Publicidade

domingo, 28 de julho de 2013

4 dicas para você manter uma estrutura simples e funcional

De uma maneira básica, você pode dividir qualquer empresa em 3 grandes áreas:
  • Produto: Desenvolvimento e produção.
  • Vendas: tudo que envolve cliente, marketing e atendimento a clientes.
  • Suporte: A base funcional da empresa, como finanças, RH, jurídico etc.
Uma coisa é clara: as duas principais áreas de uma empresa são Vendas e Produto, pois sem qualquer um dos dois simplesmente não há dinheiro e, portanto, não há empresa.
Isso, de maneira alguma, tira a importância da parte de Suporte, já que se ela não for eficiente, o resto não consegue se sustentar (pelo menos não no longo prazo) e aí já era, game over.
Um exemplo animal de bom suporte
Sendo assim, o Suporte tem dois objetivos:
1- Fornecer subsídios suficientes para que Vendas e Produto não percam eficiência.
2- Não atrapalhar o show. Clientes pagam por um bom produto que foi vendido a eles. Por exemplo, num show, roadies e toda a equipe de apoio são vitais pro show sair, mas o que importa no fim é a banda tocando bem.
Pequenas empresas e startups também precisam de uma área de suporte, então reunimos aqui 4 dicas pra você manter sua estrutura bem eficiente:
1- Mantenha tudo MUITO simples
Criar procedimentos padrões, ter um baita banco de dados moderno ou um ótimo software de CRM são coisas realmente muito importantes, mas isso não significa que qualquer empreendimento deve ter a mesma complexidade de estrutura de uma empresa grande, porém menor.
O importante é criar a estrutura necessária apenas sob demanda, ou seja, manter o mais simples e fácil possível. Nenhuma empresa tem tempo e dinheiro pra desperdiçar em burocracia que não precisa.
Mas, por favor, não confunda isso com falta de planejamento: um bom Suporte se planeja e, quando a demanda aparece, ele já está com tudo encaminhado para colocar em prática.
2- Faça tudo de acordo com as leis
Como dizia nosso herói, He-man, “A maneira certa é a melhor maneira”, não só porque é o que a lei diz, mas porque isso evita muitos problemas e dores de cabeça futuras.
Tudo bem, o empreendedorismo no Brasil não é muito incentivado quando pensamos em impostos e burocracia. Criar esqueletos no armário pode até ser prático no começo, mas fará grande diferença em médio e longo prazo.
3- Tenha apoio de profissionais especializados
Seja a partir de uma equipe diversificada ou mesmo através da contratação de terceiros, ter especialistas te auxiliando como advogados, contadores etc. te salva de vários tropeços que você arranjaria por se aventurar em terras desconhecidas.
Improvisar aqui não é sempre a saída.
Porém, conhecer pelo menos um pouco sobre esses assuntos é também muito importante, já que você precisa saber contratar/lidar com esses especialistas.
4- Foco no que vai facilitar a vida de Produto e Vendas
A missão de vida de Suporte é facilitar a vida das áreas de Produto e Vendas, ou seja, qualquer estrutura que permita economia de tempo, de esforços ou de dor de cabeça é um grande ganho pra empresa como um todo.
Profissionais que sabem lidar com a parte de Suporte de uma empresa são essenciais, pois sem eles nenhuma empresa conseguiria sobreviver.
 
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário