Marc Nager, coautor do livro Startup Weekend fala
sobre como levar uma empresa do conceito à criação em tão pouco tempo.
É praticamente um
senso comum achar que é necessário muito tempo, planejamento e paciência para
fazer um negócio ser bem sucedido. E, de fato, isso acontece na maioria das
vezes. No entanto, três americanos estão fomentando um novo modelo de se pensar
a gestão, que baseia em ir da ideia até colocá-la em prática em apenas 54
horas.
Seria possível? O
Administradores conversou com um dos defensores dessa tese, Marc Nager sobre o
que ele apresenta como Startup Weekend: instituição sem fins lucrativos com a
missão de educar empreendedores e incentivar a criação de startups. O projeto é
relativamente novo, iniciou em 2007, e o objetivo é que em um fim de semana
intenso os participantes desse encontro mergulhem de cabeça na cultura
empresarial e transformem uma boa ideia de negócio em uma startup viável.
Os eventos do Startup
Weekend, inclusive, adquiriram status global, com mais de 600
apresentações e presença em 100 países. O sucesso foi tanto que virou até um
livro com o mesmo nome e editado no Brasil pela Alta Books. Confira a
entrevista que fizemos com Marc Nager, CEO e codiretor do Startup Weekend, abaixo:
Vocês
resolveram transformar em livro o que ensinam em eventos que duram um fim de
semana, totalizando 54 horas. Você poderia nos explicar, então, como funcionam
esses eventos?
Nossos programas
possuem as simulações mais fieis do começo de uma empresa. Junto a outros
empreendedores da mesma comunidade, ambiciosos e com uma mentalidade parecida
com a sua, você pode enfrentar os verdadeiros desafios de erguer uma start-up
começando do zero, e durante o processo, você pode encontrar um co-fundador ou
começar sua própria companhia.
Quais
são as principais lições que vocês buscam transmitir no livro e no curso?
O livro é um resumo da
nossa história, sobre a organização e nossos valores fundamentais. A principal
lição está nos impactos culturais e transformativos que o empreendedorismo
possui em todas as comunidades. Startup Weekend é um modelo incrível e eficaz
para criar densidade e força nas comunidades para lançar negócios.
“Começar a
empreender em 54 horas? Isso é possível mesmo? Em tão pouco tempo?”. Você
provavelmente já escutou esses tipos de questionamentos. O que você diria para
essas pessoas?
Na maioria dos casos,
não. Aproximadamente um em cada 10 times que começam na Startup Weekend
continuam vivos após 12 meses. Startup Weekend visa aprender sobre a
experiência e o processo de validação da sua ideia e seu time. Assim como
atletas esportivos precisam praticar, empreendedores também e a Startup Weekend
é uma experiência incrível que vai te ajudar a se preparar para construir algo
real ou avançar com o seu próprio negócio.
Quando
falamos em empreendedorismo, muitas vezes a palavra “planejamento” vem na cola.
Ele é realmente fundamental em um negócio?
Empreendedorismo é
sobre agir. Planos de negócios são uma maneira antiquada de começar uma companhia.
Modelos de negócios são muito mais eficazes e dinâmicos. Consciência e
intencionalidade são importantes, mas você deve entender o risco de planejar o
futuro, que é imprevisível. Em vez disso, foque em construir uma base forte de
valores, saber exatamente quem são os seus clientes e quais os problemas que
você está resolvendo, como você pode lucrar e se está disposto a se manter
envolvido.
O que você
considera como o principal vilão para iniciar um novo negócio?
Não ter um time certo.
Estatisticamente e informalmente, o time é o aspecto mais importante de uma
startup. Geralmente, as pessoas se prendem a uma ideia. Esqueça a ideia, foque
no problema e tenha certeza que você possui o time certo, que você pode ser
incrível e eficaz junto.
E quais as
características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir?
Paixão, ser
implacável, bom vendedor, ter inteligência social, habilidade para dizer “não”
e uma tendência voltada para ação.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário