Barbie Millicent Roberts, registrada em Willows, estado do Wisconsin, tem 50 anos e corpinho de 20. Já foi artista de cinema, roqueira, enfermeira, médica, bailarina e candidata a presidente. Teve 21 cachorros, 14 cavalos, seis gatos e um papagaio. Viveu, ou vive, em 150 países. Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Têm o namorado perfeito, e muitos amigos que a adoram. O mundo BARBIE é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. É o que garante o slogan Be anything. Ela virou referência feminina, ícone da moda, símbolo das aspirações das meninas a caminho da puberdade e da vida adulta.
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A história
Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler (fundador da empresa de brinquedos Mattel) quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta que até então só existia em papel. Na verdade, a boneca alemã Bild Lili, feita de celulóide, é anterior à BARBIE, e pode ter inspirado Ruth, que por achar as caras e fisionomias das bonecas da época infantis demais, desenhou uma boneca em 3 dimensões com um ar mais adulto, capaz de proporcionar as meninas todos os sonhos possíveis. O nome BARBIE era o apelido (diminutivo) de sua filha Bárbara. Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959, e começou a ser vendida por apenas US$ 3. Atualmente, uma peça da boneca original supera os US$ 10 mil. Foi apresentada como uma adolescente vestida na última moda. Loura e trajando um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 centímetros de altura. Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem do final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelo para ir ao trabalho como designer de moda.
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Os produtores de brinquedos foram céticos quanto ao sucesso da boneca, porém a reação das mães das meninas foi totalmente diferente. Elas adoraram a boneca desde seu lançamento. Só no primeiro ano da existência da boneca, foram vendidas 351 mil unidades. Nos anos seguintes BARBIE acompanhou as tendências da moda com suas coleções de estilos e modelos como nos anos 60 onde representava a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo (perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva). Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa; em 1965 ganhou pernas flexíveis e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovial, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas e grandes óculos.
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Durante os anos 70, assim como a juventude da época, vestiu mini-saias, os cabelos cresceram, o visual se tornou hippie e em 1972 ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley. Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. BARBIE apareceu em uma versão “seriado Dallas”, com cabelo estilo Farrah Fawcet, e lábios vermelhos. Em 1980, foi lançada a coleção étnica, com modelos de BRABIE vestidas de roupas típicas de vários países como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca. Foi nesse período que se iniciou a produção de bonecas para colecionadores. Nos anos 1990, com suas primeiras fãs atingindo a idade balzaquiana, tornou-se brincadeira de gente grande, passando a ser objeto de colecionadores. Estilistas de renome como Dolce&Gabbana, Christian Dior e Bob Mackie vestiram a menina de plástico com suas criações. Abriu a década dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, a série da boneca de maior sucesso, Tottaly Hair Barbie, foi lançada, vendendo mais de 10 milhões de unidades, gerando quase US$ 100 milhões em vendas no mundo todo.
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No ano de 1999, em comemoração ao quadragésimo aniversário de BARBIE, a Mattel lançou uma campanha promocional global com o tema “Little Girls Need Big Dreams. Celebrating 40 Years with Barbie”. No modelo comemorativo BARBIE usava um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Em 2002, deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marlyn Moroe e Charles Chaplin. Com tanto sucesso, ela chegou à Hollywood com os filmes “Barbie e o Quebra Nozes”, “Rapunzel” e “A Princesa e a Plebéia”.
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A crise dos 50 anos
A boneca mais famosa do planeta chegou aos 50 anos no ano de 2009 em crise de identidade e com as vendas em queda. Seu estilo de vida e sua silhueta esguia - equivalente a uma mulher de 1.75m de altura, 91.5 cm de busto, 45.7 cm de cintura e 84 cm de quadril - serviram de inspiração para centenas de milhares de meninas de todos os cantos do planeta. Todas queriam ser como ela. Aos 50 anos, contudo, a boneca loira de 28 cm já sente o peso da idade. No campo financeiro está longe de ser o fenômeno de outrora. Em 2008, suas vendas caíram 9%, enquanto a comercialização das demais bonecas avançou 11%. Resultado direto do acirramento da concorrência e de diversos erros estratégicos cometidos pela Mattel. O principal deles foi a falta de agilidade para reagir à chegada de concorrentes mais antenadas com as aspirações da chamada geração Internet. Basta acompanhar o sucesso de Bratz, uma adolescente com cabeça e pés grandes, salto plataforma e pose de atrevida. A personagem foi rapidamente assimilada pelas pré-adolescentes que consideravam, em boa medida, que BARBIE era coisa de criança. A direção da Mattel acusou o golpe.
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Deixou de lado a postura blasé e colocou em marcha uma verdadeira operação de guerra. Afinal, a BARBIE sozinha responde por 30% de suas vendas totais. Por isso, criou versões mais despojadas e étnicas da boneca, como a My Scene, e colocou o perfil da boneca no MySpace e no Facebook. Lançou uma linha de fashion dolls bastante iradas, Flavas, inspirada na cultura hip-hop. A idéia era fazer desse modelo uma “versão de combate” para deter o avanço da arquirrival. Não deu certo. As vendas continuaram despencando ano após ano. Sem sucesso no campo mercadológico, a direção da Mattel, então, mudou de tática. Ingressou na justiça contra a MGA, acusando o designer Carter Bryant, pai da Bratz, de ter roubado o nome e o desenho da boneca do acervo da Mattel, quando trabalhou por lá. Em agosto último, a MGA foi condenada a indenizar a empresa em US$ 100 milhões. Além da arena jurídica, a Mattel também se prepara para reagir no campo das fashion dolls. Para marcar o cinquentenário de BARBIE, a companhia preparou um mega-desfile no dia 14 de fevereiro, na prestigiosa Semana de Moda de Nova York. A escolha do local deveu-se ao fato de sua primeira aparição pública ter ocorrido em uma feira de brinquedos nessa cidade. A volta à Big Apple foi em grande estilo. A Mattel convidou 50 renomados estilistas para desenhar peças inspiradas na boneca. Designers como a americana Vera Wang, o francês Christian Louboutin, Calvin Klein, Diane Von Furstenberg e Tommy Hilfilger. Vera Wang desenhou um sofisticado vestido de noiva que custa, na versão adulta, US$ 15 mil, ou US$ 159.99, no corpo da BARBIE. Louboutin, por sua vez, apresentou sapatos inspirados no universo da boneca.
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A linha do tempo
1961
● Lançamento do boneco KEN (seu nome inteiro é Ken Carson), o namorado e companheiro de BARBIE. O nome foi inspirado no filho do casal Handler.
● Introdução da BARBIE na versão enfermeira e aeromoça.
1963
● Lançamento da sua melhor amiga chamada MIDGE. Hoje, ela já tem até sua própria família: o marido Alan, o filho mais velho Ryan e a caçula Nikki. BARBIE tornou-se pediatra e cuida dos filhos da colega, que está grávida novamente.
1964
● Lançamento da irmã de BARBIE chamada SKIPPER. O nome foi inspirado na outra filha do casal Handler.
1965
● Introdução da BARBIE na versão astronauta.
1966
● Lançamento da segunda irmã de BARBIE chamada TUTTI.
1968
● A linha BARBIE ganha sua primeira boneca afro-americana chamada CHRISTIE.
1975
● Lançamento da BARBIE como atleta olímpica.
1983
● Introdução da BARBIE na versão caixa do McDonald’s.
1986
● Introdução da BARBIE na versão estrela do rock.
1988
● Lançada THERESA, uma BARBIE com feições latina.
● Introdução da BARBIE na versão médica e bailarina.
1990
● KIRA, a BARBIE asiática, é introduzida no mercado.
1992
● Lançamento da terceira irmã de BARBIE chamada STACIE e da BARBIE candidata a presidente dos Estados Unidos.
1993
● Introdução da BARBIE na versão policial.
1995
● Lançamento da quarta irmã de BARBIE chamada KELLY.
● Introdução da BARBIE na versão bombeiro.
1996
● Lançada BECKY, uma amiga paraplégica que vinha com uma cadeira de rodas.
● Introdução da BARBIE na versão pediatra.
1997
● Introdução da BARBIE na versão dentista e paleontologista.
1999
● Lançamento da quinta irmã de BARBIE chamada KRISSY.
2000
● Lançamento da BARBIE nadadora.
2004
● Lançamento da coleção BARBIE Contos de Fadas.
2007
● Introdução da BARBIE na versão animadora de torcida (cheerleader).
● No mês de julho é lançada a nova geração da BARBIE, uma mistura de boneca virtual com tocador de MP3.
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A loja-conceito
No início do mês de março de 2009, em comemoração aos 50 anos da boneca mais famosa do mundo, a Mattel abriu a primeira loja-conceito da BRABIE, localizada em uma chique rua da cidade de Shangai na China. São quase 3.500 m² de puro rosa e glamour, num prédio de seis andares repleto de detalhes, acessórios, doces, papelaria, brinquedos, filmes, livros, cosméticos, produtos para banho, objetos de decoração, produtos eletrônicas e infinitas roupas referentes a boneca, proporcionando um total envolvimento no mundo da BARBIE para mulheres de todas as idades. Uma escada transparente em espiral rodeada de 800 BARBIES é o destaque da loja, que teve o projeto desenvolvido pela Slade Architecture. No último andar está o restaurante e o “Bar Barbie” que conta com uma decoração em estilo casinha de boneca e um cardápio exclusivo.
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A tecnologia não poderia faltar. O “Designer Center” é um ambiente onde as clientes podem criar suas próprias bonecas exclusivas. Duas novas versões da famosa boneca foram especialmente criadas para a inauguração, uma delas com feiçoes asiáticas. A Mattel espera que a loja, na qual foram investidos US$ 30 milhões, e os conceitos experimentados nela ajudem a BRABIE a ganhar força na competição com bonecas mais modernas, videogames e jogos eletrônicos.
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Guarda-roupa dos sonhos
Em matéria de guarda-roupa, a BARBIE é sem dúvida imbatível. Em cinco décadas ela já esteve na pele de 108 profissionais diferentes, incluindo um uniforme militar aprovado pelo Pentágono, além de aparecer em mais de 45 nacionalidades. Já teve mais de 21 cães, 120 cavalos, 60 gatos, 30 pôneis, 1 papagaio, 1 chimpanzé, 1 panda, 1 girafa, 1 zebra, entre outros animais. Seu guarda-roupa é composto por um bilhão de peças e uma de suas versões especiais, a Barbie Princesa Liana, era cravejada com 318 diamantes e foi avaliada em US$ 94.8 mil. A peça repousa no cofre da Mattel. Números que fazem inveja em qualquer mulher.
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Através dos anos
A boneca BARBIE teve apenas três mudanças de face desde sua introdução. A primeira aconteceu em 1967, a segunda em 1977 e a última em 1998. As mudanças foram praticamente mínimas e incluíram a introdução de uma pequena maquiagem em seu rosto e as cores de cabelo loiro, moreno e ruivo para criar uma aparência mais natural.
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Em relação ao logotipo as mudanças foram bastante sutis como podemos ver abaixo.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 9 de março de 1959
● Criador: Ruth Handler
● Sede mundial: El Segundo, California
● Proprietário da marca: Mattel Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Robert Eckert
● CFO: Kevin M. Farr
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 250 milhões (estimado)
● Valor da marca: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 32.000 (Mattel)
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Bonecas e acessórios
● Slogan: Be anything.
● Website: www.barbie.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca BARBIE está avaliada em US$ 1.2 bilhões.
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A marca no mundo
A boneca mais conhecida do mundo está presente em mais de 150 países, vendendo duas unidades a cada segundo, mais de 120 milhões de unidades anualmente. Apenas BARBIE representa 30% do faturamento mundial da Mattel, com US$ 1.5 bilhões ao ano e lucro de US$ 250 milhões. No Brasil, são importadas pela Mattel cerca de 1.5 milhões de bonecas por ano. Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades.
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Você sabia?
● Meninas americanas entre 3 e 11 anos tem em média 10 bonecas BARBIE.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/