Como todos sabemos, é cada vez mais raro achar prestadores de serviços de confiança no mercado. Não é a toa que ao procurar um prestador de serviços, grande parte dos clientes peça indicação para algum conhecido que passe uma referência de confiança.
Se você quiser entregar um serviço memorável que deixe seu cliente empolgado em te recomendar, vale a pena prestar uma atenção em 3 pontos razoavelmente simples, mas que fazem uma grande diferença na visão de quem está comprando.
1. Responder perguntas de forma clara e objetivaPor definição, serviços não são padronizados da mesma forma que os produtos. Isso faz com que problemas diferentes exijam soluções diferentes.
Por causa dessa situação, prestadores de serviços “meninos” usam a resposta “depende” para 99% das perguntas de clientes. Porém, convenhamos que essa é uma resposta bem inútil. A moral da história é que muitas vezes o cliente quer apenas uma estimativa, mesmo que superficial, sobre custo e tempo necessário para o serviço.
Ao invés do velho “depende”, um prestador de serviços “homem” passa uma margem geral sobre os tipos de serviços ou então já explica “Olha, a variação é muito grande. Para te dar uma estimativa, preciso fazer uma análise que me dará as informações X, Y e Z. Se quiser fazer essa análise, os próximos passos são A, B e C”.
Ou seja, por mais que a resposta não seja concreta, é fundamental informar o cliente de forma clara qual será o próximo passo.
2. Respeitar prazosQuem nunca passou perrengue com um fornecedor adiou múltiplas vezes um prazo que atire a primeira pedra!
Em um mundo em que é consideravelmente comum fazer uma entrega atrasada, pode ter certeza que cumprir as suas promessas será um excelente fator para te garantir ótimas indicações.
Se as coisas estiverem realmente apertadas, quanto antes você avisar sobre o atraso (de preferência com um novo prazo, que dessa vez PRECISA ser cumprido), melhor.
3. Manter o contato mesmo depois do serviço entregueAlém dos 2 pontos citados antes, normalmente é aqui que a porca torce o rabo.
Os prestadores de serviços “meninos” se preocupam apenas em fechar a venda e, depois do serviço entregue, eles somem como se não houvesse amanhã.
Porém, o que esses profissionais esquecem é que além da possibilidade de realizar múltiplos serviços para o mesmo cliente (a famosa fidelização), um cliente feliz tem uma chance bem razoável de trazer novos clientes através da tão querida indicação.
Se você quiser consolidar seu diferencial como prestador de serviço “homem”, faça questão de entrar em contato com o cliente depois de um tempo para perguntar se está tudo certo ou se ele precisa de mais alguma ajuda.
Por mais que na prática isso seja apenas um ato de gentileza, pode ter certeza que é uma ferramenta de marketing poderosíssima.
Conclusão: Tudo é uma questão de passar credibilidadeNo final, tudo se resume a uma palavra: credibilidade.
Fora esses 3 pontos relacionados diretamente à entrega do serviço, uma questão extremamente relevante para passar mais credibilidade é a identidade visual da empresa.
Jornal do Empreendedor
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