O planejamento e consciência dos custos na vida do Profissional Freelacer é a chave de seu sucesso enquanto empreendedor. As dicas estão lá e recomendo que você dê uma ouvida com cuidado.
Confira mais algumas dicas complementares para você continuar sempre em espiral ascendente quando o assunto for contar os feijões que você tem dentro de casa.
- Saiba quanto você gasta: Faça aquela listinha dolorosa de todos os itens fixos que você tem durante o mês para saber quanto custa a sua vida profissional. Saber quanto são seus custos ajuda inclusive, na hora da negociação de um novo projeto. Não se esqueça: é imperativo ter em mente o preço ideal de seu serviço, o custo do que você oferta e a margem de lucro que isso representa para sua operação. Assim, você verá se está perdendo grana!
- Crie sempre novos serviços: Se o que você está oferecendo não está sendo comprado pelo mercado, encontre formas alternativas de realizar o seu trabalho. Dê preferência para arroubos de inovação que garantam produtos de maior valor agregado.
- Invista em clientes fiéis: falei aqui neste post e insisto que fidelizar cliente é a resposta que vale alguns milhões de dólares. Como já abordamos isso começa na proposta comercial, onde você deve oferecer serviços extras e focados em médio e longo prazo.
- Faça prospeção ativa: em muitos segmentos basta sentar e esperar os trabalhos. Acontece, é verdade. Mas, em outros, é preciso colocar a cara para fora da toca e ir pegar chuva e sol no lombo. Bata nas portas certas, tenha sempre uma apresentação pronta em um pendrive colado em seu chaveiro. Esteja pronto 120% do tempo.
Fonte: Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário