Publicidade

domingo, 28 de julho de 2013

Dicas para empreender e manter a qualidade de vida

Muita gente acha que empreendedor tem que ralar 24h por dia, 7 dias na semana – ou seja, o cara tem que ficar mais ou menos assim:
Empreendedores que se lascam de trabalhar
Com a gente na Empreendemia não é assim.
É claro, trabalhamos bastante e gostamos disso, mas sabemos que manter uma boa qualidade de vida nos traz dois resultados essenciais:
  1. Produtividade: trabalho intelectual precisa de um cérebro descansado para produzir bem, não adianta forçar. O mesmo funciona pra parte física (por que você acha que jogos de futebol não acontecem em dias seguidos?)
  2. Uma vida: temos amigos, namoradas, família e gostamos de passar tempo com essas pessoas. Ser feliz e fazer coisas diferentes também ajuda bastante na produtividade.
Pra fazer isso, tem alguns fatores que consideramos essenciais:
1- Os hábitos são construídos desde cedo
É comum ouvirmos pessoas falando: “To me matando só por agora, daqui a pouco a empresa cresce e fica tudo tranquilo pra mim”. O problema disso é que esse costume se apega à empresa ao decorrer do seu crescimento. Ou seja, tudo depende da cultura que você implementa e acredita desde o começo.
Cultura vale não só para o número de horas trabalhadas, mas também para a qualidade do trabalho, o modo de tratar as pessoas ou para o atendimento aos clientes.
2- Não confunda falta de tempo com falta de planejamento
Quantas vezes você ouviu de alguém “Nossa que correria, to mega sem tempo”? Claro, às vezes o tempo fica apertado, mas definitivamente isso não deveria ocorrer sempre. Esse senso de urgência e inquietação não faz muito bem pra ninguém.
Na maioria dos casos, incluindo a gente, o que resolve isso é sempre um bom planejamento. Quem precisa madrugar o tempo todo é porque simplesmente não se planejou direito. O Christian Barbosa, especialista no assunto, já nos passou dicas de produtividade numa entrevista para o blog.
3- Existem exceções
Sim, nós já madrugamos uma ou outra vez para terminar algo que tinha um prazo curto. Mas isso é exceção. Madrugadas e finais de semana são horários pra outras coisas como: se divertir, ler, ficar com a família, comer etc.
Sempre varar noites e feriados trabalhando não é saudável pro seu corpo, muito menos pra sua cabeça – sua produção com certeza vai cair.
Isso de maneira alguma significa que não trabalhamos nos finais de semana – até fazemos uma coisa ou outra, mas nada que chegue a ser estressante ou que tome muito tempo. No meu caso, eu normalmente não faço nada no sábado e no domingo gasto umas 3 horas me planejando pra semana ou adiantando algumas coisas.
4- Foco
Excesso de urgência em tudo mostra a falta de prioridades. Quais os principais resultados que você tem que entregar nessa semana? Então coloque seus melhores esforços nisso.
No fim das contas, o que recomendamos é que você aproveite sua vida. Não ache que a felicidade virá só depois de muito trabalho chato e árduo – aproveite a jornada e acorde todo dia sabendo que irá fazer aquilo que você quer tem paixão por fazer.
Isso torna o caminho muito mais fácil e sua sanidade e as pessoas a sua volta agradecem.
 
Fonte: Saia do lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário