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sábado, 27 de julho de 2013

10 práticas de liderança para jogar no lixo

Se você quer ser o melhor do seu mercado, será preciso se livrar do seu estilo de gestão ultrapassado o mais rápido possível

Pode ser que as pessoas não estejam percebendo isso no dia-a-dia. Mas a gestão de negócios está passando por uma grande – e disruptiva – transição.
Os velhos tempos da liderança de comando-e-controle estão desaparecendo em favor do que pode ser denominado um método de confiança, em que as pessoas não dizem apenas o que fazer, mas sim o por quê de se fazer as tarefas.
Tecnicamente falando, estamos passando do momento chamado de liderança transacional para o que se conhece como liderança transformadora.
E isso não há volta.
Os donos de negócios têm ainda um longo caminho a percorrer, especialmente nas empresas mais velhas, que ou se adaptam ou vão acabar morrendo. Mas você pode ver as evidências crescentes de que a criação de uma empresa com propósito claro e valores, você vai presenciar funcionários se conectando à essência da empresa e aumentando a produtividade.
Em outras plavras, uma cultura de compromisso leva uma maior fidelização não apenas do cliente, bem como dos primeiros clientes de uma empresa, os funcionários.
Sendo assim, aqui segue uma “pequena lista” de práticas ultrapassadas de liderança que você precisa parar imediatamente:

#1. Micro gerenciamento

A micro-gestão, ou a necessidade de controlar cada detalhezinho da empresa está cada dia mais em desuso. Além, obviamente de prejudicar os resultados e o crescimento.
Substitua pelo empowerment (empoderamento), a capacidade de dar às pessoas o poder de decidir o que seria melhor naquilo que eles sabem fazer. Dê uma corda para as pessoas. Mesmo que seja uma corda para que elas se enforquem.
A micro-gestão dos funcionários é uma prática predatória que está com os dias contados
A micro-gestão dos funcionários é uma prática predatória que está com os dias contados.

#2. Liderança não é andar pelo escritório

Ficar andando pelo escritório não é o suficiente para mostrar as pessoas que você está disponível e acesível. Muitas inclusive vão achar que você está à toa.
Substitua esse hábito pela liderança de enxergar e ouvir, engajar-se nas conversas com os funcionários, implementar ideias e distribuir os resultados.

#3. Fingir que sabe tudo

Admita e entenda, você não tem todas as respostas. Então não tente fazer as pessoas pensarem que você sabe de tudo.
Substitua isso por conhecer os membros da equipe de funcionários e confie nelas. Escolha as pessoas certas que tenham as habilidades certas para fazer parte da equipe e se ajustar à cultura da empresa.
E feito isso, saia do caminho.

#4. Política de não-tolerância

Uma equipe sem erros, de um estilo de não-tolerância, não existe mais. As pessoas a cada dia mais aceitam menos serem ultrajadas.
Substitua por aprender com os erros, ou ser o primeiro a admitir o erro.

#5. Negócio movido pelo balanço

Não é o balanço patrimonial, ou o orçamento que devem motivar as decisões dentro de uma empresa.
Substitua esse comportamento por fazer com que as pessoas impulsionem os negócios e isso vai, consequentemente aumentar a fidelidade dos clientes e o lucro de toda a empresa.

#6. Competência é suficiente

Jura?
Já estamos muito à frente desse tempo. Fazer o que te mandam não garante mais emprego nem promoção – espero que os bajuladores estejam lendo isso.
Troque essa prática por selecionar apenas profissionais classe A para fazerem o trabalho que precisa ser feito. Existem milhares de profissionais desse perfil esperando novas oportunidades.

#7. Investimento em tecnologia aumenta a produtividade?

Qualquer pessoa com 2 neurônios – ou menos – hoje em dia sabe que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Invista em pessoas!

#8. Aversão à mudança

Empresas, e pessoas, antigas morrem de medo da mudança e acabam sendo específicos sobre o que querem. Mas, isso atrapalha uma cultura de inovação dentro de uma empresa.
Substitua essa prática pela a de alimentar a mudança para permitir que a sua equipe venha com boas ideias que poderão ser positivas para o seu negócio.

#9. Ambiente frio

Ninguém gosta de ambientes frios e intimidadores. As pessoas querem – e precisam – se sentir bem nos locais de trabaho. Isso influencia no relacionamento entre os funcionários e na produtividade de cada profissional.
Pense no bem-estar dos funcionários. Isso é fundamental para resultados positivos.
O ambiente de trabalho é determinante para a produtividade dos funcionários
O ambiente de trabalho é determinante para a produtividade dos funcionários.

#10. Gestão de incentivos financeiros

É um engano achar que apenas com dinheiro os funcionários vão aumentar a produtividade e entregar mais.
Substitua esse hábito pela valorização pelas recompensas que valem mais do que o dinheiro, como reconhecimento, por exemplo.

Jogue fora esse tipo de prática

É preciso se perguntar quais dessas práticas antiquadas você ainda implementa na sua empresa. Certamente elas estão atrapalhando e influenciando nos resultados de todos.
Estamos em uma época em que é preciso que líderes e empresas tentem coisas novas para diferenciar a suas empresas da mesmice e façam a diferença em seus mercados.
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Este artigo foi adaptado do original, “10 Leadership Practices to Stop Today”, da revista Inc.


Jornal do Empreendedor

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