O artigo de hoje foi escrito por Gustavo Paulillo, fundador do Agendor, um sistema de CRM Online focado no controle comercial para equipes de vendas
Uma das coisas mais importantes que uma equipe de vendas precisa é o entendimento completo do diferencial de seus produtos e serviços. Isso mostra maturidade e confiança da equipe de vendas naquilo que faz.
Além de conhecer como ninguém aquilo com que trabalha e, mais ainda, estar preparada para todo o tipo de dúvidas dos clientes, a força de vendas precisa acreditar no que vende (confira mais no artigo A força de vendas precisa acreditar no que vende).
Na prática, o papel de toda equipe de vendas é tornar o seu produto único e diferenciado de todo o resto. Para isso, é preciso que ela entenda o posicionamento da empresa como um todo.
Antes de tudo, é preciso dizer que entre essas perguntas não iremos falar de preço. Quando um cliente acha caro demais o que a sua empresa oferece, ou ele não entendeu o que você se propõe a fazer, ou ele não pode pagar no momento.
Se o seu produto é bom, e a sua equipe de vendas faz um bom trabalho, considere a segunda opção.
Vamos agora às perguntas…
Pergunta nº 1: o que a sua solução fará por mim?Veja que a pergunta não é o que a sua solução fará pela minha empresa, ou funcionários. Mas para MIM!
E é justamente por isso que toda proposta de vendas precisa ser pessoal. Não adianta mostrar cases de outros clientes satisfeitos e bonitos. Você precisa projetar o futuro do seu cliente.
O case bonito de resultados de outros clientes ajudará a mostrar que você consegue cumprir o que promete, mas é preciso, antes de tudo, dizer o que você pode fazer pela pessoa que vai contratar o seu serviço. Essa pessoa será o influenciador que irá vender o seu produto dentro da empresa.
Pergunta nº 2: por que, entre as várias opções, eu deveria considerar a sua?Quantas milhares de empresas no Brasil e no mundo fazem o que você faz?
Independente de qual seja seu serviço, ou do posicionamento que você dá para ele, muitas vezes tem alguém fazendo algo parecido com um outro nome. E com um outro preço também.
“Então, por que os clientes devem escolher a sua solução?”
A resposta dessa pergunta precisa fugir do convencional e aproveitar essa deixa para que a equipe de vendas fale com precisão, sobre aquilo que a sua empresa faz melhor que o mundo todo.
Pergunta nº 03: quem garante que eu não vou me arrepender de fazer negócios com você?Essa pergunta dificilmente é feita, mas a resposta dela pode ser dada mesmo que o cliente não “levante a bola”.
Por mais maravilhosa e competente que sua empresa seja, podem acontecer problemas depois que o cliente comprou o seu produto. Por isso, ele fica se perguntando se a sua empresa vai ser tão prestativa na hora de resolver o problema como foi na hora de conseguir a venda.
Mostrar os diferenciais da sua empresa na hora de lidar com imprevistos pode ser um excelente ponto para facilitar a venda.
Conclusão: Uma equipe de vendas afiada é uma equipe eficienteSeja honesto, sincero e mantenha o foco na necessidade do cliente. Quando a equipe de vendas está empaticamente envolvida com o cliente, a venda é apenas um passo de relacionamento.
Fonte: Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário