreendedor Antonio Cesar Alves de Oliveira, 26 anos, atual presidente da CDL de Senador Pompeu e também proprietário da Sena Graff. O mesmo nasceu no Sítio Candoca que faz parte do Distrito de Engenheiro José Lopes na Cidade de Senador Pompeu, onde morou até 1990.

Primogênito do Casal Antonio Francisco de Oliveira e Maria Nazareth Alves de Oliveira, no início do ano 1991, quando César começou a cursar a 5ª Seríe, seu pai fotógrafo há mais de 15 anos e sempre preocupado em dar uma educação de qualidade aos seus filhos, mudou-se para a sede da Cidade com toda a família. Ao final deste mesmo ano seu pai lhe presenteou com uma máquina fotográfica. A partir de então César despertou o interesse pela fotografia e não demorou para que o garoto, até então tímido começasse a frequentar os eventos sociais da cidade, atuando como fotógrafo.

Em pouco tempo constituiu uma boa clientela, que lhe rendeu bons resultados financeiros. Apesar de jovem, César viu que estava nas suas mãos o início de um bom negócio. Sempre com pensamento positivo e de olho no futuro, Cesar falou para seu pai que tinha ganho um bom dinheiro e que iria juntar para comprar uma máquina mais moderna, seu pai gostou tanto da idéia que lhe disse: “meu filho o dinheiro que lhe falta para comprar a máquina eu vou lhe dar”. Destarte, comprou uma máquina instantânea, e através de sua visão empreendedora aproveitou as rotas do balcão da cidadania, isto alavancou os negócios de modo espetacular.

Foi então que César conseguiu aumentar a sua clientela mais ainda, hoje abrangindo até outras cidades da Região do Sertão Central. Nas escolas onde passou sempre deu bons exemplos, entre 1991 a 1994 estudou na escola de 1º grau Senador Pompeu, onde participou do Grêmio Estudantil, entre os anos de 1995 a 1997 estudou na escola de 2º grau Cel. Adauto Bezerra, onde concluiu o ensino médio, hoje conhecida como Liceu de Senador Pompeu.

No ano de 1997 aos 21 anos, César através de conselhos de uma amiga montou seu primeiro ponto comercial. Neste momento estava nascendo a Sena Film, que tem por Razão Social o nome do próprio empresário. O sucesso da mesma foi tanto, que o empresário decidiu se expandir para a Cidade de Pedra Branca, onde abriu uma filial da Sena Film, as quais comercializam artigos fotográficos, cine-fotos e presta serviços de fotos e acabamentos.

Como empreendedor que é, sempre está buscando se capacitar e se atualizar, Assim no ano de 2001, concluiu o Curso Sebrae Ideal na Cidade de Dep. Irapuam Pinheiro. No ano seguinte em 2002, César resolveu investir em um novo negócio, surgiu então a Sena Graff, empresa que desenvolve atividades gráficas. Seus dois empreendimentos geram em torno de 15 empregos diretos, e mais de 10 indiretos. Por se destacar como empresário empreendedor, em julho de 2001 assumiu a Presidência da CDL Câmara de Dirigente Lojistas de Senador Pompeu, cujo mandato durará dois anos.
 
Fonte: Site do Empreendedor

Capitalismo e ambição é coisa para poucos

Ontem compartilhei esta matéria da Forbes na página de fãs do Insistimento e recebi duras críticas de um de nossos fãs apontando o dedo para o Flávio Augusto, fundador das escolas de inglês Wise Up a respeito do seu início de carreira “vendendo cursos que não existiam e estabelecendo metas de vendas inalcançáveis” (palavras do fã). Não me surpreendi com a crítica porque todas as pessoas que crescem e aparecem mais que as outras, são fatalmente apedrejadas e discorro abaixo um pouco sobre o tema.

O pouco que sei da história do Flávio

Sei que o cara foi criado lá perto de onde me criei, em Bangu, na Zona Oeste (e pobre) do Rio de Janeiro. Passou para o Colégio Naval e largou o colégio para começar a ganhar dinheiro em um curso de inglês. Depois de um tempo, criou o seu próprio curso de inglês (Wise Up) tomando um empréstimo de cerca de vinte mil reais no banco para pagar as primeiras despesas e alugar um andar de um prédio na Av. Rio Branco, uma das principais avenidas do centro do Rio de Janeiro. Depois de alguns meses (posso estar errando nessa informação), Flávio abriu uma filial da Wise Up na Brigadeiro Faria Lima em São Paulo, alugando novamente um andar de um prédio nesta avenida, também uma das principais avenidas desta cidade. O negócio prosperou e tudo deu certo (ainda bem), mas já pela introdução, não podemos esperar mais nada do Flávio Augusto além da sua audaciosidade.

Eu nunca começaria assim e talvez seja esta a diferença entre eu e ele como empresários. Enquanto eu administro pequenas empresas, ele administra grandes empresas, um verdadeiro império da educação que o faz hoje ser citado em matéria especial pela Forbes e ser membro da Abril Educação. Se eu estivesse no lugar dele, aos 23 anos de idade, abrindo a Wise Up, provavelmente começaria pequeno, com alguns professores, algumas turmas e com uma área comercial que evitasse “estancar” a empresa. Em outras palavras, evitaria “arrebentar”. Entretanto, o Flávio não era assim e provavelmente não é assim até hoje. O cara simplesmente aluga uma sala comercial no centro do Rio de Janeiro com vinte e três anos e sem dinheiro. Monta uma equipe comercial daquelas que o Ricardo Jordão (Biz Revolution) ficaria orgulhoso de coordenar. Evidentemente ele deve ter matado 20 leões por dia, vendido coisas que ainda não existiam como cursos, salas de aulas e professores. Enquanto o carro andava, ele trocava pneu, reabastecia e ajustava os freios. Algo que pouquíssimos empresários tem capacidade d efazer.

O pouco que sei a respeito de administração de empresas

Seus clientes ficarão insatisfeitos com você. Ponto. Definitivo. Não importa o serviço que você entregue, sempre você vai ter clientes que ficam insatisfeitos com você. Na medida que você cresce você cometerá bastante erros. Ponto. Definitivo. Não tem jeito. No ano passado uma das minhas empresas de tecnologia chegou a ter dez funcionários. Em dois anos apenas, triplicamos o faturamento da empresa que teve um baque no final do ano passado conforme pegamos projetos maiores e não conseguimos atender. Merda. Clientes insatisfeitos, sócios putos, funcionários demitidos. Pausa para se reerguer.

Só quem administra empresas consegue entender a “zica” que é você lidar com gente. Seja funcionário, cliente ou fornecedor. Você rebola de um lado para o outro, priorizando o que não poderia ser priorizado para atingir as suas metas. Hoje eu participo da administração de uma loja de portas especiais aqui em Curitiba tendo uma pequena participação sobre o faturamento da empresa em troca de desenvolver o seu plano de internet e aumentar o leque de representantes comerciais da empresa em todo o Brasil. Os mesmos problemas acontecem. Lidamos com funcionários, clientes, fornecedores e rebolamos muito para entregar preço, prazo e qualidade para nossos clientes. Isso porque administramos uma empresa estável, que vende algo palpável como portas e janelas. Além disso, também vejo o mesmo problema acontecendo com amigos meus e outros clientes que rebolam de um lado para o outro para sobreviver na selva de pedra da administração de empresas. Agora imagine um cara com 23 anos abrindo um negócio no centro do Rio de Janeiro e outro no centro de São Paulo. Tem que ter capitalismo e ambição na veia para fazer isso meu camarada e eu fico daqui batendo palma pra um cara desses.

Vendedores são pessoas boas

Todo empresário deve ter a sua veia de vendedor bem desenvolvida, pois do contrário a sua empresa não cresce. E sabe como nós, empresários-vendedores, enxergamos pessoas? Nós vemos números e oportunidades de atingir as nossas metas financeiras. Te atendemos bem porque queremos o seu dinheiro. Ponto. Negócios não é filantropia. Empresas vivem para dar lucro e lucro é a diferença entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da empresa. Fique sem pagar a fatura do seu cartão de crédito e veja como o seu banco irá lhe tratar.

Talvez o maior problema que eu tenha enfrentado na vida, tenha sido um pensamento besta de que “dinheiro é algo ruim” e que “pessoas ricas são pessoas ruins”. O Seiiti Arata fala muito bem disso no curso A Classe Alta que fiz e participei como um dos mentores. Esse pensamento besta de que não podemos nos relacionar com as pessoas com intenções de ganhar dinheiro é um vírus que mata os empreendedores. Não sejamos hipócritas. Existe uma diferença enorme entre eu lhe receber na minha casa para lanchar e lhe fazer uma visita no seu escritório para lhe apresentar a minha empresa. Quando você vai na minha casa eu pergunto coisas sobre a sua família porque realmente estou interessado na sua história, mas se eu for na sua empresa, só farei esse tipo de pergunta se enxergar que através dela posso ter a oportunidade de fechar negócios com você. Na rua eu quero conseguir o máximo de dinheiro que puder. Ponto. Este é o lema dos empreendedores-vendedores e provavelmente também era o lema do Flávio Augusto aos vinte e três anos. Não precisamos ser desonestos, mas quando estamos no início da empresa, vendemos algo que ainda realmente não existe.

Vamos parar de criticar Bill Gates, Steve Jobs e os Flávio Augusto da vida. Os caras venderam o que não tinham e cresceram aos trancos e barrancos melhor que aquelas pessoas que ficam organizando “lojinha” virtual durante dois anos antes de ir para rua, ou aqueles que acham impossível ganhar dez mil, vinte mil, cinquenta mil ou mais em um mês. Quem diz que é impossível, quer te colocar pra baixo meu camarada. Ao invés dele querer subir junto com você, ele quer é que você desça para o nível dele.

Faça a sua vida e saiba que quando você chegar lá em cima, sempre vai ter alguém para te dar uma pedrada. Normal.

 
FONTE: Jornal do Empreendedor

17 dicas para fazer ligações ativas que dão resultados.

Vence quem faz ligações ativas para clientes. A grande maioria dos vendedores que tem por ai estão cada vez mais com mais “medinho” de ligar para os clientes.
Aproveite que os seus concorrentes estão com “mimimi” e voltados para estratégias furadas de vender por email, msn e skype, e passe a mão no telefone e LIGUE para os seus clientes atuais e potenciais.
SEM MEDO!
SEM RECEIO!
SEM MIMIMI!
Pega o telefone e LIGA!
Confere algumas dicas para você arrebentar nas ligacões; e eu NÃO QUERO OUVIR desculpas que não dá para fazer:
1. Liga cedo. Se o seu público-alvo são gerentes, diretores ou acima, ligue cedo. Tipo sete ou oito horas da manhã. Os melhores do mundo acordam cedo. Você vai conseguir falar com um número maior de decisões na parte da manhã do que em qualquer outro horário do dia.
2. Ligue tarde. O mesmo acontece com o final da tarde. Faça as suas ligacões entre as cinco e sete da noite. Sério! Nesse horário as secretárias e assistentes já picaram a mula, e os decisores estarão curiosos para saber quem é o maluco que está ligando nesse horário. Experimenta ai! E pare de mimimi.
3. Faça uma lista MATADORA de clientes potenciais. Prepare uma lista de clientes potenciais que você tem que ligar. Deixe a lista sempre a mão no seu computador ou pendurado ao seu lado. Sempre que der um tempinho, ligue para um dos caras. Ao invés de ir tomar um cafezinho, ou fumar um cigarrinho, pega o telefone e LIGA! Ter uma lista ao seu lado vai aumentar a sua eficiência em 500%.
4. O cliente não está? Liga para o próximo. Essa dica parece besta, mas eu preciso incluí-la na minha lista porque a grande maioria dos vendedores são pangarés demais, e na primeira tentativa de contato frustrada já estão desistindo de ligar. Ligou, o cara não está, dane-se, desligue o telefone e ligue para o próximo da lista; aconteceu de novo? Dane-se, ligue para o próximo, e assim vai até conseguir falar com alguém.
5. Não fica viajando na preparação. Googla o nome do cara e da empresa para quem você vai ligar, checa se tem alguma novidade recente sobre eles, e pronto; a partir dai prepara a frase matadora que você vai usar, tipo “Bom dia João, aqui é o Ricardo da BIZREVOLUTION. Eu estou te ligando porque eu tenho uma proposta para te fazer sobre a renovação do seu web site.” O tom da sua voz no telefone tem 50% de influência no fato do cara continuar a te ouvir ou não.
6. Ligue primeiro para quem não decide nada. Tá inseguro sobre o que falar para o cara que decide? Então liga primeiro para quem não decide nada e peça por mais informações que possam te ajudar a matar a pau na ligação com quem decide. Diga ao cidadão o que você quer fazer pela empresa e peça por nomes, fones, endereços de e-mails e dicas sobre a melhor hora para ligar. De novo, se o tom da sua voz for FORTE e DECISIVO, a pessoa vai te ajudar. Se você soar como um vendedor de enciclopédia que está precisando de ajuda para bater a meta, ninguém vai te ajudar.
7. Escreve TUDO que você vai falar. Coloca no papel tudo que você vai falar. Imagine o tipo de reação que as pessoas terão ao ouvir o seu discurso, e já prepare as suas respostas. Liste as perguntas que você quer fazer, crie um gráfico de objeções, e esteja preparado para fechar.
8. Follow-up na galera! Além de ligar para novos clientes para abrir novos negócios, você provavelmente tem que fazer follow-up nos negócios que você já abriu. Use as regras acima para ser bem sucedido nos follow-ups que você tem que fazer!
9. Você vende enquanto está falando. Você acredita que você vende enquanto está falando???? Acredita mesmo??? Então prepare o seu discurso PALAVRA por PALAVRA. Diga o seu nome, empresa, a razão CLARA porque você está ligando logo no começo, e acima de tudo, deixe claro o BENEFÍCIO que o cliente terá com a sua oferta.
10. Nunca pergunte “se essa é uma boa hora para ligar?”. Nunca nunca nunca faça essa pergunta idiota para um cliente. Se ele atendeu o celular é porque ele pode falar. Então, seja objetivo e fale exatamente o que você tem a dizer. Se o cliente estiver em reunião e a sua proposta for bacana, o cara sai da sala para falar com você.
11. Não deixe mensagens na caixa postal quando estiver prospectando. Não adianta nada deixar a mensagem. O cara não vai retornar. Continue ligando em diferentes horários até conseguir falar com o cliente.
12. Preste MUITA ATENÇÃO ao tom da sua voz. De novo, 80% da sua mensagem é baseada na qualidade emocional da sua mensagem. As pessoas compram na emoção. Todo mundo compra na emoção. A sua voz + mensagem tem que emocionar. Você precisa ter CONVICÇÃO na voz. FIRMEZA, SEGURANÇA!
13. Não vomite em cima das secretárias. As secretárias e assistentes não são decisores de nada; e essa turma usa o seu discurso para te jogar na lata do lixo. Minha sugestão de discurso, “Joana, tudo bem? Como vai você? Aqui é o Ricardo da BIZREVOLUTION. O Pedro está? Eu preciso falar com ele sobre o projeto da renovação do web site da empresa.” e só.
14. Pratique, pratique, pratique. Você tem que ligar TODOS OS DIAS para novos clientes. TODO vendedor DECENTE faz algum tipo de prospecção TODOS OS DIAS. Absolutamente TODOS OS DIAS. Portanto, ensaie o seu discurso todos os dias. A prática diária vai transformar o seu discurso decorado em um discurso internalizado que irá transmitir firmeza, segurança e credibilidade para quem está te ouvindo.
15. Consiga o comprometimento do próximo passo. Todas as ligações tem que terminar com o comprometimento do cliente com o próximo passo que vocês vão seguir. “Me liga na semana que vem” não é aceitável. Ao final da ligação você precisa chegar em um comum acordo com o cliente sobre a data, horário e pauta da próxima conversa.
16. Seja persistente. Não desista facilmente. 95% dos vendedores que tem por ai desistem muito fácil de um cliente. Diferencie-se da galera sendo persistente. Seja educado, mas seja persistente.
17. Torne-se uma fonte de informações para o seu cliente. Envie artigos, links, relatórios especiais, convites para eventos, qualquer coisa que ajude o cliente a trabalhar, comprar e valorizar o que você vende.
Gostou?
Você tem algum problema em fazer ligações ativas?
O seu FUTURO como vendedor depende da sua CORAGEM em fazer ligações ativas para os seus futuros clientes.
ARREBENTA!

