Publicidade

sexta-feira, 26 de julho de 2013

3 práticas muito simples que irão impressionar seus clientes

Quem acompanha nosso conteúdo sabe que somos fãs incondicionais do bom atendimento. Enxergamos que ele é a melhor ferramenta de marketing que um empreendedor pode ter.
Além da velha história de que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo, um cliente que teve uma excelente experiência irá te recomendar para outras pessoas. Ou seja, além de manter um bom relacionamento com os clientes atuais, o foco no bom atendimento ainda te traz novas pessoas que esses clientes irão indicar!
Faremos questão de mostrar práticas de certa forma óbvias, mas que poucas empresas estão acostumadas a entregar. Por isso, se esses mandamentos foram bem executados, pode ter certeza que eles fortalecerão muito sua imagem na cabeça do cliente e consequentemente, ganharão sua $impatia.
Como dizia a poeta Maya Angelou:
“As pessoas podem não se lembrar do que você fez ou disse, mas se lembrarão para sempre do sentimento que você causou nelas”
Bom serviço, um grande diferencial que dificilmente é levado a sério pelas empresas Bom serviço, um grande diferencial que dificilmente é levado a sério pelas empresas
Facilite o processo de compraPor incrível que pareça, algumas empresas parecem fazer questão que você não compre delas. Desde sites que simplesmente não funcionam até vendedores que ficam batendo papo e demoram infinitamente para te atender, quantas vezes você não se sentiu frustrado por não conseguir de forma alguma completar uma compra?
Além disso, outra coisa que pode facilitar muito a vida do cliente é aceitar diversas opções de pagamento. Fora o bom e velho dinheiro ou depósito bancário, clientes adoram pagar usando cartão.
Na prática, aceitar cartão é bem mais fácil do que imaginam.
Em caso de problemas, resolva de forma rápida e eficienteNa prática, as empresas até que conseguem se virar bem na hora de fazer a venda, não é à toa que continuam no mercado. Porém, quantas vezes você, como consumidor, não sofreu horrores para acertar algo que houve de errado com uma compra?
Quando acontecem problemas como troca de produto ou revisão do escopo de um serviço, é aí que há a separação dos homens dos meninos em termos de atendimento.
Hora ou outra, você terá problemas na hora de entregar o produto/serviço. Isso é normal.  Saber lidar com isso de forma eficiente é outra história.
Por mais que o ditado “o cliente sempre tem razão” nem sempre seja verdade, na grande maioria das vezes o custo de “entregar algo a mais” é compensado facilmente com a felicidade do seu cliente e consequente, fortalecimento da marca.

Dê autonomia para quem está na linha de frenteNa grande maioria das vezes, os problemas relacionados a atendimento estão relacionados a falta de autonomia das pessoas que lidam com o cliente. Quantas vezes você não ficou muito tempo relatando um problema para uma pessoa que simplesmente não tinha autoridade nenhuma para resolver a situação?
No caso de uma corporação, eles precisam contratar uma quantidade gigantesca de pessoas, o que não justifica, mas explica a situação. Na sua empresa, se não for você diretamente que lida com o cliente, faça questão de dar autonomia para que esse tipo de situação seja resolvida rapidamente.
Caso a situação não tenha sido prevista antes e realmente precise passar por você, vale a pena criar um “procedimento padrão” para as próximas vezes que isso acontecer.
Conclusão: Se coloque no lugar do consumidor e muitas ideias virãoDessas 3 práticas que citei, aposto que diversas vezes você presenciou, como cliente, empresas fazendo exatamente o contrário.
Como o próprio título já diz, a ideia é passar dicas bem simples, mas que podem fazer uma grande diferença no seu relacionamento com os clientes. Se além dessas, tiver outras sugestões, é só mandar nos comentários.
Especificamente sobre a parte de aceitar diversos meios de pagamento, recomendamos muito o serviço da UniPay, que é excelente para quem precisa aceitar cartão de crédito e não tá muito a fim de pagar taxas mensais.
Se você gostaria de usar seu smartphone para aceitar cartão, veja mais aqui.
Abraços,
Millor Machado (com licença, como posso te ajudar?)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela UniPay. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.

Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário