Um interessante estudo recentemente publicado pela
Kauffman Foundation nos EUA mostra um dado intrigante e que contradiz o que até
então era tido como regra de ouro: os empreendedores devem criar produtos que
atendam a um nicho de mercado e não aos seus próprios anseios. Mas o estudo
mostra algo bem diferente…
Os empreendedores usuários dos seus próprios produtos contemplam um grupo
bastante significativo nos EUA, principalmente quando o negócio criado é
inovador. Aqueles que criaram empresas que têm pelo menos 5 anos de vida,
desenvolvendo produtos ou serviços inovadores para atender uma demanda pessoal,
representam 46% dos empreendedores inovadores bem-sucedidos. Nos EUA, essas
empresas definidas como inovadoras no estudo representam cerca de 10,7% do total
de empresas criadas.
Empreendedores de empresas mais tradicionais talvez não consigam tanto êxito
quando criam algo voltado para si, mas quando a inovação é parte chave do
negócio o mercado nem sempre está preparado para usar seus produtos e serviços e
cabe ao empreendedor mostrar que sua criação tem valor. A partir daí, seu
negócio pode criar novos nichos de mercado e se diferenciar ganhando clientes
que nem sequer pensavam que precisam de tais produtos/serviços.
O que você acha? Vale a pena focar na inovação começando a solucionar
problemas pessoais e criar uma empresa, ou partir para uma análise de mercado
detalhada e identificar o que as pessoas querem para então criar o seu negócio?
Fonte: José Dornelas
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