Ao contrário de que muitos empreendedores pensam, arriscar é bem diferente de ser imprudente e, necessita cautela e planejamento
Por natureza, os empreendedores são tomadores de riscos, optando por criar as suas próprias empresas, em vez de trabalhar para alguém.No entanto, a especialista em liderança Steven Mundahl, co-autor de The Alchemy of Leadership Authentic diz que a linha entre a (necessária e calculada) tomada de riscos e o comportamento imprudente às vezes é difícil de calcular.
Ao monitorar certos traços, ele diz que os líderes podem tornar-se mais autoconscientes e ajudar a evitar tendências destrutivas de tomada de decisão que podem prejudicar suas empresas, funcionários e subsistência.
Aqui estão 4 traços que tomadores de risco precisam ficar alertas.
#1. Busca de sensações
Pessoas propensas a extrema tomada de risco em suas vidas profissionais normalmente anseiam sensação em suas vidas cotidianas.Eles podem procurar atividades físicas que são arriscadas, como paraquedismo, bungee jumping e outras do tipo.
Além disso, elas podem buscar o mesmo clima em ambientes de negócios, prosperando quando a atmosfera é caótica ou quando eles estão envolvidos em alto risco de tomada de decisão.
Nesses casos, é importante ir além da adrenalina do momento e considerar todos os aspectos de uma decisão antes de finalizá-la.
#2. Preocupação com consequências
A imprudência pode ser um problema para as pessoas que não têm uma grande preocupação pelas consequências.Aquelas pessoas que se esquecem de calcular o custo potencial ou as consequências de uma decisão podem ser mais propensas a tomar decisões perigosas do que aqueles que reveem todos os resultados possíveis e pensam cuidadosamente sobre o que fazer caso o pior venha a acontecer.
Isso não quer dizer que você deve ficar paralisado pelo medo, mas você deve entender o que poderia acontecer se o resultado de sua ação ou decisão não é como você esperava, e ter uma ideia do que fazer nessa situação.
#3. Impulsividade
Pessoas que têm problemas com força de vontade e que tendem a tomar decisões rapidamente, sem fazer a pesquisa ou investigação necessária normalmente são mais propensos a tomar decisões imprudentes do que aquelas que são mais disciplinadas.Eles são o tipo de pessoa que seguem um plano por um tempo, mas logo depois joga tudo por terra com decisões que parecem boas no momento, em vez de manter o big picture em mente.
#4. Negação
Decisores imprudentes têm níveis mais elevados de negação. Eles preferem não enfrentar a realidade de suas escolhas. Em vez disso, eles ignoram, se precipitam ou dão desculpas para explicar por que uma decisão não deu certo.Pessoas que têm dificuldades para encarar os fatos de uma situação são mais propensos a tomar decisões que não são fundamentadas no melhor interesse da empresa.
Mantenha-se alerta
É claro que essas características nem sempre são indicadoras de que um empreendedor tenha tendências imprudentes.No entanto, ter autoconhecimento e compreensão de sua própria personalidade pode dar-lhe a compreensão de áreas que poderiam ser problemáticas quando se trata de tomar decisões em seu negócio e vida pessoal.
Compreender suas características podem ajudá-lo a compensar os pontos fracos e levar a uma maior realização em todas as áreas da vida.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Are You a Risk-Taker ou Just Reckless”, da Entrepreneur.
Fonte: Jornal do Empreendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário