Publicidade

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Entrevista: Como melhorar as finanças pessoais?

Dizem que dinheiro não traz felicidade, no entanto, a falta dele pode trazer bastante dor de cabeça e apreensão nas pessoas. Por isso, quando o assunto é finanças pessoais, não faltam dilemas sobre as melhores formas de fazê-lo render durante o mês e guardá-lo para o futuro.
O Administradores.com conversou com o professor e educador financeiro Mauro Calil, autor do livro "Separe uma verba para ser feliz", publicado pela Editora Gente, para saber quais os caminhos para balancear as finanças e juntar mais para o futuro.

Uma das primeiras lições que destacam quando o assunto é educação financeira é de anotar todos os gastos da pessoa em uma agenda. Essa premissa ainda é válida? Só ela resolve?

As anotações têm múltiplas funções. A do controle é óbvia, mas também a disciplina e a posterior organização e análise dos gastos e das receitas trarão muitos benefícios. Portanto, sim, anotar e aprender com as anotações é válido e por si só trarão benefícios não experimentados por quem não tem esta prática.

É possível poupar dinheiro para o futuro e aproveitar bem o hoje?

É super possível. Este é o tema central do livro "Separe uma verba para ser feliz'. O pulo do gato reside nas técnicas de salvar dinheiro sem abdicar do bom padrão de vida. Quem domina o assunto tem boa vida e ainda constrói um futuro maravilhoso.
Imagem: Reprodução

Nisso, você desenvolveu o método de educação financeira chamado FAST. Como exatamente ele funciona?

FAST, que em inglês quer dizer rápido, é a sigla para fazer, antever, salvar e turbinar. Tudo isso em relação ao dinheiro. No livro mostro como é possível e fácil fazer mais dinheiro, como antever o que acontecerá com seu dinheiro antes que de fato aconteça, como salvar dinheiro que é muito diferente de economizar e como turbinar seus rendimentos com aplicações financeiras diferenciadas e seguras, algo de pouco conhecimento do público em geral.

Pegar um empréstimo nunca foi tão fácil. As linhas de crédito estão cada vez mais facilitadas. No entanto, sabemos ainda que o Brasil possui um dos índices mais elevados de juros no mundo. Sabendo disso, quais tipos de empréstimos você recomendaria e quais devemos evitar?

Sempre devemos evitar tomar dinheiro emprestado. O mundo das finanças é dividido em dois lados: o lado de quem recebe juros e o lado de quem paga juros. Estar do lado certo fará com que você enriqueça.

Sobre investimento. O que você nota atualmente como boas saídas para investir?

Sair da caderneta de poupança já é um bom passo a ser tomado. Sair da agência bancária e procurar uma corretora é um segundo passo. As melhores oportunidades de investimento estão na grande rede do varejo bancário, por isso, invista em educação financeira, faça cursos e aprenda o que é melhor para você. Responda a três perguntas antes de investir Qual o montante? Qual o prazo? Qual o objetivo do investimento?De posse das repostas um bom produto financeiro aparecerá à sua frente.

Para encerrar, quais dicas você deixaria daria para manter um equilíbrio financeiro?

Separe uma verba para ser feliz. Ser feliz hoje, amanhã e sempre. 

Fonte: Administradores

Entrevista: A criatividade vai salvar o mundo (se a burocracia não nos tirar o direito de pensar)

Os burocratas são os assassinos tristes dos alegres criativos". Com essa pequena frase – tão cheia de efeito quanto de significado – o sociólogo italiano Domenico de Masi nos respondeu por que odeia tanto a burocracia. E é justamente essa repulsa a base de boa parte de seu pensamento, que o tornou uma das figuras de maior influência no mundo desde os anos 1970, quando suas obras ganharam notoriedade. Para Domenico, a burocracia gera trabalhos desnecessários, os trabalhos desnecessários nos fazem trabalhar mais, e trabalhando mais em atividades burocráticas temos menos tempo para dedicar à atividade intelectual, para ele, o motor que move o mundo (e nas próximas décadas moverá ainda mais).

O sociólogo estará no Brasil no próximo dia 5, quando fará a abertura do XXII ENBRA (Encontro Brasileiro de Administração) e do VIII Congresso Mundial de Administração, que acontece no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva ao Administradores.com, ele adiantou alguns pontos que devem permear sua palestra. Ele faz projeções sobre o futuro do planeta, explica por que o excesso de trabalho é negativo, critica o Google e o Facebook e, claro, culpa a burocracia pela maioria dos problemas do planeta (lembrando que, para ele, a burocracia não é simplesmente a demora na tramitação de um documento em um órgão público, mas todas as dificuldades cotidianas que os processos - muitas vezes inúteis - que criamos no dia a dia geram para nossas vidas).
 Foto: divulgação

O tema de sua palestra na abertura do Enbra será "Uma era de justiça social: como promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e igualitário". Nossa pergunta, então, é: como, de fato, promover isso?

Nos próximos dez anos, o PIB per capita do mundo será de 15.000 dólares, contra os atuais 8.000. Mas o poder de compra no Ocidente será 15% inferior. O Primeiro Mundo vai conservar a supremacia na produção de ideias. Os países emergentes produzirão sobretudo bens materiais. O terceiro mundo fornecerá matérias-primas e mão-de-obra barata. O PIB da China será como o dos EUA, possuirá os maiores bancos do mundo e 15 megalópoles com mais de 25 milhões de habitantes. Paralelamente aos Bric (Brasil, Rússia, India e China), emergirão os Civets (Colômbia, Indonésia, Vietnã, Egito, Turquia e África do Sul). Alguns países ainda pobres verão crescer a própria riqueza. Outros, já ricos, verão sua riqueza decrescer. Em ambos os casos será necessária a redistribuição igualitária (justa) do poder, da riqueza, do trabalho, do saber, das oportunidades e dos direitos.

Hoje, diversas empresas aclamadas no mundo, como Google e Facebook, se orgulham do fato de oferecerem aos seus colaboradores a possibilidade de desfrutarem, durante o expediente, de horas vagas, dedicadas a projetos paralelos ou atividades meramente recreativas. Isso é o princípio do ócio criativo tornando-se paradigma no mercado? De forma prática, como seu conceito pode fazer a diferença, ao mesmo tempo, para uma empresa e seus trabalhadores?

O "ócio criativo" é como chamo o trabalho intelectual que consente contemporaneamente que sejam criadas riquezas por meio do/pelo trabalho, conhecimento por meio do estudo, bem-estar por meio do jogo/da brincadeira/do lúdico. Empresas como o Google e o Facebook, unindo trabalho e recreação, satisfazem o lado infantil do trabalhador, mas não eliminam completamente os paradoxos existentes em todas as organizações empresariais gerenciadas no modo industrial. Elenco algumas:
- A oferta de trabalho diminui, a demanda de trabalho cresce e o horário de trabalho continua o mesmo ou maior. Os pais, então, trabalham 10 horas por dia e os filhos estão completamente desocupados (como é o caso da Espanha, por exemplo).
- Temos cada vez mais liberdade sexual, mas as empresas estão cada dia mais sexofóbicas.
- A produção de ideias necessita de autonomia e de liberdade, mas as empresas se burocratizam cada vez mais.
- O trabalho intelectual requer motivação, mas costuma ser conduzido sobretudo pelo controle e pelo medo.
- As mulheres estudam e trabalham melhor, mas fazem menos carreiras e têm salários menores.

Você faz parte de uma corrente otimista, que defende a ideia de que chegaremos a um ponto de sociedade pós-industrial dedicada ao lazer e ócio criativo. Entretanto, essa crise global parece levar a humanidade em outra direção, onde sequer o trabalho "comum" está disponível para a maior parte das pessoas. Esse cenário atual o fez em algum momento questionar suas crenças?

O ócio criativo é a modalidade com a qual podem trabalhar, estudar, brincar e viver os trabalhadores que desenvolvem atividades intelectuais — executivos, administradores, profissionais, dirigentes, jornalistas, estudantes, professores, artistas, cientistas etc. Estes trabalhadores representam agora 70% da população ativa. Sou otimista porque, graças ao progresso tecnológico, o número dos trabalhadores intelectuais aumentará sempre mais, enquanto o dos operários condenados à fadiga física diminuirá. Isto determina a passagem da sociedade industrial, que produz sobretudo bens materiais, à pós-industrial, que produz sobretudo bens imateriais (serviços, informações, símbolos, valores, estética). O ócio criativo é a modalidade com a qual trabalha e vive todo trabalhador intelectual não alienado.

Na Europa, economistas, governos, o BCE e bancos privados atribuem a crise, entre outras coisas, a supostos excessos de privilégios garantidos pelo estado de bem estar social. Como você vê essa questão? A busca pela qualidade de vida, a felicidade, são incompatíveis com o modelo de sociedade que o estágio atual do capitalismo impõe?

O welfare — bem-estar social — é a criação mais nobre da sociedade europeia. Na Alemanha, Inglaterra, nos países escandinavos, onde o Estado gasta mais com o welfare e o bem-estar é mais garantido, os balanços do Estado são mais saudáveis e regulares. Na Grécia, Itália, Espanha e Portugal, onde o Estado gasta menos com o welfare e o bem-estar é menos garantido, os balanços do Estado também estão em déficit. O atual modelo capitalista é baseado na falsa certeza de um crescimento infinito, de um consumismo exagerado, de uma competitividade selvagem. Neste capitalismo, a economia tem vantagem sobre a política, as finanças têm vantagem sobre a economia, a tática tem vantagem sobre a estratégia. É necessária a elaboração de um novo modelo de sociedade no qual a política tenha a responsabilidade por um longo tempo, a economia se interesse por um tempo a médio prazo e a finança fique rigidamente restrita em operações de curto espaço de tempo.

Você é um crítico ferrenho da burocracia. Por quê?

Os burocratas são os assassinos tristes dos alegres criativos.

Você acredita que hoje, mais do que em qualquer outra época, o mundo é de quem tem boas ideias? Por quê?

A sociedade pós-industrial é baseada na projeção do futuro. O futuro se projeta com fantasia e de forma concreta. Isto é, com criatividade e sabedoria. 

Fonte: Administradores

Bullying interempresarial: injúria ou difamação?

Não basta mais competição acirrada, preços desleais e marketing duvidoso, atualmente muitas empresas tem ultrapassado o limite do bom senso chegando a um ponto jamais imaginado no ambiente corporativo, algo que denominei como “Bullying Interempresarial”.

Para a advogada e psicóloga Deisy Joppert, podemos reputar certos casos como difamação, que segundo o código penal brasileiro (art. 139 e 140) é definido da seguinte forma: “Atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação”. Já o advogado Willian Modesto afirma que não podemos considerar o caso, como injúria, pois esta consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua dignidade ou decoro e deste modo a injuria estaria mais voltada para questões pessoais de integridade e autoestima não sendo configurada como adequada dentro do ambiente organizacional por se tratar de um viés mais pessoal.

Nesta perspectiva podemos fazer um contraponto da lei com o bullying entre empresas concorrentes, algo que tem sido um tanto frequente na atualidade e tratado somente como difamação, porém se analisarmos o fato de forma mais aprofundada, podemos considerar o tema através de outra perspectiva.

Mas porque considerar “Bullying” e não apenas seguir o código penal?

Se pensarmos no bullying como uma afirmação de poder em forma de agressão, podemos compreender a importância desta reflexão.
Desmerecer, minimizar ou ofender, pode trazer sérias consequências ao ambiente organizacional da empresa “difamada”, pois dependendo da forma como impacta os colaboradores que nela trabalham, pode se estabelecer um clima organizacional desconfortável, prejudicando assim os resultados da organização.

Nem sempre a empresa que faz a difamação tem ideia de quanto pode abalar a organização interna de sua concorrente através do bullying, trazendo desconforto não somente no clima organizacional, mas agindo diretamente no psicológico das pessoas, estabelecendo assim um clima pesado e até mesmo de difícil convivência.

A situação se agrava ainda mais se a empresa injuriada prefere abafar o caso ou contra-atacar ao invés de tomar medidas profiláticas para que o pior não aconteça.

O ideal é que quando uma empresa se sentir ofendida com comentários ou inverdades de suas concorrentes, além de buscar orientação jurídica, que esta defina também o mais rápido possível estratégias internas a serem tomadas para contornar a situação.
Conversar com colaboradores, sentir o clima empresarial e fortalecer a cultura organizacional são bons indicadores para se traçar um plano de ação efetivo. O que não pode é ficar inerte diante da situação, comprometendo a visão da empresa, abalando o contrato psicológico entre os funcionários e comprometendo os resultados organizacionais.


Fonte: Administradores

Uso frequente do Facebook é associado a declínio do bem-estar

Apesar de muita gente aparentar felicidade em suas postagens na rede social Facebook, um estudo desenvolvido por pesquisadores dos EUA e Europa revela que é provável que elas não sejam tão felizes assim. Isso porque o nível de satisfação e bem-estar diminui conforme aumenta a frequência de postagens.
A pesquisa é assinada pelo psicólogo Ethan Kross e outros oito pesquisadores das universidades de Michigan (EUA) Leuven (Bélgica). Foram ouvidos 82 jovens adultos usuários de smartphones com contas no Facebook, para avaliar o quão bem eles se sentiam enviando cinco postagens por dia durante duas semanas. Também foi analisada a quantidade de acessos de cada um.
"As análises indicam que o uso do Facebook prevê um declínio em dois componentes do bem-estar subjetivo: como as pessoas se sentem momento a momento e quão satisfeitas elas estão com suas vidas", revela o artigo, publicado no jornal científico Plos One. No entanto, os pesquisadores reconhecem que os números são inconclusivos, e a questão do bem-estar pode ter outros fatores.
"O uso do Facebook leva ao declínio do bem-estar porque as pessoas tendem a utilizá-lo quando se sentem mal", sugere. Uma variável que também pode impactar o sentimento de satisfação das pessoas é a percepção de isolamento social (quão sozinha uma pessoa se sente) -- o que, por outro lado, indica que não só o uso frequente do Facebook, como também da Internet de uma maneira geral pode contribuir para a redução da sensação de satisfação e bem-estar.
"A necessidade humana por conexões sociais é bem estabelecida, bem como os benefícios que as pessoas herdam dessas conexões. Superficialmente, o Facebook fornece um inestimável recurso para preencher essa necessidade, permitindo às pessoas se conectarem instantaneamente", considera. "Mais do que melhorar o bem-estar, como as interações suportadas por redes sociais 'offline' fazem de forma poderosa, as recentes descobertas demonstram que a interação pelo Facebook pode provocar resultados opostos em jovens adultos -- pode miná-lo", conclui.

Fonte: Administradores

Coca-Cola publica resposta sobre caso de rato encontrado em garrafa da bebida

Nesta terça-feira (18), a Coca-Cola publicou um comunicado em resposta a um consumidor que afirma ter encontrado um rato dentro de uma garrafa lacrada. O caso foi registrado por Wilson Batista Rezende em dezembro de 2000 e foi noticiado há dez dias na TV Record.
“Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores. Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris. Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde”, afirmou a publicação da Coca-Cola.
Wilson Batista explicou que comprou seis garrafas em um supermercado na cidade de São Paulo e ao consumir uma delas, “sentiu seus órgãos queimarem”.
“Ingeri meio gole de uma das seis garrafas de dois litros de Coca-Cola contaminada com restos de rato, e senti corroer meu esôfago, língua e estômago. Foi quando cuspi o restante para fora da boca, desesperado e com a indescritível ardência, literalmente por todo meu aparelho digestivo. Verifico o copo que me servi e percebo pequenos fios de pelos de ratos junto ao líquido”, contou Wilson no Facebook.

 Fonte: Administradores

Por que ser muito bom no que você faz não é o suficiente

Construir seu negócio em torno daquilo que você é bom de verdade é, sem sombra de dúvida, uma decisão inteligente. Afinal de contas, quando aproveitamos nossas habilidades e pontos fortes, tudo tende a ficar mais fácil.
Se você já abriu seu próprio negócio, por exemplo, é muito provável que tenha optado por começar fazendo algo que domina, ou seja, se você faz um brownie como poucos, é provável que tenha optado por abrir uma brownieria a fim de aproveitar suas habilidades nessa área.
Num mundo perfeito, ser muito bom em algo já bastaria para alcançar o sucesso, mas a questão é: nós não vivemos num mundo perfeito e, justamente por isso, ser muito bom não significa, necessariamente, que você fará sucesso.
A realidade dos fatos é a seguinte: o que importa não é o quão bom você é, e sim quantas pessoas sabem que você existe e gostam do que você faz.
Quer um conselho? Pois eu lhe dou 2: aprenda a promover e vender seus produtos para as pessoas certas e cultive a satisfação dos seus clientes.

Fonte: Saia do lugar

Confira o que os recrutadores analisam nas redes sociais dos candidatos

Não é mais novidade: os recrutadores estão verificando os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de decidir a contratação. Pesquisas e relatos mostram que essa pode ser uma das melhores fontes de informação sobre as pessoas, além de conectar empresas e profissionais, vagas e interessados. Mas, afinal, em que redes os recrutadores mais procuram? E o que eles analisam?
Uma pesquisa realizada pelo site americano Jobvite traz o perfil dessas buscas em 2013. Segundo os dados, 94% dos recrutadores usam ou planejam usar as redes sociais em suas análises e 78% já contrataram alguém por contato nessas redes, sendo que 92% fizeram contato pelo LinkedIn, 24% pelo Facebook e 14% pelo Twitter, que ainda são os preferidos das empresas. No entanto, o Instagram já começa a aparecer entre as fontes. Eles procuram por sinais de experiências profissionais, habilidades e questões culturais que se encaixem no processo.
Dentre os entrevistados, 42% reconsideraram um candidato baseado no conteúdo visto em seu perfil nas redes, positiva ou negativamente. Um ponto importante: erros de gramática, ortografia e pontuação despertam reações negativas nos empregadores 60% do tempo.
Os pontos positivos apontados com o uso das novas ferramentas incluem melhora no tempo de contratação (33%), qualidade dos candidatos (49%) e quantidade de candidatos (43%). “O ‘recrutamento socials’ cresceu e está sendo adotado nas empresas de todo o mundo. Qualquer um que não leve em consideração as referências sociais está abaixo da curva”, diz o estudo.


Fonte: Pense Empregos

Você está treinando para o seu sucesso?

jogador brasileito de basquete Oscar Schmidt que recentemente entrou para o Hall da Fama da NBA ficou famoso por seus arremessos certeiros da linha de três pontos. Diziam que ele tinha a “mão santa”, mas em uma recente entrevista para Rafinha Bastos no seu programa oito minutos, Oscar disse que na realidade sua mão era bem treinada, pois ele treinava todo dia e só saía de seus treinos depois de ter realizado 20 arremessos de três pontos em sequência.

Que hábitos você precisa mudar hoje para ser quem você deseja?

Sempre digo a alunos do meu curso ou clientes de coaching que o primeiro passo para começarmos a caminhar em direção aos nossos objetivos e sonhos é construir uma visão clara de quem nós desejamos ser. Só quando visualizamos onde, o que e com quem estaremos é que podemos começar a caminhar.
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” Alice no País das Maravilhas
Quando temos uma visão clara, mas muito clara mesmo do lugar para onde estamos nos dirigindo é que conseguimos dar o segundo passo, o passo da identificação dos hábitos que temos hoje e que precisamos modificar para construir aquela pessoa que desejamos ser. Afinal, se desejamos ser alguém que não somos é que queremos eliminar ou adquirir hábitos que nos impedem de ser aquele que almejamos ser.

É a disciplina, o treino e o hábito que nos fazem bons competidores

Não precisamos ganhar sempre. Precisamos nos divertir. O que faz um campeão diferente de um competidor mediano é que o campeão tem disciplina, treina sempre e cultiva hábitos aliados com o seu desejo de ser campeão. Já o lutador mediano faz alguma coisa quando tem vontade, treina quando dá e age com base nos seus desejos cultivando hábitos ruins que o impedem de alcançar o topo do pódio. É só pegar a biografia dos grandes campeões e dos grandes homens e mulheres da humanidade que veremos um ingrediente fundamental na construção de suas histórias. Todos, sem exceção, eram disciplinados na construção de hábitos que os fizeram ser quem se tornaram.
Ninguém atinge o sucesso da noite para o dia, mas você só consegue atingir o sucesso se toda noite e todo o dia você mantiver a sua disciplina em fortalecer os hábitos que o levem até lá.
Praticando jiu-jitsu brasileiro tenho a vantagem de ser mais disciplinado que os outros alunos que treinam comigo, pois vou todos os dias para a aula, sem exceção, enquanto eles não mantém seu ritmo de treino e vão esporadicamente. Avanço a passos largos neste esporte não porque sou melhor, mas porque tenho mais ritmo que os outros. Além disso cultivo o hábito de acordar todo dia antes do sol nascer e me deitar pouco depois que ele se põe, não bebo álcool ou refrigerante e também não fumo. Leio e vejo coisas interessantes na internet que me façam crescer e sempre me mantenho atento olhando quem eu sou e não quem o outro é. Hábitos simples que pouco a pouco vão construindo um caráter forte e firme.
Desde pequenos somos habituados a fazer coisas que alimentam a sociedade. Somos forjados como consumidores desde a infância e nos habituamos a isso. Passamos a vida nos entretendo e correndo o risco de chegar ao final dos nossos dias como doentes entretidos e distraídos do nosso próprio propósito. Libertar-se do consumo para se tornar um fornecedor é um grande passo que só é conquistado após muito treino dos hábitos corretos.

Fonte: Insistimento

Todo talento dá dinheiro?

Recentemente recebi uma pergunta de uma das alunas do nosso curso online me questionando sobre a possibilidade ou não de se ganhar dinheiro com o seu talento. Não entrando no mérito de qual seja o seu talento ou de como ela irá transformar suas habilidades naturais em negócio, gostaria de apresentar a você minha resposta a pergunta com base em tudo o que já aprendi no meu trabalho como coach de talentos e orientador de carreira para empreendedores.

Talento, todo mundo tem?

Sim. Todo mundo tem talento. Eu, você, a professora, o bombeiro, o deputado, o presidente, a executiva, o recepcionista, etc. Enfim, todos temos talento. Porém, o que ocorre é que a maioria de nós fomos educados a adquirir competências que não estão alinhadas com os nossos talentos para virarmos consumidores quando adultos. Fomos domesticados a não enxergarmos o que tínhamos de melhor para nos adaptar ao que o mundo entendia como o melhor para nós. Por isso, apesar de todos termos talento, acabamos por pensar que somente aqueles que trabalham naquilo que são talentosos os possem. Puro engano. Pura domesticação humana.

O que é talento afinal?

Talento é toda habilidade natural que possuímos e que, sem esforço, transformamos em atividade. São aquelas coisas que fazemos e que nos trazem alegria imediata. Aquele trabalho sem esforço. Aquele hobby ou aquela atividade bacana a qual nos dedicamos sem ver a hora passar. Talento é diferente de competência. Enquanto talento é algo que vem de dentro de nós, competência é algo que vem de fora. Tendo talento de comunicador, preciso me inscrever em cursos para desenvolver a escrita e oratória de modo a adquirir competências nesta área onde já possuo talento. Isso será muito mais fácil do que adquirir competências ou experiência profissional em uma área que não possuo talento, deixando visível a diferença entre eu e aquele profissional que é apaixonado pela área em que trabalha e ainda tem talento.

Para quê serve o talento?

Se talento é algo natural que possuímos e todas as pessoas do mundo possuem, então posso concluir que a única serventia do propósito é servir as outras pessoas. Afirmo isto, pois como somos uma comunidade de seres humanos com talentos e competências complementares nosso principal trabalho é nos colocar a serviço dessa comunidade através da expansão e desenvolvimento dos nossos talentos. Um escritor que não escreve não serve ao mundo da melhor forma. Um pedreiro que não constrói casas não serve ao mundo da melhor forma. Uma mãe que não tem tempo para ser mãe não serve ao mundo da melhor forma. Talento, enfim, está ligado intrinsecamente com a nossa missão de vida e o serviço que devemos realizar para a comunidade de seres humanos que nos cercam. Se isto não acontece, não estamos desempenhando bem o nosso papel e deixamos nosso talento enterrado, escondido e sem uso.

Por que todo talento dá dinheiro?

Porque seja qual for o seu talento ele existe para servir as outras pessoas. Se você serve as outras pessoas, você pode pedir dinheiro para elas por aquilo que está lhes entregando. Simples assim. O problema é que fomos tão domesticados a não enxergarmos o nosso próprio valor que admitimos (infelizmente) que aquilo que mais gostamos de fazer não é o suficiente para nos sustentar. Afinal, atrelada a esta cultura, ainda adicionamos a pressão que as propagandas de marketing fizeram na nossa vida nos levando a consumir mais do que aquilo que precisaríamos consumir, aumentando por consequência nossas despesas fixas e elevando o bastão do salto da mediocridade para o execício pleno dos nossos talentos.


Fonte: Insistimento

O desespero é o caminho mais longo para se chegar à vitória

Recebo inúmeros e-mails de pessoas desesperadas. Pessoas que não enxergam solução para o seu problema e que estão cegas demais por suas emoções para racionalizar como resolver seus problemas. Eu já fui assim. Eu já fui cego. Eu já parei de respirar quando soube de uma notícia que não esperava ou quando buscava solução para os meus problemas. Também era assim quando comecei a praticar jiu-jitsu brasileiro e me descontrolava logo assim que a luta começava e o parceiro de treino vinha para cima de mim. Já perdi tanto tempo e tanta energia com o desespero que hoje tenho uma bela dica para você que sofre com um problema sem solução na sua vida e que não sabe como resolver. Acompanhe.

Combate

Os dois ficam de joelho no chão, um de frente para o outro. Olhar baixo, procurando onde colocar as mãos. Toques de leve no kimono testam a agilidade do oponente até que um agarrão firme no kimono ou na lapela é desferido e a luta começa. A respiração dispara e as pupilas dilatam. O menos experiente não sabe o que vai acontecer e começa a fazer força, cada vez mais força, para se livrar da forte pegada do seu oponente. Agito, força, corre-corre. Suor caindo feito dilúvio. O oponente cada vez mais enrolando-se ao seu corpo feito uma cobra, pega braço, ombro, perna, pé e pescoço. O estrangulamento é eminente. A torção do braço uma certeza. O cansaço então, uma dádiva dos deuses para pedir tempo e respirar enquanto arruma o kimono. Você bate dando dois tapas leves no oponente mostrando que desistiu. Levanta-se e retorna, ainda mais cansado e assustado para o tatame onde toda a luta recomeça…
A cena acima acontece repetidas vezes em um treino de jiu-jitsu e na vida. Não sabemos por onde começar e mesmo assim somos empurrados para ir para cima. Não sabemos o que vai acontecer conosco e mesmo assim somos acostumados a usar a força para sobreviver. Terminamos desesperados e cegos das possibilidades que tínhamos na nossa frente se ao invés da força, utilizássemos a inteligência da natureza e nenhuma emoção.

Estar desesperado é emocionante

Cá entre nós não há nada que nos deixe mais vivos que a emoção do desespero. Quando estamos desesperados não pensamos em mais nada. Nos envolvemos totalmente com as nossas emoções e pensamentos (inundados de emoção) que esquecemos de tudo, até mesmo que o buraco onde entramos tem saída. Afirmo isto, porque nesta semana comecei a treinar jiu-jitsu brasileiro com faixas brancas recém-chegados na academia e pude ver neles o mesmo desespero que tinha quando comecei a treinar. Excesso de força, falta de técnica, erros bobos, etc. O mesmo que observo hoje em empreendedores inexperientes que empreendem na torcida dos seus negócios darem certo para ficarem desesperados em um futuro próximo, de curto a médio prazo.
De fato, mostrar-se desesperado tem uma relação muito forte com uma tendência natural do ser humano de se vitimizar. Somado a isto, ainda temos o ingrediente de que o desesperado quer solucionar o seu problema de uma hora para a outra sem pensar em estratégias, gerando muita ansiedade e consequentemente diversos erros. Seja no jiu-jitsu ou na vida, o melhor a fazer é separar a emoção da razão e manter-se atuante de forma inteligente sem somatizar suas atitudes com suas emoções.

A porta de saída dos desesperados

Depois de ter sentido o gosto de se sentir desesperado, pare por um instante para pensar na luta. Pare o tempo e examine a sua situação. Anote atentamente aquilo que está te incomodando, seus aliados e seus inimigos e decida o que fazer. A porta de saída para os desesperados é feita de decisão, disciplina e paciência. Decisão para não olhar mais para trás e pensar no problema novamente. Disciplina para manter-se concretizando a decisão de tomou conforme caminha com a sua vida junto com o tempo. Paciência para relaxar enquanto o tempo faz o seu trabalho sem querer apressar as coisas.
Eu hoje raciocino quando luto. Raciocino quando vivo. Primeiro armo a minha base bem armada e estabeleço minhas estratégias para saber onde posso me apoiar. Sem base, não temos equilíbrio e esta é a principal razão para cairmos em situações onde ficamos desesperados. Se você está desesperado hoje, precisa ter consciência que foram tuas ações impensadas do passado que te deixaram nesta posição de desvantagem e que precisa construir a sua base para construir tua riqueza em cima.
Complementei esta conversa com um novo vídeo dando dicas e exemplos práticos sobre como resolver as situações de desespero pela qual todos já passamos, estamos passando ou ainda vamos passar.

Fonte: Insistimento

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Curso de Jornalismo On line



Velocidade,  tempo-real, hipertexto, interatividade,  convergência de mídias e redes sociais...
Essas são as principais características e tendências do jornalismo na internet que você vai conhecer e dominar no Curso de Jornalismo Online.

Vai também saber que é possível compatibilizá-las com a redação de um bom texto, correto, atraente, para conquistar a atenção do leitor e tornar-se um Repórter Online de sucesso.

E mais:
  • Vai perder o medo da tecnologia e conhecer ferramentas úteis para o Jornalismo Online;
  • Acompanhando o trabalho de jornalistas bem-sucedidos no mundo, você aprenderá a planejar sua reportagem, organizar suas fontes e agir em situações críticas;
  • Também vai aprender a produzir uma publicação digital e a ganhar dinheiro no ramo de Jornalismo Online;
Com o apoio de professores, com exemplos práticos e exercícios, este é um curso ideal tanto para quem quer completar sua formação de Jornalismo, como para quem ainda não se decidiu pela carreira e quer conhecer melhor esta profissão tão promissora. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas interativas. Ao final, receba o seu Certificado em Casa!

Matrículas:

Curso de Secretariado Executivo

 
O desenvolvimento do Brasil nos últimos anos foi acompanhado por um intenso crescimento das empresas, gerando novos chefes e executivos de alto poder e influência.
Juntamente com esses novos executivos, surge a necessidade de um profissional competente, capaz de organizar, auxiliar e resolver pendências dos mais diversos tipos. Este perfil, muito requisitado em empresas de diferentes tamanhos, é encontrado no(a) Secretário(a) Executivo(a).
O Curso de Secretariado Executivo, destinado a quem deseja conhecer mais sobre a profissão e/ou atualizar seus conhecimentos, ensina tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas. O curso conta também com Apostilas que podem ser impressas, além do apoio de tutores para tirar dúvidas.
Aprenda:
  • Como atender com excelência;
  • Como organizar as tarefas do dia a dia, documentos e arquivos;
  • Noções sobre etiqueta e ética empresarial;
  • Como trabalhar sob pressão e resolver conflitos;
  • Como acompanhar eventos e reuniões.
 
Matrículas


Curso de Escrita e Redação

Você sente aquele frio na barriga quando precisa escrever algo e não consegue?
  • Tem vergonha de cometer erros básicos em ortografia e gramática?
  • Acha que falta inspiração diante de uma folha em branco ou de uma tela de computador?
  • Acha que escrever é só para quem tem talento?
  • Saiba que escrever bem se aprende, em qualquer momento da vida, e você pode melhorar sua redação e o uso do idioma, para aplicar quando precisar: no trabalho, no vestibular, em um concurso e até mesmo em sua vida pessoal.

    O Curso de Escrita e Redação foi feito exatamente para lhe dar as ferramentas básicas para desenvolver sua habilidade de escrever corretamente e com elegância na língua portuguesa.

    Já atualizado com as novas regras da língua portuguesa, o curso aborda técnicas para que você possa escrever e se expressar de forma concisa e coerente, apresentando desde regras básicas (como acentuação, uso da crase, etc.) até avançadas, de gramática e estilo. Mostra também os principais erros de vestibulandos e suas correções.

    São dezenas de exemplos, dicas e exercícios para que você possa conhecer e dominar a arte de escrever bem.

    E o melhor de tudo: não se trata de um curso apenas teórico. Você poderá enviar suas redações para o professor, que fará os comentários e as correções necessárias, para que você possa aprender na prática!

    Matrículas:

    Impressora laser

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/br

    Navegador GPS

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/bq

    Cooktop

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/bp

    Conjunto de panelas

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/bn

    Home theater

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/bg

    Tênis

    Para comprar clique
    http://oferta.vc/b8

    Como montar um negócio próprio sem investir quase nada

    O melhor livro deste ano na minha opinião para quem ainda possui um emprego fixo e está pensando em abrir o seu próprio negócio é “How I Built A profitable Freelance Business for Under $50” da escritora e blogueira Christine OKelly. O livro está em inglês, mas suas dicas e seu programa “como fazer” é excelente, pois não fica explicando com termos administrativamente correto como construir o seu próprio negócio e mostra para qualquer um que é possível tê-lo com o que se sabe.
    Tudo que eu venho falando neste blog sobre dons pode ser acrescentado com o conteúdo deste e-book, uma vez que aprenderemos a descobrir o que fazemos de melhor e ainda aprenderemos com os erros da Christine a construir o nosso próprio negócio, trabalhar em casa e se libertar financeiramente.
    • Defina os seus “entregáveis”
    • Crie um sistema que gere rendimentos ativos e passivos
    • Defina o seu preço
    • Atraia clientes
    • Crie uma presença na internet
    • Posicione-se como um expert na sua área
    • Mova-se
    O livro custa 12 dólares e está em inglês.
    Quem tiver interesse pode comprá-lo através do link: http://selfmadechick.com/make-money-freelancing/

    Fonte: Insistimento

    Como saldar todas as suas dívidas e acabar com dívida no banco rapidamente?

    Quer coisa melhor para manter-se motivado que ter dívidas a saldar? Isso não é uma piada não, é a pura verdade! São nos momentos de crise que mais nos concentramos em nossos problemas e também na melhor solução para sair deles. São nestes momentos que paramos para pensar na “burrada” que fizemos em adquirir aquele bem que estava fora das nossas possibilidades financeiras ou ter apostado naquele negócio novo sem informações confiáveis e consistentes.
    Erros, todos nós cometemos, mas consertá-los é o que fará a diferença no nosso futuro. Por isso decidi escrever este artigo para ajudá-lo(a) a saldar a sua dívida de banco ou outra qualquer da maneira mais rápida que conheço: fazendo um mapa mental das suas delas e dos seus ganhos.

    QUANTO VOCÊ DEVE E PARA QUEM?

    Se você perdeu completamente a noção de quanto você deve e para quem, você pode utilizar o site de consulta ao Serasa online e pagar cerca de R$40,00 para ter acesso a um relatório completo e detalhado sobre todas as suas dívidas.
    Mapeie as suas dívidas através da técnica de mapa mental que ensinei nesta série de artigos sobre táticas pessoais de guerra para montar um negócio próprio começando por colocar no centro do papel o seu nome e nas linhas que saem dele, uma a uma, o nome das empresas e/ou pessoas para quem deve, juntamente com o valor da dívida atualizado.

    QUANTO VOCÊ GANHA E QUANTO LHE SOBRA POR MÊS?

    Em uma outra folha coloque o seu nome ao centro e nas linhas puxadas a partir do círculo que envolve o seu nome, coloque o nome da sua fonte pagadora (empresa, pessoa, etc.) e o valor líquido (desconte os impostos) que recebe dela. Puxando outra linha, coloque os valores das suas despesas fixas, ou melhor, das despesas que você tem consigo e com a sua família durante o mês. Some os ganhos e diminua das despesas e encontre o valor que sobra todos os meses na sua conta e que servirão para pagar as suas dividas.

    QUANTOS MESES VOCÊ PRECISA PARA PAGAR SUAS DÍVIDAS?

    Com o valor de todas as suas dívidas em mãos, divida-o pelo valor de quanto lhe sobra todos os meses na sua conta e obtenha a quantidade de meses que você deverá se dedicar a pagar os seus débitos com o mercado.

    FAÇA UM PLANO

    Tendo todas as respostas em mãos, agora é o momento de detalhar no papel quem você vai pagar primeiro e quanto você irá pagar a cada empresa e/ou pessoa que você possui dívida, pois tendo um plano para caminhar, você passará a ter domínio sobre a sua vida, não deixando mais a mente vaguear quando perguntada sobre quanto deve, para quem e quando irá pagar.
    Se precisar de mais dinheiro para pagar as suas dívidas, apresse-se em começar a fazer aquilo que ama ao invés de simplesmente fazer algo para pagar as contas, pois se aplicar a sua energia em algo que não gosta em horários que serviriam para o seu descanso, aí mesmo é que o barco vai afundar. Pode apostar.

    Fonte: Insistimento

    Como calcular o preço da sua hora de trabalho

    Um dos meus coachees trabalha com desenvolvimento de software há bastante tempo, mas tem dificuldade para se lançar no mercado como freelancer apesar do seu enorme talento. Ele me procurou pedindo o meu apoio para traçar um plano que ele pudesse seguir para começar a prestar serviços por conta própria e passo a passo conquistasse a liberdade profissional que tanto deseja.
    Como primeiro passo, resolvemos estabelecer o quanto ele precisaria cobrar pelo valor da sua hora para que pudesse viver somente do seu trabalho como freelancer. Assim, chegamos a conclusão de que seria necessário, em primeiro lugar, colocar no papel separadamente as despesas fixas e as despesas variáveis para termos uma noção da reserva financeira que seria necessária para ele iniciar o seu empreendimento e do valor que deveria estabelecer como mínimo de entrada em seus projetos.
    DESPESAS FIXAS
    As despesas fixas não se referem de maneira nenhuma as dívidas de cartão de crédito ou de limite de cheque especial, elas são apenas aquelas despesas obrigatórias para a sobrevivência. Isto quer dizer que neste grupo de despesas deve-se apenas incluir gastos com aluguel, luz elétrica, gás encanado, telefone fixo, plano básico de celular, etc. Tudo aquilo que é extremamente necessário para manter um conforto básico para você e para a sua família.
    DESPESAS VARIÁVEIS
    Jantares em restaurantes, cinema no final de semana e roupas novas são coisas que não fazem parte das necessidades básicas da sua vida, podendo ser postergadas. Isso significa que elas apenas devem ser anotadas e realizadas somente quando sobrar uma reserva mínima no seu orçamento como profissional autônomo, pois de agora em diante você será o dono da sua empresa e deverá arcar com todos os custos para tal.
    DÉCIMO TERCEIRO
    Cada vez mais imprescindível no mundo dos freelancers, ter um salário a mais por ano significa poder ficar uns tempos afastado do trabalho para viajar e usufruir do dinheiro que ganhou nos seus projetos. E para conseguir juntar essa quantia em um ano é necessário dividir as despesas fixas por doze e agregar este valor ao seu cálculo de valor de hora.
    LUCRO
    Esta é a parte mais importante para quem é profissional autônomo, pois é com este incremento que o seu valor de hora ganhará força e crescerá. Um crescimento que corresponde a experiência e competência do profissional. Quando começando, o freelancer deve pensar em algo em torno dos 20% para agregar ao seu valor de hora e, conforme for ganhando mais experiência, aumentar este valor sucessivamente até que a sua vida profissional fique confortável ao ponto de escolher em que projetos irá trabalhar.
    FÓRMULA
    Sabendo dos itens acima, basta aplicar a fórmula abaixo para chegar com precisão ao seu valor de hora. O meu coachee gostou da idéia e já irá colocar em prática em seus próximos projetos. Em outros artigos colocarei mais alguns dados dessa experiência de coach para a área de TI, a maioria do público que assina este site.
    ((Desp. Fixas Mensal + 1/12 Desp. Fixas Mensal) + 20% Lucro) / Núm. Horas Trabalhadas = Valor Hora
    Exemplo:
    ((R$1200,00 + R$100,00) + R$260,00) / 80 = R$19,50

    Fonte: Insistimento

    Não dá pra ser empreendedor sendo empregado

    Esse é um outro assunto ao qual eu vivia adaptando o meu discurso para atingir um maior número de pessoas. Se você acha que eu estou errado quanto a isso me desculpe, mas saia do blog, pare de me seguir no twitter, no facebook, no orkut, retire-se do RSS e pare de me fazer perguntas no Formspring. A partir de agora não trabalho mais com pessoas que ficam se protegendo atrás de uma mesa de escritório. Quero trabalhar com quem tem fome, com aquele que precisa ir pra rua vender e ganhar o sustento dele e dos outros. Funcionários com dez, vinte, trinta anos de empresa com FGTS no banco não servem pra nada a não ser prenderem o mundo a um sistema antigo, corrupto e lerdo que acaba com o futuro dos nossos filhos e netos.

