Por isso, controlar as emoções, estabelecer uma rotina e guardar um tempo para si é vital para sobreviver com qualidade. Não estou de forma alguma encorajando que se trabalhe pouco. O importante é trabalhar de forma mais eficiente para alcançar mais resultados sem estragar a sua vida pessoal.
Comece não ligando apenas para o dinheiro. Por mais que ele seja necessário para sobreviver, você precisa ser razoável e saber que não vai ficar rico do dia para a noite no seu empreendimento. Tenha seu foco em objetivos diferentes que também sejam relevantes a você.
Aliás, estabeleça metas razoáveis de curto, médio e longo prazo. Todo mês, tenha metas realistas para quando o dia 30 chegar. Tendo o foco no que está à sua frente, a visão geral não será tão assustadora.
Não faça do mundo um lugar de problemas, o que parece ser o “fim do mundo” em um momento pode perder a importância no minuto seguinte. Talvez até leve mais tempo, mas um bom exercício é pensar quais serão as consequências do aborrecimento em um mês ou um ano. Um prazo perdido, uma discussão no trabalho ou um problema no carro provavelmente não entrariam no seu livro de memórias. Portanto, resolva a questão da melhor maneira possível e esqueça.
Não deixe as coisas para depois. Atitudes assim só causam mais desgaste, pois ficamos ligados mentalmente com cada pequena tarefa não terminada, o que nos enche de preocupações e ansiedade. Faça tudo aquilo que você precisa fazer, agora. Mesmo que você não goste muito do assunto, mas não se sobrecarregue. Se você é parecido comigo, você pode literalmente trabalhar mais do que 100 horas por semana no seu negócio. Porém, você deve se esforçar para que isso não aconteça. Nossas vidas são cheias de compromissos, dos mais insignificantes aos mais importantes. Procure selecionar o que realmente é essencial e elimine o resto. Aprenda a dizer “não”. Não perca mais tempo com aquilo que não lhe trará nenhum tipo de crescimento.
Esteja cercado por pessoas positivas. Algumas pessoas realmente podem nos deixar loucas, seja um amigo, um colega, um familiar, um companheiro. O importante é perceber que nossa atitude com relação a ela é que determina se iremos nos estressar ou não. Você pode ficar o tempo todo tentando controlar a pessoa, “bater de frente” com ela ou pode simplesmente evitar sua companhia ou não se importar com o que ela faz ou diz.
Na hora de contratar, personalidade deve ter um papel importante. Encontre pessoas que você se identifique e não adicione estresse ao seu negócio. Contratar pessoas com hobbies e outros interesses é bom, pois sempre pode surgir uma oportunidade de aprender e compartilhar experiências.
Aliás, ajude os outros. Apesar de parecer que, com isso, você estaria acumulando ainda mais obrigações, ajudar e colaborar com outras pessoas, desde que não haja sentimento de controle envolvido, é uma ótima via de escape para relaxar, se sentir útil e encontrar um sentido na vida.
Lembre-se de se divertir. O estresse ocorrerá em algum momento da sua vida, mas você pode reduzir o seu impacto se possuir hobbies e tirar um tempo para relaxar.
Seja grato pelas pessoas e pela vida. Seja qual for a situação, esse é um grande passo em direção ao relaxamento e ao desapego. Quando reconhecemos que temos algo a agradecer, nossa visão do mundo se torna mais suave e nossa vida fica mais tranquila e alegre. Não precisamos lutar tanto, correr tanto ou nos defender. Podemos simplesmente fluir, já que as coisas estão ao nosso favor. Basta você abrir os olhos!
Fonte: Lounge Empreendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário