Por Eduardo Andrade, é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG
A evolução dos meios de comunicação encontrou na internet o ambiente para possibilidades antes impensáveis. O baixo custo de propagação associado ao acesso facilitado da sociedade aos meios digitais fez das redes sociais um ambiente de interesse de empresas de vários segmentos de mercado. Contudo, para garantir a assertividade de atuação nesse ambiente, deve-se tomar uma série de cuidados:
1. Seja relevante
A quantidade de dados à disposição na web é causa primeira da falta de atenção e retenção de audiência. Não adianta produzir conteúdo informacional se esse não tiver relevância na hierarquia de interesses do seu público alvo. Treinamentos, participação em fóruns de discussão ou blogs especializados trazem bastante bagagem para relacionar-se com clientes.
A quantidade de dados à disposição na web é causa primeira da falta de atenção e retenção de audiência. Não adianta produzir conteúdo informacional se esse não tiver relevância na hierarquia de interesses do seu público alvo. Treinamentos, participação em fóruns de discussão ou blogs especializados trazem bastante bagagem para relacionar-se com clientes.
Dê dicas de usabilidade dos produtos, aponte novas tendências na área e compartilhe experiências. Naturalmente, a empresa criará uma rede de contatos e seguidores nas mídias sociais.
2. Cumpra as suas promessas
Parece básico, mas muitas empresas prometem mais do que cumprem. Quando o discurso e a prática estão em caminhos opostos, há uma espécie de quebra de contrato de confiança entre as partes. Os ruídos podem ser enormes e de difícil resolução.
Parece básico, mas muitas empresas prometem mais do que cumprem. Quando o discurso e a prática estão em caminhos opostos, há uma espécie de quebra de contrato de confiança entre as partes. Os ruídos podem ser enormes e de difícil resolução.
Sugere-se cautela na exposição de suas ofertas. Não se devem elevar as expectativas do seu prospect, já que satisfação é uma consequência do atingimento das expectativas geradas.
3. Invista em planejamento
As ações de marketing devem ter objetivos nas redes sociais. Portanto, estabeleça métricas e busque recursos para atingi-las; faça testes de formatos, conteúdos, horários e dias da semana. A busca pela imagem desejada, só se consegue com planejamento. Outro ponto é que as ações de marketing têm princípio, meio, mas não necessariamente fim. No seu planejamento, considere que as publicações não devem ter intervalos longos e uma vez aberto o canal de comunicação com o mercado, esse jamais deve ser encerrado.
As ações de marketing devem ter objetivos nas redes sociais. Portanto, estabeleça métricas e busque recursos para atingi-las; faça testes de formatos, conteúdos, horários e dias da semana. A busca pela imagem desejada, só se consegue com planejamento. Outro ponto é que as ações de marketing têm princípio, meio, mas não necessariamente fim. No seu planejamento, considere que as publicações não devem ter intervalos longos e uma vez aberto o canal de comunicação com o mercado, esse jamais deve ser encerrado.
4. Tenha cautela em momentos de crise
Ninguém deseja passar por elas, mas as crises podem ocorrer, e é necessário que se esteja preparado. Recomenda-se bastante cautela e inteligência emocional nestes momentos, uma palavra mal dita pode ruir todo o esforço de marketing de meses de trabalho. É incrível a rapidez com que certos erros se propagam na internet. Por isso, é importante preparar um contingente de ações de marketing para gerenciamento de crises.
Ninguém deseja passar por elas, mas as crises podem ocorrer, e é necessário que se esteja preparado. Recomenda-se bastante cautela e inteligência emocional nestes momentos, uma palavra mal dita pode ruir todo o esforço de marketing de meses de trabalho. É incrível a rapidez com que certos erros se propagam na internet. Por isso, é importante preparar um contingente de ações de marketing para gerenciamento de crises.
5. Seja autêntico
No ambiente digital a genuinidade dos conteúdos diz muito sobre sua empresa. Ser sincero, transparente e idôneo (tanto para pessoas quanto para empresas) é uma condição esperada por parte da comunidade digital. Assim, recomenda-se a publicação de conteúdos legítimos. Apoderar-se de conteúdos de fontes diversas sem a devida citação pode trazer consequências desastrosas para a imagem do negócio.
No ambiente digital a genuinidade dos conteúdos diz muito sobre sua empresa. Ser sincero, transparente e idôneo (tanto para pessoas quanto para empresas) é uma condição esperada por parte da comunidade digital. Assim, recomenda-se a publicação de conteúdos legítimos. Apoderar-se de conteúdos de fontes diversas sem a devida citação pode trazer consequências desastrosas para a imagem do negócio.
6. Amplie sua atuação
Há diversos ambientes que podem trazer boa visibilidade para a marca. Importante começar com um número de ambientes que corresponda ao seu nível de investimento e recursos, mas a amplitude de atuação digital tende a aumentar com o ganho de experiência.
Há diversos ambientes que podem trazer boa visibilidade para a marca. Importante começar com um número de ambientes que corresponda ao seu nível de investimento e recursos, mas a amplitude de atuação digital tende a aumentar com o ganho de experiência.
O uso de blogs para compartilhamento de conteúdo, fóruns de discussão, comunidades online, podcasts e outros ambientes amplia a capilaridade de comunicação da empresa podendo ainda dar suporte às demais mídias convencionais.
Fonte: Exame
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