Para multiplicar o modelo do seu negócio de sucesso e transformá-lo em
uma franquia, é preciso muito planejamento e cuidado. A vice-presidente da ABF
(Associação Brasileira de Franquias) Maria Cristina Franco elencou dez passos
essenciais que precisam ser tomados antes da oferta de franquias. O mercado é
promissor, segundo ela. Mesmo com a ameaça dos efeitos da crise na Europa, a
expectativa da ABF é de crescimento, em torno de 15%, do sistema de franchising
no Brasil em 2011, se comparado ao ano anterior.
Saiba quais são os principais passos
para transformar seu negócio em franquia
1. Propriedade da marca
|
Para se tornar um franqueador, é preciso primeiro ter os direitos
sobre o nome a ser usado. Cheque antes no Inpi (Instituto Nacional da
Propriedade Industrial) se a marca está liberada para registro
|
2. Reserva de caixa para iniciar o processo
|
Para negócios de pequeno porte é preciso, no mínimo, R$ 300 mil. Esse
recurso será usado apenas para dar o pontapé no processo – estudos,
formatação e assessoria jurídica
|
3. Definição das taxas
|
O investimento inicial do franqueador e todas as taxas devem estar
claros. Calcule a taxa da franquia, que remunera pelo uso de sua marca, de
propaganda, de royalties e de manutenção
|
4. Manual administrativo financeiro
|
Ele deixa claro, por meio de planilhas, qual a lucratividade do
negócio e qual tempo previsto para se reaver o capital investido na franquia.
O estudo deve conter os dados de operação da matriz – capital social,
faturamento, custos fixos e variáveis, lucro líquido e outros – por, pelo
menos, 12 meses
|
5. Manual de uso de
marca
|
O documento zela pelo bem mais precioso da relação de franquia. Deve
expor, em detalhes, tudo aquilo que é permitido e o que é proibido ao
franqueador ao usar a marca
|
6. Modelos de treinamento
|
O franqueador precisa definir como o franqueado deve treinar sua
equipe para manter o mesmo padrão de atendimento em todas as lojas. As
capacitações devem ser organizadas em manuais
|
7. Estruturar a loja
piloto
|
A matriz deve servir de exemplo de aplicação de todos os padrões a
serem usados nas franquias. Franqueados e interessados devem poder visitar
essa loja para tirar dúvidas sobre layout e as formas de se usar a marca
|
8. Estratégia de venda de franquia
|
O franqueador deve estudar qual a melhor tática para ofertar unidades.
Ele pode optar por firmar contratos em todo o país, somente nas cidades do
entorno da matriz ou apenas no estado onde já atua
|
9. Elaboração da circular de oferta
|
Essa fase é fundamental. Trata-se do documento com todos os direitos e
deveres das partes, bem como quatro instrumentos jurídicos: licença de uso da
marca, transferência de tecnologia e know-how, fornecimento e prestação de
serviços. Deve ser feito por um advogado especialista no ramo
|
10. Relacionamento
|
Desde o primeiro momento, o empresário deve ter em mente que se tornar
um franqueador implica em estabelecer um vínculo muito próximo com um novo
parceiro por prazos longos, que variam de 3 a até 10 anos. Por isso é necessário
que a parceria seja a mais produtiva e cortês possível
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário