Publicidade

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Como evitar a depressão pós-férias

A volta à rotina é um dos momentos mais temidos após as férias. De acordo com uma pesquisa* da International Stress Management Association no Brasil (Isma – BR), 41% de 745 entrevistados demonstram resistência para tirar férias para não passar pela tensão do retorno. A depressão pós-férias, embora não seja a forma precisa da doença tradicional, afeta a produtividade e, geralmente, é fruto de uma insatisfação anterior ao período de descanso.
estresse pense empregos
Segundo Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, psicóloga e diretora da Clínica de Stress e Biofeedback em Porto Alegre, a depressão não ocorre durante as férias, pois é uma falta de motivação cumulativa que ocorre no trabalho. “No retorno, o trabalhador tende a sentir mais, pois vem do prazer do descanso. A insatisfação se torna mais aparente e o retorno pode ser estressante”, explica.
O estresse pós-férias é percebido a partir de duas semanas após o retorno à rotina. A estimativa vem do tempo necessário para se adaptar novamente aos horários e tarefas.
Para que o trabalhador não perca os benefícios das férias, e a fim de reduzir as possibilidades de estresse na volta ao trabalho, alguns cuidados devem ser tomados. Confira as dicas de Ana Maria Rossi:
:: Tirar férias mais curtas e mais frequentes: a adaptação é melhor quando o tempo ausente do trabalho é mais curto.
:: Voltar de viagem um dia antes: caso as férias tenham sido em outra cidade, o ideal é retornar entre 24h e 72h antes do primeiro dia de trabalho. Quanto mais responsabilidades na função, mais cedo é aconselhado retornar. “Aproveitar até o último momento pode custar caro”, diz Ana Maria.
:: Normalizar os horários nos últimos dias: a volta à rotina pode ser gradual. É importante começar a acordar na mesma hora do período de trabalho e se desapegar das roupas mais leves. “Um dos agravantes de voltar das férias é perder a liberdade e o prazer do descanso. Se a pessoa está sempre de bermuda nas férias, mas trabalha de terno, deve começar a normalizar a rotina para que a adaptação não seja extrema”, enfatiza a psicóloga.
:: Organizar as prioridades: o trabalho acumulado não vai acabar no primeiro dia pós-férias. É preciso cuidar do mais importante e, se preciso, pedir ajuda e delegar funções. Quem não pode delegar deve ter disciplina para priorizar as tarefas.
Entre os 41% dos entrevistados que tem medo das férias, 93% atribuem o sentimento à insatisfação, falta de motivação, falta de promoção e poucos desafios no trabalho. “Nesses casos, é importante olhar e atualizar o currículo, estar atento às oportunidades e o que tem de chances no mercado”, aconselha Ana Maria.
*Com informações de Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário