Dizer a verdade é muito mais simples e funcional do que tentar enganar os funcionários
Por si só, a gestão de pessoas exige uma grande dose de discrição. Entretanto, há uma linha tênue entre a discrição e a decepção que, quando é ultrapassada cria ressentimento e insatisfação no trabalho.Este artigo contém 8 mentiras que muitos chefes dizem diariamente a seus funcionários, juntamente com as verdades que deveriam ser dita no lugar dessas mentiras.
#1. Eu estou lhe pagando um salário competitivo
A não ser que um funcionário seja muito estúpido, a primeira coisa que ele irá fazer é dar uma busca na web para descobrir os níveis salariais médios para o seu cargo. Se o valor encontrado for menor do que a empresa está praticando, o funcionário facilmente irá descobrir que o chefe está mentindo – ou ao menos está desinformado.Uma alternativa: ao invés de dizer que está pagando o salário competitivo, diga algo como: “estamos pagando o que a empresa pode pagar neste momento”.
#2. Meu trabalho é fazer com que você seja bem sucedido
É um erro definir as expectativas em alguém que você não pode garantir os resultados. Se o chefe está mais preocupado com o próprio avanço do que com o da sua equipe, quando as ações não forem coerentes com as palavras, as pessoas carregarão um pouco de ressentimento, por descobrirem a falsidade.Uma alternativa: seja sincero e diga: “o seu trabalho serve para me fazer (mais) bem sucedido”.
#3. Somos todos uma grande família feliz
Essa afirmativa só pode ser verdadeira se:a) o seu chefe veio de uma família feliz;
b) todos na empresa vieram de uma família feliz.
Porém, existe uma grande probabilidade de que algum de seus funcionários virem de famílias não tão felizes: desestruturadas, desmembradas ou, simplesmente não terem família. E a última coisa que uma empresa quer é que essas pessoas tragam suas “dinâmicas” familiares para a empresa.
Uma alternativa: ao invés de querer forçar a barra, mostre sinceridade e amistosidade, dizendo: “eu gostaria que você fosse feliz trabalhando aqui”.
#4. Estamos seguindo um plano de 5 anos
Ok, isto é besteira.Dê uma boa olhada no seu plano de 5 anos, nos 2 últimos anos. Depois que você parar de rir desse plano, que não segue mais, tente entender a maneira com que a sua empresa toma as decisões e estabelece as prioridades. Depois disso, entenda que o maior plano qua a sua empresa pode estar seguindo é o de 18 meses.
Uma alternativa: ao invés de focar no plano de 5 anos, seja verdadeiro e opte pela: “nós fazemos o nosso melhor para nos adaptar”.
#5. Este é um trabalho em horário comercial
Aham, senta lá Cláudia! No mundo empresarial de hoje, simplesmente eu não conheço ninguém que tem uma semana de trabalho com apenas 44 horas para realizar as suas tarefas. Além disso, horas extras não pagas se tornaram um hábito dentro das empresas e é um absurdo fingir que isso não é verdade.Uma alternativa: para dizer a verdade, prefira a afirmativa: “se você cumprir as suas metas, terá férias extras”.
#6. As demissões são apenas rumores
Embora um chefe queira manter as pessoas trabalhando duro, mesmo na véspera de serem mandadas embora, ao negar os rumores, o chefe está simplesmente ordenando que todos atualizem seus currículos.Uma alternativa: prefira a clássica: “preocupar-se com o que poderá acontecer no futuro é inútil”.
#7. Os funcionários são nossos bens mais valiosos
A maioria dos funcionários são inteligentes o suficiente para saber que a maioria das empresas têm muito mais bens que valorizam mais do que os funcionários. Esse tipo de frase mostra ao funcionário que a empresa não é confiável.Uma alternativa: o melhor a dizer nesse caso é: “eu valorizo a sua contribuição”.
#8. Sua participação é voluntária
É bom dizer isso apenas se for realmente verdade, porque a maior parte do tempo o que essa afirmativa significa é que a participação das pessoas está entre algum lugar entre altamente recomendável e absolutamente obrigatória. Afinal, se a atividade fosse realmente voluntária, não haveria a indicação de ninguém para a tarefa, correto?Uma alternativa: o que precisa ser dito aqui é: “esperamos a plena participação de todos”.
Mentira tem perna curta
E quando os funcionários descobrem, quem fica mal na foto é a empresa e o chefe. Por isso o relacionamento entre a empresa e o funcionário precisa ser o mais honesto possível, uma vez que um depende do outro para atingir os seus resultados pessoais.Portanto, é muito importante que os chefes tomem cuidado com as “falsas verdades”, pois podem estar entrando em um campo minado e acabando de uma vez por todas com o relacionamento profissional com seus funcionários.
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Este texto foi inspirado no artigo “10 Dumb Lies That Lousy Bosses Tell”, da revista Inc.
Fonte: Jornal do Empreendedor
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