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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tecnologia e cognição

A discussão sobre o uso de computadores nas escolas e faculdades tem-se estendido a diversos temas associados a questões pedagógicas e interdisciplinares nos ambientes de ensino. A utilização de tecnologias na sala de aula pode vir dependendo de sua utilização a abordar outra questão.
A tecnologia sempre afetou o homem, facilitando sua vida, contribuindo para mudanças de hábitos, e nos últimos anos isso se tornou ainda mais visível. E, essa forma de interferência da tecnologia no cotidiano caracteriza uma contribuição que ocorre naturalmente, mesmo que as pessoas não se deem conta disso. Trata-se de um processo que está mudando, entre outras coisas, aquilo que se chama de ensino. As tecnologias estão abrangendo a instituição escolar e acadêmica, hoje, aprende-se não só na estrutura física da escola, da faculdade, mas em casa, no escritório, em qualquer lugar onde se possa ter acesso às informações.
Assim, da mesma forma como a criatividade e a inovação do homem gera novas ferramentas tecnológicas e modifica constantemente os instrumentos que inventa, existe um efeito inverso, onde a tecnologia modifica a expressão criativa do homem, modificando sua forma de adquirir conhecimento e consequentemente interferindo em sua cognição, essa que é responsável pela a aquisição de conhecimento e pelos os processos de aprendizagem.
Desde a invenção do primeiro computador eletrônico programável, o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer), em 1946, data essa que corresponde à primeira etapa das chamadas Ciências da Cognição, envolvendo diversas disciplinas, como a Linguística, a epistemologia, a psicologia cognitiva, as neurociências e, é claro, a inteligência artificial que destacam, de forma geral, a lógica matemática como base de entendimento do funcionamento do cérebro, o processo de como a mente adquire e assimila o conhecimento.
A formulação cognitiva, que tanto influenciou as atuais concepções educacionais, admitindo a semelhança entre o desempenho da inteligência humana e o funcionamento lógico de um computador, propõe-se que o pensamento humano ocorre da mesma forma que um computador processando suas informações.
Os recursos tecnológicos atuais – a internet, as tecnologias –, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta do texto manuscrito e do mesmo digitado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e de interpretar o que escreve.
As máquinas de hoje, os modernos microcomputadores, notebook's, tablet's, os sistemas informatizados em geral, a internet, trazem uma nova forma de possibilitar a construção e a elaboração do conhecimento, resultante de características próprias das novas tecnologias. A assimilação em mundos virtuais permite a reprodução e o controle de processos em que diversos parâmetros podem ser modificados, verificando os resultados, discutindo e analisando as consequências dessa variação. Essa assimilação em mundos virtuais problematiza situações, promovendo o raciocínio, tornando a comunicação mais rápida, a resolução dos problemas mais eficientes.
Sendo assim, as tecnologias, admitidas como produtoras de subjetividade consideram a relação homem-máquina como um campo de criação de cognição. Assim entendida, a cognição é uma prática inventiva, na qual o principal interesse não estaria centrado na resolução de problemas, mas sim, na colocação de problemas para que a mente possa raciocinar e compreender o que está sendo colocadas prática e trabalhar em relação a isso.
É importante ressaltar que o processo de aprendizagem e o conhecimento tem que ser trabalhado e estimulado desde a infância, pois se trata da nossa adaptação ao meio em que vivemos e a nossa condição de mudança diante das transformações que esse meio nos traz constantemente, sem perder a identidade ao qual temos.

Fonte:Administradores

2 comentários:

  1. Excelente seu texto.
    Alguém já disse que mais importante que as respostas, são as perguntas. É nessas que reside a real capacidade criativa.
    Acho fantástico as possibilidades que as novas gerações terão de descobrir mais e mais graças à tecnologia.
    abraços

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