    FGTS, INSS, PIS, 13o. SALÁRIO, HORA EXTRA, AUXÍLIO ISSO OU AQUILO, ETC
    “Eu não vou sair daqui porque perco meu FGTS.”
    “Eu vou enrolar um pouco aqui porque faço hora extra.”
    “Não tem problema eu adoecer porque fico uns dias em casa.”
    Blá, blá, blá de gente fraca que não se responsabiliza pela sua própria vida. Já avisei, está insatisfeito, feche o navegador e vai se informar sobre o que está acontecendo na maior rede de televisão do país que a gente não se vê por lá.
    Para ser empreendedor, você precisa ganhar Zero Reais. ZERO REAIS. Isso mesmo. Você tem que levantar na segunda-feira de manhã com ZERO REAIS no bolso e pensar: “E agora? O que eu vou fazer pra levantar dinheiro?” Por outro lado, levantar segunda-feira de manhã para pegar engarrafamento com vale-transporte no bolso ou qualquer outro auxílio de empresa é atitude de quem é fraco e não se responsabiliza totalmente pela sua própria vida.
    “Ah! Mais eu tenho que pagar as minhas dívidas…”
    Dívidas? Que dívidas o zé. Você que comprou o carro financiado e está pagando duas vezes o valor do mesmo carro ou então comprou aquele apertamento lindo para colocar toda a sua família dentro e pagar três apartamentos ao longo de 20, 30 ou 40 anos. Não seja tão zé assim. Essas “dívidas” são a nova maneira de colocar correntes em você.
    Aceita American Express?
    Aí, há um tempo atrás a American Express lançou um cartão de crédito para pessoas que não podiam utilizar os seus principais produtos, por que? Porque o Zé poderia entrar na pizzaria no domingo depois de assistir o Faustão perguntando: “Aceita American Express?” Quem pode usar cartão de crédito que use, pois ele pode ajudá-lo mesmo a melhorar o controle dos seus gastos mensais, mas se você não pode, caia na real, é mais digno.
    Empreendedor só mesmo aquele que se dispõe a passar fome pelo seu negócio. Que tem fome de ver a coisa sair do lugar. Que até mesmo, está sob a gerência de outros empreendedores que junto dele ganham no projeto. Mas chegar no horário para bater ponto e ficar na mesa tomando cafezinho sem se doar nem um pouco para os outros é ser um sanguessuga do sistema medíocre ao qual a maior parte da humanidade está aprisionada.
    Quer ser alguém na vida? Quer realmente fazer a diferença? Então demita-se na próxima segunda-feira e venha comigo sentir a urgência bater no estômago de baixo pra cima todos os dias da semana durante os 365 dias do ano.

    Fonte: Insisitmento

    As 16 leis da pessoa de sucesso

     
    Depois de muita pesquisa, Napoleon Hill definiu 16 leis que todas as pessoas de grande sucesso seguiam, conscientemente ou não. Se você quer modelar alguns desses grandes nomes da humanidade, leia sobre e tente aplicar você mesmo todas essas 16 essenciais regras.
    1.  Associação com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento
    2. Objetivo principal definido
    3. Confiança em si próprio
    4. Economia
    5. Iniciativa e Liderança
    6. Imaginação
    7. Entusiasmo
    8. Autocontrole
    9. Hábito de fazer mais do que a obrigação
    10. Personalidade atraente
    11. Pensar com Exatidão
    12. Concentração
    13. Cooperação
    14. Fracasso
    15. Tolerância
    16. Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo
    Fonte: Saia do lugar

    Sucesso empresarial: o mito do resultado imediato

    Eu não sei se você já reparou, mas existe uma quantidade considerável de pessoas por aí que adora imaginar o seguinte cenário: ter uma ideia, desenvolvê-la, lançar o produto e 3 meses depois estar fazendo um enorme sucesso. É como se elas acreditassem numa fórmula mágica que transforma tudo da noite para o dia.
    Tudo bem! Eu sei que existem casos de empresas que cresceram muito rápido, mas sejamos realistas… Isso é exceção e não regra.
    Essa história de resultados imediatos não pode ser encarada como divisor de águas. Afinal de contas, o tempo é o melhor aliado dos negócios que conseguem sustentar o sucesso no médio e longo prazo.
    Se você for da mesma geração que eu, certamente se lembrará do tal Tamagoshi. Um bichinho de estimação virtual que, no início, era uma febre. Todo mundo queria ter um. No entanto, o tempo mostrou que ele não teria força para seguir brilhando. Não à toa sua vida no mercado foi curta.
    Quer um conselho? Esquece essa história de resultado imediato e vai trabalhar. Se, por um acaso, seu negócio subir igual um foguete, ótimo. No entanto, se isso não acontecer, siga em frente e continue trabalhando. Dedique-se de coração, tenha paciência e foco. É assim que o sucesso chegará para você.

    Fonte: Saia do lugar

    Por que você precisa ter paciência para fazer sucesso

    Dar tempo ao tempo e ter muita paciência. O empreendedor que não consegue controlar sua ansiedade, muito provavelmente, enfrentará uma série de frustrações.
    É claro que o desejo de fazer o negócio dar certo é essencial. No entanto, do mesmo modo que isso pode ser a salvação, também pode ser a perdição.
    Veja bem… Quando você corre atrás de resultados imediatos e eles não acontecem, como você acha que vai reagir? Você vai ficar super motivado ou um tanto quanto frustrado? A resposta é clara como água, não?
    Empreender é difícil. Fazer sucesso é difícil. Mas se você não conseguir controlar sua ansiedade, tudo pode ficar ainda mais complicado.
    Você precisa usar o tempo a seu favor. Em vez de ficar frustrado por isso ou aquilo, trabalhe de forma inteligente e aprenda o máximo possível sobre o seu negócio e sobre os seus clientes. É isso que irá ajudá-lo a encontrar o caminho certo.
    Em tempo: inspire-se na história de grandes empreendedores. A grande maioria precisou trabalhar intensamente durante anos para começar a colher os frutos de suas criações.

    Fonte: Saia do lugar

    A hierarquia das necessidades do empreendedor

    O que a pirâmide de Maslow pode nos inspirar sobre as necessidades do empreendedor? Com um pequeno comparativo, aqui está a hierarquia das necessidades do empreendedor

    Quando o psicólogo americano Abraham Maslow se propôs a quantificar o desenvolvimento humano, ele partiu direto para a vida dos seres humanos mais capazes de sua época, incluindo Albert Einsten, Eleanor Roosevelt e Frederick Douglas.
    Seus resultados, publicados em um jornal de 1943, “A Theory of Human Motivation” são frequentemente resumidas no que hoje conhecemos como hierarquia das necessidades de Maslow.
    Mas o que isso pode dizer sobre a hierarquia de um empreendedor?
    O ciclo de vida de um empreendedor a partir do momento inicial de sua ousadia para se tornar um empreendedor de sucesso quase espelha perfeitamente a experiência humana. Os empreendedores são algumas das únicas pessoas que vão experimentar toda a experiência humana em 1 ano, afirma Peter Shallard.
    Feito isso, pensamos que seria interessante sobrepor às necessidades do empreendedor nas hierarquias de Maslow e ver o que aconteceria.
    A hierarquia das necessidades do empreendedor.
    A hierarquia das necessidades do empreendedor.
    Representada graficamente, a teoria parece uma pirâmide representando as nossas necessidades mais básicas na parte inferior, com as necessidades mais sofisticadas no topo.
    Quando os empreendedores chegam ao local onde o financeiro é cuidado, eles têm alguma riqueza, alguma liberdade, eles tendem a se concentrar em continuar fazendo as coisas.
    De acordo com Maslow, não se pode subir na pirâmide se a necessidade de baixo não for satisfeita.
    Abaixo estão os resultados mistos em ordem crescente de sofisticação em relação à hierarquia original de Maslow. Nós adoraríamos saber a sua opinião a respeito dessa nova hierarquia.

    Necessidades fisiológicas

    Original

    Respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase, excreção.

    Empreendedores

    Uma ideia, um funcionário, cerveja, sexo, sono, momentos de relaxamento não relacionados ao trabalho, deixar ideias livres, escritório.

    Necessidades de segurança

    Original

    Saúde, emprego, dinheiro, família, moral, propriedade.

    Empreendedores

    Salários e benefícios para os empregados, clientes, recursos, demanda, apoiadores, comunicação honesta, tecnologia.

    Amor/pertencimento

    Original

    Amizade, família, intimidade sexual.

    Empreendedores

    Parceiros comerciais, patrocinadores originais, mentores, intimidade sexual.

    Estima

    Original

    Autoestima, confiança, realização, respeito pelos outros.

    Empreendedores

    Senso de valor, confiança, cumprimento das metas, respeito dos clientes, respeito aos clientes.

    Auto-realização

    Original

    Moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas, falta de preconceito, aceitação.

    Empreendedores

    Um código consistente, imaginação, espontaneidade, inovação, juízo claro, produzir algo útil, filantropia, socialização.
    O ciclo de vida do empreendedor é a completa experiência humana.
    O ciclo de vida do empreendedor é a completa experiência humana.

    Entendendo as reais necessidades

    Uma crítica recente de Maslow disse que o psicólogo perdeu o componente social da humanidade e, certamente alguns chegaram a descartar a hierarquia completamente.
    Com esses pequenos ajustes, pensamos que essa nova hierarquia das necessidades dos empreendedores ficou muito precisa.

    Fonte: Jornal do Empreendedor

    terça-feira, 17 de setembro de 2013

    Curso de Administração Contábil

  • Será que tem jeito de sair do vermelho na conta bancária, seja em casa ou na empresa?
  • Mas será que adianta estudar teoria, já que dizem que tem um jeitinho brasileiro de administrar empresas? É verdade?
  • E por que será que as pesquisas sempre mostram que mais de 50% das empresas brasileiras morrem antes de completar 5 anos de vida?
  • Se você já se fez alguma destas perguntas, vai gostar de conhecer o Curso de Administração Contábil e Financeira.
    Totalmente on-line, com apostila, tutor e muitos exemplos comentados, o curso mostra entre outros conteúdos:
    • como organizar a contabilidade doméstica,
    • os fundamentos teóricos da administração contábil e financeira e como adaptá-los à realidade brasileira e individual,
    • como entender as questões de juros, créditos, fluxos de caixa, macroeconomia etc,
    • como analisar o patrimônio,
    • como planejar a longo prazo.
    Aprenda a planejar e administrar. Tanto se você é micro-empresário, se trabalha no setor contábil e financeiro de uma empresa ou se simplesmente quer aprender a gerir sua própria vida financeira para um futuro tranquilo.

    Matrículas:

    Curso de Matemática Financeira por apenas R$ 20,00

    O conteúdo ensinado no curso é útil para contabilidade caseira, empresarial ou até mesmo se for fazer um outro curso que utilize a HP12C.

    Nenhum conhecimento prévio com a calculadora é exigido. Ao final do curso, você estará apto(a) a utilizar a HP12C.

    Grátis: Você receberá o acesso a um simulador da HP12C em seu computador, permitindo que você faça todos os cálculos que faria na própria HP12C.

    O Curso de Matemática Financeira com HP12C é totalmente on-line, com apostila, programa de simulação e apoio de um professor para tirar quaisquer dúvidas.

    Matrículas:

    Curso de Marketing Pessoal

    Marketing Pessoal é a capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais (entre a equipe, com clientes, com gerentes, diretores, entre outros) de forma permanente.
    O Marketing Pessoal trata de melhorar sua imagem, desenvolvendo importantes habilidades de percepção, convívio social e profissional, liderança e carisma.
    Trabalhar o marketing pessoal é adquirir um diferencial considerável em relação à concorrência.
    Você:
    • Deseja muito um cargo na sua empresa?
    • Quer melhorar a sua imagem perante aos outros?
    • Quer desenvolver suas habilidades pessoais?
    O Curso de Marketing Pessoal é a solução!
    Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com exercícios e professores para tirar dúvidas. Ao final, receba o seu certificado em casa, sem custo adicional.

    Matrículas:

    Tênis Adidas

    Para comprar clique
    http://el2.me/LMAm

    Tênis Nike

    Para comprar clique
    http://el2.me/LMAc

    Câmera digital

    Para comprar clique
    http://el2.me/LMA1

    Umidificador de ar

    Para comprar clique
    http://el2.me/LMzV

    Jogo Batman


    Para comprar clique
    http://el2.me/LMzI

    Sua casa: maior escola de negociação do mundo

    Sua casa: maior escola de negociação do mundo... 
    Segundo o especialista em vendas Thom Hopkins, uma regra ideal para negociação, à que todos deveriam recorrer, são os relacionamentos entre marido e mulher. Negociando detalhes banais como quem será o primeiro a tomar banho de manhã, ou mais importantes, como, por exemplo, onde a família passará as férias, os casais manobram, cedem e firmam o pé e, muitas vezes, sem precisar de palavras. Talvez a relação conjugal represente a forma mais eficiente de negociar existente no mundo.
    Casais se veem todos os dias. 
    Não importa quão acalorado o debate, um casal sabe que terá de se enfrentar, cara a cara, quando for se deitar à noite. Esse simples fato ameniza suas posições, por mais extremas e firmes que tenham sido.
    Quando as pessoas sabem que no futuro precisarão realizar novos negócios com alguém, elas tendem a ser mais agradáveis e menos dispostas a iniciarem uma briga. A eliminação desse tipo de combatividade é positiva para toda negociação.

    Casais precisam de benefícios mútuos. 
    Digamos que um casal esteja comprando um carro novo. Antes de discutirem o assunto com o vendedor, marido e mulher precisam negociar entre si qual será a marca que desejam. A esposa prefere uma perua para levar as crianças por toda parte; o marido gostaria de um tipo mais esportivo, mas que também lhe fosse útil para ir ao trabalho. Enfim, o carro tem de satisfazer a ambos. Se a esposa fizer valer a sua vontade, o marido ficará sempre resmungando. Em pouco tempo, o veículo será chamado de “o carro dela”. Também não demorará muito para o marido encontrar um motivo para comprar o “carro dele” e talvez o casal tenha gasto mais do que podia em automóveis.
    Os casais respeitam o espaço um do outro: em todos os casamentos existem zonas em que é “proibida a entrada”. Pode ser algum assunto delicado que perturba o marido, uma área de supremacia particular da esposa ou um relacionamento exclusivista que um dos dois desenvolveu. Os casais pressentem essas áreas por instintos. Sabem quais linhas não devem ultrapassar.
    É difícil despertar esse tipo de sensibilidade numa negociação. Afinal, provavelmente não se conheça o outro lado nem um décimo do que se conhece a esposa! Mas um pouco de trabalho de análise deveria informar o que eles consideram um território proibido.
    Prof. Menegatti

    Fonte: Administradores

    Marketing ‘boca a boca’ nas mídias sociais. Tem como?

    O conceito de marketing ‘boca a boca’, com base na opinião de consumidores para atrair novos e interessados clientes pode, sim, ser aplicado ao e-commerce, especialmente, junto às mídias sociais.

    O grande objetivo, neste caso, é conquistar a integração do cliente, através de “curtidas”, compartilhamentos e comentários. E, sobre isso, o livro “Word of Mouth Marketing” (Andy Sernovitz), apresentado no blog Jornal do Empreendedor, nos traz dicas importantes:

    1. Seja sempre ético e correto em primeiro lugar. Sempre;

    2. Clientes felizes são a sua melhor propaganda. Faça as pessoas felizes;

    3. Incentive o respeito e a recomendação nos clientes, que a divulgação vem;

    4. Ótimos serviços iniciam sempre por uma ótima conversação. Entenda isso;

    5. Com o tempo, você aprende que marketing é o que você faz e não o que você diz;

    6. Opiniões negativas são sempre uma oportunidade. Escute e aprenda;

    7. As pessoas estão falando. Suas opções são: se juntar ou não a conversa;

    8. Seja interessante para o mercado ou seja invisível como os demais;

    9. Se não vale a pena as pessoas falarem sobre, não vale ser feito;

    10. Faça a história da sua empresa ser uma ótima história;

    11. Marketing honesto gera (e economiza) muito mais dinheiro.

    Como as redes se tornaram o maior ponto de aglomeração de pessoas em prol de um interesse comum, trabalhar ativamente sua marca nas mídias sociais é a estratégia ideal para ampliar sua visibilidade e acessibilidade. Portanto, coloque em prática estas dicas e aprimore suas ações de social marketing.

    Fonte: Administradors

    11 motivos pelos quais concurseiros poderiam ser grandes empreendedores

    Segundo a imprensa especializada em concursos públicos brasileiros, no momento, há inscrições abertas para cerca de 30 concursos e, apenas em 2013, 80 mil vagas serão disputadas por não menos do que 12 milhões de brasileiros. Diante de números tão vultosos e expressivos, surge a pergunta: que motivo atrai tantas pessoas para estes concursos?

    Seria o salário? Provavelmente, não! Uma vez que dentre as vagas disputadas por 5% da população brasileira, a maior remuneração gira em torno de R$ 21,7 mil, mas a grande maioria recebe uma média de R$ 2 mil. Então, a dúvida persiste: qual seria o real motivador?

    No depoimento de alguns “concurseiros” – nome dado às pessoas que fazem dos concursos e, consequentemente, dos cargos públicos uma estratégia de ascensão social – o que mais atrai é a estabilidade, que tem aspectos que são realmente verdadeiros como por exemplo:

    - Estabilidade de emprego: uma vez que ainda existem leis que garantem que um funcionário público não possa ser demitido pela simples vontade de seu chefe, como ocorre na iniciativa privada;
    - Estabilidade de benefícios: os chamados “auxílios”, tais como, creche, alimentação, transporte, entre outros. Enfim, uma série de penduricalhos adicionados ao salário do funcionalismo público;
    - Estabilidade de renda após a aposentadoria: em muitas esferas da administração pública, bem como em muitas autarquias, existem fundos de previdência que se propõem a complementar a renda, assim como os de previdências privadas. Aqui vale ressaltar que houve mudanças nas leis que garantiam que o tesouro público arcasse com essa complementação, portanto, aqueles que são atualmente empossados já não gozam na aposentadoria de salários iguais aos do tempo da ativa.

    Há também, no inconsciente coletivo da população, a ideia de certo status por trabalhar no funcionalismo público. Contudo, analisando friamente, não é possível concluir que esta seja realmente uma boa estratégia de ascensão social. E aqui apresento os fatos.

    Pessoas que prestam concursos e que realmente têm chances de classificação precisam de dedicação quase exclusiva e uma série de artimanhas para a tão sonhada aprovação. São pelo menos entre 30 e 40 horas de estudo semanais e alguns chegam a estudar até 18 horas por dia. Além disso, a preparação acontece antes mesmo do edital ser publicado e muitos recorrem aos cursinhos e estudam por meses ou até anos. Tudo para atingir o objetivo.

    Trabalhando há 4 anos como consultor de resultados, posso afirmar que o empenho e dedicação destas pessoas podem ser comparados a alguns comportamentos de empreendedores de sucesso, como por exemplo:

    - Planejamento: para organizar a forma de estudar;
    - Persistência: para não desistir diante do primeiro fracasso;
    - Resiliência: para não se abater diante dos concursos nos quais não foi aprovado;
    - Humildade: para não achar que pode passar em todo e qualquer concurso;
    - Senso de julgamento apurado: para não dar ouvidos a histórias de sucesso imediato, ao mesmo tempo não estudar demasiadamente, sem respeitar horas de descanso, sono e algum lazer;
    - Equilíbrio emocional: para não exigir de si mesmo, além das suas possibilidades;
    - Autoconfiança: para assumir atitude positiva e vitoriosa;
    - Calcular riscos: para estudar com antecedência e não apenas quando o edital é publicado;
    - Disciplina e comprometimento: para criar uma rotina de estudo sistemática e abrir mão da vida social, lazer e outros regalos da vida;
    - Busca de informações: para saber o que tem caído nos concursos que estão ocorrendo;
    - Responsabilidade financeira: para calcular se a renda atual é suficiente pra subsidiar todo esse tempo de estudo e ainda se o salário almejado no serviço público será capaz de financiar os sonhos.
    Será que estes concurseiros, com todos os comportamentos empreendedores, trabalhando para si mesmos, não ganhariam muito mais do que R$ 21 mil e poderiam ter um futuro com muito mais estabilidade e liberdade?

    Pessoas que apresentam essas características de comportamento são, na verdade, empreendedores, cujo céu é o limite para suas perspectivas, com rendimentos que podem ser ilimitados.

    O lado nefasto da estabilidade do serviço público é a letargia que a falta de perspectiva de crescimento profissional produz, de forma que, com toda certeza, nas fileiras do funcionalismo público existem profissionais que seriam brilhantes se tivessem no mundo privado, trabalhando e gerando riqueza pra si mesmo e para seus sucessores.

    Mas, para isto, há de se tirar a cabeça do meio dos livros e apostilas pra questionar se realmente todo esse esforço e investimento de tempo não seriam melhor aproveitados em outras áreas de desenvolvimento profissional.

    Renato Maggierié consultor de negócios, apaixonado por empreendedorismo e decidiu aplicar seus conhecimentos em comportamento voltados para resultados em benefício dos empreendedores, ajudando-os a potencializarem seus lucros. Em quatro anos, já atendeu aproximadamente 100 empresas deste perfil dentro um programa nacional de empreendedorismo, dando a oportunidade a cada vez mais empresários de criarem e manterem um negócio de sucesso. Possui dois títulos MBA – em Gestão Empresarial, pela FGV e Executive Seminars, pelo Rockford College – e tem grande experiência no trabalho com empresas de diversos segmentos e portes, que lhe garantiu conhecimento das causas de problemas e soluções comuns dos empresários.

    Fonte: Administradores

    Entrevista: Escritor César Souza fala sobre liderança

    Será que os lideres ja nascem lideres? Quais as características que dá para perceber que um profissional tem perfil de líder? Veja esta e outras respostas na entrevista em anexo.

    ENTREVISTA COM CESAR SOUZA(*)
    AUTOR DE “VOCÊ É O LÍDER DA SUA VIDA”

    1) Os Líderes já nascem Líderes ?
    RESPOSTA: Precisamos desmistificar a idéia que Liderança é coisa de alguns poucos privilegiados, de uma elite de bem dotados. O porteiro de uma empresa precisa ser um líder eficaz no trabalho que realiza. Assim como o presidente da mesma empresa também precisa ser um líder eficaz nas suas missões. Mas ambos são líderes.
    A primeira fonte de aprendizagem do líder, tanto do porteiro quanto do presidente da empresa, é o ambiente onde nasceu e viveu. Por exemplo, um ambiente de dificuldades, onde a criança tenha de superar adversidades financeiras ou mesmo físicas pode moldar atitudes e posturas de não acomodação, foco, perseverança que são características típicas de grande número dos líderes de sucesso.
    Mas a liderança também se aprende e se desenvolve em situações mais estruturadas. Líderes podem e devem ser desenvolvidos.
    2) Todos podem ser lideres?
    RESPOSTA: Sim, parto do princípio que TODOS os seres humanos são líderes em potencial, inclusive o leitor desta entrevista. Isto porque todos ou quase todos exercemos a liderança em algum momento de nossas vidas. Uma pessoa pode não ser o grande líder em uma empresa, mas pode ser o líder em sua casa, ou no prédio onde mora, ou em determinado momento em um jogo de futebol na praia, em um incidente na rua.
    2) Quais as características que dá para perceber que um profissional tem perfil de líder?
    RESPOSTA: Pelas suas atitudes e posturas. Por exemplo, o profissional desenvolve outros talentos entre aqueles com os quais convive? O profissional defende sempre princípios e valores que devem nortear o comportamento seu e dos outros? Essa pessoa busca sempre o porque das coisas, a causa que deve guiar as tarefas? Essa pessoa é focada em resultados, gosta de fazer acontecer? Importante entendermos que liderança não é um cargo. É um conjunto de atitudes que posiciona e diferencia alguns de outros em determinadas situações. Isso ocorre dentro de casa, na rua, no clube, na escola, na empresa, na comunidade, no prédio onde moramos. Liderança independe de cargo.
    3) Como exercitar o potencial de liderança?
    RESPOSTA: De diversas maneiras. Em casa, junto a seus pais. Ou junto ao marido ou à mulher. Ou com os filhos. Também no clube, ou no metrô, ou dentro de um bar quando conversa com amigos. Convencer um grupo de amigos a fazer uma viagem de férias a determinado lugar é um belo exercício de liderança. No ambiente de trabalho, na escola, enfim, inúmeras as oportunidade de exercitar o potencial de liderança. As situações de crise as vezes servem para revelar o potencial de liderança de pessoas que não consideramos lideres. Num assalto, em um acidente na estrada, enfim, em quase todas as situações cotidianas.
    4) Como desenvolver líderes?
    RESPOSTA: Ao longo desses últimos anos, convivendo com vários lideres em vários lugares do mundo, desenvolvi uma metodologia para desenvolver o potencial de liderança das pessoas. Mas a metodologia que utilizo está mais focada nos elementos essenciais da líderança do que no estilo do líder. Acho que as empresas perdem muito tempo tentando identificar qual o quadrante do líder, em vez de ajuda-lo a identificar o que o líder precisa fazer de essencial para se transformar em um um líder pleno. A chave é deixar de focar no Estilo e focar nos Elementos Essenciais da Liderança Plena. Essa metodologia muda a forma de pensar do líder sobre o seu papel como líder e sobre suas tarefas como líder.
    6) Quais as responsabilidades do líder?
    RESPOSTA: Perceber o rumo, inventar o futuro, ter claro o plano de travessia entre o momento atual e o futuro desejado. Formar outros líderes em sua equipe. Fazer acontecer os resultados desejados. Inspirar os outros por um conjunto de valores com os quais as pessoas se comprometem a respeitar e se comportar. E ser um “Líder 24 Horas” ou seja em todas as dimensões e momentos da vida e não apenas um “líder de meio turno” quando está engravatado no escritório.
    7) Qual é o papel mais ingrato da liderança?
    RESPOSTA: Avaliar performance de membros de sua equipe, demitir, se afastar de certas pessoas, mudar o rumo quando as perspectivas não são promissoras.
    9) Qual a importância de seguidores para um líder ?
    RESPOSTA: O verdadeiro líder forma outro líderes, não apenas seguidores. Muitos líderes vivem cercados de seguidores incompetentes. Precisamos recrutar e motivar e liderar pessoas que sejam melhores que o líder. Só assim, o líder cresce. Essa sua maior tarefa: montar uma “fábrica de líderes” por onde passa, em vez de se contentar em ter um séqüito de pessoas subservientes e dependentes.
    (+) Cesar Souza é presidente da EMPREENDA, consultor, palestrante e autor do novo bestseller VOCÊ É O LÍDER DA SUA VIDA (Editora Sextante, 2007)
    www.liderdasuavida.com.br

    Fonte: Site do Empreendedor

    Entrevista: Conferencista Paulo Araújo fala sobre motivação

    O que é Motivação?
    Motivação basicamente é um motivo para agir, ter um objetivo em mente e buscar realizá-lo. Motivação, em minha opinião, deve ser algo que vêm de dentro da própria pessoa, mas os fatores externos podem e devem contribuir para que a pessoa se sinta motivada. Uma grande ilusão em relação a motivação é o fato de querer estar sempre motivado. Ninguém consegue estar sempre motivado aí a importância de estar bem consigo mesmo, conhecer seus pontos fortes e os a desenvolver e assim ter a capacidade de se automotivar.

    É possível motivar uma pessoa?
    Eu acredito que sim. Mas lembro que a motivação mais duradoura é aquela em que a pessoa está realmente comprometida com os seus objetivos ou os da empresa. Os líderes da empresa devem ter ações que buscam motivar as pessoas, como um bom ambiente e condições de trabalho, possibilidade de uma remuneração variável como bônus ou participação nos lucros da empresa, mas principalmente, ter uma postura ética e transparente no relacionamento com seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidade.

    Os empreendedores são motivados e motivadores?
    Essas é uma das características comportamentais comum em empreendedores. Elas tem um sonho e procuram meios para realizá-lo e nesse caminho encontram pessoas que compartilham das suas idéias e que acreditam nesse projeto. Sem motivação não há ação, portanto não há como empreender sem essa qualidade.

    As pessoas motivadas têm mais sucesso?
    Sim, com certeza. Mas vale a pena lembrar que motivação não é só estar de bem com a vida, ser carismático ou só sorrisos. Pessoas motivadas que já tem sucesso tem uma longa história em que tiveram momentos e ações em que fracassaram, superaram obstáculos, aprenderam a planejar, otimizar e utilizar os recursos de uma forma mais saudável e, principalmente, aprenderam a se relacionar com as mais variadas pessoas.

    Existe uma receita para sempre se estar motivado?
    Não, como um bom cozinheiro cada pessoa terá que encontrar os seus melhores ingredientes para se manter motivado.
    Mas, para motivar o leitor, posso dar algumas dicas.
    A primeira delas é encontrar algo que goste de fazer e procurar viver disso, aliando prazer a profissão, além disso, sugiro que pelo menos uma vez por ano a pessoa faça uma auto-crítica e uma análise sincera de como anda a sua carreira, sua vida familiar, sentimental e espiritual.
    Outra dica importante e que sempre uso é procurar ter amigos e colegas de trabalho que sejam otimistas e que tenham um bom astral, Fique longe dos pessimistas, que reclamam de tudo e que nada valorizam, e o principal, seja feliz com o que você têm, caso não esteja satisfeito procure meios de melhorar, mas sem desprezar o seu momento atual encarando de frente a sua verdade e encontrando meios para melhorar a sua vida.
    Fonte: Site do Empreendedor

    História de sucesso da Sistecon

    Nesta Edição relataremos sobre a empresa Sistecon - Sistema de Contabilidade, situada em Quixeramobim, que tem como empreendedor o Bacharel em Ciências Contábeis Carlos Roberto Martins de Almeida - conhecido por Carlinho Contador, um batalhador que desde os 9 anos de idade aprendeu com a tia Perpetua a datilografar e preencher formulários, foi neste momento que despertou para a profissão de Contador. Aos 16 anos após concluir a 8ª série em Quixeramobim resolveu ir para Fortaleza, sua missão - trabalhar e estudar, lá ficou na casa de sua tia Odete.

    Sua determinação de conseguir um emprego era tanta que aceitava qualquer atividade, assim seu primeiro emprego foi de garçon em uma lanchonete, por sua capacidade empreendedora foi promovido 2 meses depois a caixa e 1 mês depois a gerente da lanchonete. Porém, como o proprietário exigia que deixasse de estudar o mesmo pediu demissão, pois sabia que seu futuro estava nos Estudos. Logo conseguiu um emprego na Distribuidora Cearense de Livros Ltda, era um cargo simples de Office boy, onde fazia de tudo, limpeza, cobrança, pagamento, etc.

    Conciliava trabalho e estudo, assim fez seu 1º científico na Escola Pe Champagnat, o 2º no Gregório Mendel e o 3º no Colégio Lourenço Filho. Por ser eficiente na Distribuídora foi promovido para auxiliar de escritório. No segundo semestre de 1978, após concluir o científico fez vestibular para Ciências Contábeis na Unifor, tendo passado. A partir de então foi trabalhar na Coopita - Cooperativa Agrícola de Itapajé, trabalhou durante 2 anos na mesma. Tendo sido convidado para ser sub-contador no Esplanada Hotéis S.A., era quem fazia tudo, o contador oficial somente dava o visto.

    Continuava seus estudos na faculdade, e não perdeu o vinculo com seus antigos patrões, pois se relacionava muito bem com os mesmos, no período do intervalo ou folga na universidade, vendia os livros da Distribuidora com vista a aumentar sua renda, sempre soube aproveitar as oportunidades que apareciam em sua frente. Ainda nesta época se submeteu ao concurso da Receita Federal para auxiliar fiscal, passou, mas, como tinha que assumir em Roraima, voltou a priorizar seus estudos. Logo após participou de outro concurso na Terra - Companhia de Crédito Imobiliário e Poupança, e, assumiu o Cargo de Caixa.

    Porém, somente trabalhou durante 2 anos, pois concluiu a faculdade em fins de 1983, e resolveu vir montar seu Escritório de Contabilidade em Quixeramobim. Iniciou em conjunto com um colega a CRAL - Assessoria Contábil, mas o sócio só permaneceu com o mesmo durante 3 meses. Logo após mudou o nome para Sistecon, como ainda não tinha cliente foi lecionar no Colégio Estadual Dr. Andrade Furtado, onde passou 3 anos, chegou a formar 3 turmas de técnicos de contabilidade, alguns destes montaram escritório e ainda hoje atuam na área. Como a Secretaria de Educação do Estado extinguiu o Curso de Técnico, foi ensinar no Colégio Assis Bezerra, onde ficou durante 5 anos.

    Em 1984 casou-se com a Sra. Mayse Soares, a qual havia conhecido em Fortaleza na faculdade, e com a mesma mantém 4 filhos: O Lucas, a Karla Roberta, a Beatriz e a Renata. Em 1988 se candidatou a vereador e ficou na 1ª suplência, diz que “sua principal missão é ajudar o próximo”.

    Fonte: Site do Empreendedor

    História de sucesso da Disk Pão

    Contar a história de empresários bem sucedidos, estimula-nos a querer vencer também, este o objetivo maior deste Site, levar você a ser um vitorioso. Destarte, leia a história da Disc Pão, empresa do setor de panificação que tem como proprietário o empreendedor Fco. Neuton Alves de Sousa Jr. O mesmo nasceu em 1963 no município de Quixadá, tendo ficado órfão de mãe aos 10 anos de idade. Como ele e os irmãos não se adaptaram ao novo casamento do pai, foram morar na casa de parente e amigos.

    Sua origem é de família humilde, adjetivo este que tornou-se uma marca de sua personalidade. Como teve que trabalhar muito cedo, seu primeiro emprego foi de garçon de bar. Depois vieram outros empregos: menino de recado, lavador de carro, frentista. Empregos que consumiram o tempo que deveria estar na escola, sua opção era a sobrevivência.

    Percebendo que a vida não estava como desejava, decidiu sair da cidade natal para ir buscar novas oportunidades em um lugar mais evoluído. Todavia, antes da partida chega seu pai e diz que conseguiu um novo emprego na empresa o Boiadeiro Máquinas e Motores, empresa do saudoso Sr. Valdir Dinelly. Nesta empreendimento passou quatorze anos, tendo obtido experiências que foram muito úteis, para aprender de perto como se conjuga o verbo trabalhar com dignidade. Nesse período conheceu Silvia, com quem se casou a qual viera a ser a grande companheira incansável incentivadora, mais que ninguém crente na sua tenacidade e claras características de empreendedor. Segundo Neuton Filho, como é conhecido, é fato que "por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher". Dessa hamoniosa relação nasceram Samylla (15) e Yago (11) complementando assim uma felicidade plena. Após um ano desempregado surgiu a idéia de fundar uma padaria, assim em 30 de Julho de 1993 nasceu a Disk Pão. Precisou do apoio financeiro da esposa e da família quanto ao terreno e a construção do prédio.

    Mas, e as máquinas e matérias-primas como fazer? Foi nesse momento que desembarcou no porto dos sonhos o paraninfo da Disk Pão, o Sr. João Carmélio de Lima que acreditou na capacidade de trabalho do Neuton. Desse cidadão sempre fala como uma criança fala de Papai Noel.Como todo começo de pequenas empresas, os percalços foram contantes, mas em nenhum momento houve o desânimo ou desvio da meta. Com o passar do tempo o negócio foi tomando corpo, a clientela foi aumentando, concomitantemente também o empresário foi diversificando os produtos, ampliando o espaço físico e o faturamento do negócio seguia na mesma ordem de crescimento.

    Destarte, com o negócio crescendo o Neuton verificou a necessidade de melhorar a capacidade gerencial, foi ai que passou a freqüentar inúmeros cursos direcionados para melhorar seu potencial como administrador da panificadora. Destaca-se nesse universo de treinamento o Propan - Programa de Capacitação de Panificadores, curso que pode ser articulado pelo Sebrae. Com esse embasamento Neuton conseguiu transformar a Disk Pão numa referência na Região do Sertão Central do Estado. Este empresário está sempre a procura de todas as alternativas para melhorar a performance de seu empreendimento, busca ou então delega o acompanhamento de todo o setor de produção, também participa de reuniões empresarias do ramo, inclusive desempenha a função de Diretor do Sindicato Estadual de Panificadores. Diz que: "Todo isso tem um foco - o Cliente".

    Neste momento esta implantado em Russa/Ce a filial da Disk Pão, onde vem mostrando nesta outra região o poder de transformar um negócio que passava quase despercebido numa empresa que se destaca pela organização, inovação, criatividade e pelo zelo com seus maiores patrimônios: seus colaboradores e clientes.

    Fonte: Site do Empreendedor

    4 maneiras de manter funcionários engajados

    Alguma vez você já lidou com o funcionário de uma empresa que não estava nem um pouco a fim de trabalhar?

    Conhecemos bem esse tipo. É como se estivéssemos no caixa de supermercado, querendo pagar as nossas compras e o funcionário estivesse fazendo o favor de receber o nosso dinheiro.
    Essa cena é familiar para você?
    Então, você não está sozinho. De acordo com um estudo recente do Gallup sobre o envolvimento dos funcionários, 7 em cada 10 trabalhadores americanos não estão engajados no trabalho.
    Embora isso seja irritante quando nós somos o cliente, quando você é o empregador isso pode ser mortal.
    Funcionários não engajados em seus trabalhos transmitem má impressão para os clientes, descaso, estão mais propensos a cometer erros e, o pior de tudo, eles se tornam um péssimo modelo para os colegas de trabalho.
    De acordo com o próprio Gallup, funcionários que estão desinteressados custam aproximadamente 500 bilhões de dólares anualmente em perda de produtividade.
    Aqui estão 4 passos para garantir que seus funcionários estejam totalmente empenhados em cuidar dos clientes e fazer o trabalho certo.

    #1. Você só pode melhorar o que é medido

    Se você não está medindo o engajamento de seus funcionários, não se surpreenda ao descobrir que alguns de seus funcionários não estão envolvidos nas tarefas.
    Apenas o que pode ser medido, pode ser melhorado. Por isso, a cada trimestre, faça um levantamento de seus funcionários perguntando:
    • Você acha seu trabalho significativo?
    • Você se sente valorizado?
    • Você tem orgulho do que faz aqui?
    O que toda a empresa procura é 80% dos funcionários respondendo sim a todas as 3 perguntas.
    Se isso não acontecer, isso significa que você tem um problema com os funcionários e precisa tomar uma atitude.
    Mensure a satisfação de seus funcionários sobre a empresa.
    Mensure a satisfação de seus funcionários sobre a empresa.

    #2. Mantenha os funcionários bem informados

    Nós temos a necessidade desesperadora de pertencimento. Quando os funcionários se sentem apenas como ferramentas de gestão, a sua atitude com o trabalho será igualmente sem entusiasmo.
    Forneça atualizações regulares para todos os funcionários, assim como você faz com seus investidores. Um investidor nunca aceitaria colocar dinheiro em uma empresa e não saber o que você está fazendo com ela.
    Porque então, você espera que os funcionários reajam de maneira diferente? Afinal, seus funcionários são investidores em sua empresa também. Eles estão investindo suas carreiras.
    Mantenha-os atualizado sobre como as coisas estão indo. Quando as pessoas se sentem incluídas, elas ficam mais engajadas.

    #3. Envolva os funcionários nas decisões

    As pessoas apoiam o que ajudam a construir. Pergunte a opinião de seus funcionários para a tomada de decisões que causam impacto diretamente em seus trabalhos.
    Além de obter informações valiosas através deles, o feedback sobre as decisões importantes transmite que eles são uma parte fundamental da construção da empresa.
    Para ter funcionários mais engajados, simplesmente envolva mais os funcionários.

    Envolva os gestores responsáveis

    Uma das principais causas para a saída do empregado é quando eles não se sentem valorizados pelos gestores.
    Certifique-se que os gerentes dos funcionários de baixa pontuação de engajamento estejam envolvidos para tomar medidas para envolver os funcionários 1-a-1 e incluí-los no grupo.
    Envolva as pessoas nas decisões que lhes envolvem.
    Envolva as pessoas nas decisões que lhes envolvem.

    #4. Livre-se das maçãs podres

    Alguns funcionários nunca estarão engajados, não importa o que você faça. Depois de ter feito a sua parte na criação de um ambiente de trabalho atraente, deixe claro que as pessoas estão em movimento.
    Muitas vezes é hora de substituir esses funcionários por pessoas que querem mostrar que são capazes de realizar o trabalho.
    Por outro lado, não deixe de garantir que as pessoas não passem dos limites. Deixe claro para eles que esta é uma oportunidade de contribuir, não de dar um golpe em sua empresa.
    Nada arruína mais a cultura de uma empresa do que a permanência de pessoas com más atitudes.

    Fonte: Jornal do Empreendedor