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Como se tornar mais interessante [10 passos pela Forbes]

Como se tornar mais interessante?

A escritora Jessica Hagy, que conta histórias, piadas e verdades na revista on-line Forbes, dá as dicas de uma forma divertida e interessante.

É isso mesmo, 10 passos simples e incríveis, para se tornar mais interessante em forma de gráficos matemáticos.

1.Explore

Explore idéias, lugares e opiniões.
Pessoas entendiantes e chatas são aquelas que vivem repetindo tudo e vivem em um espaço fechado.

2. Compartilhe o que você descobrir.

E seja generoso quando você o fizer.
Nem todos passam a explorar com você. Deixe-os viver através de suas próprias aventuras.

3. Faça algo. Qualquer coisa.


Dance. Fale. Construa. Crie redes. Brinque. Ajude. Crie.
Não importa o que você faz, contanto que o esteja fazendo. Ficar sentado e reclamando não é uma forma aceitável de ‘fazer algo’, caso estivesse pensando nisso.

4. Abrace suas esquisitices inatas.

Ninguém é normal. Todos tem manias, insights, visões e idéias que são exclusivos de cada um.
Não esconda essas coisas – elas são o que fazem você interessante.

5. Ter uma causa, uma paixão.

Se você não dá a mínima para nada, ninguém dará a mínima para você.

6. Minimize a arrogância.

Egos ficam no caminho das idéias.
Se sua arrogância é mais óbvia que o seu conhecimento, você é uma pessoa que outras ignorarão.

7. Se arrisque.

Experimente. Brinque com uma nova ideia. Faça algo estranho.
Se você nunca sai de sua zona de conforto, você nunca crescerá.

8. Pule para fora do vagão.

Se todo mundo já está fazendo isso, você está atrasado para a festa. Se você o fizer, os outros irão pegar carona com você. Além do mais, é melhor conduzir a ser conduzido.

9. Cresça.

É necessário coragem para ter opiniões contrárias e tomar caminhos inesperados.
Se você não for corajoso, provavelmente andará em círculos enquanto fala sobre alguém que realmente é.

10. Ignore repreensões.

O tedioso é seguro, e você será instruído a se comportar desta maneira.
Alguns dos repressores dirão que você ‘poderia’ ou ‘deveria’ ter feito algo. E ainda fazem você se ressentir por suas aventuras.
 
* Artigo original:
 
Fonte: Jornal do Empreendedor