Publicidade

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Estamos sendo treinados a não saber escrever?

Este será um post rápido, daqueles que não tenho costume de redigir porque sempre caio no mesmo hábito de escrever mais do que deveria ou do que as pessoas conseguem ler. Afinal, não lemos mais e tampouco sabemos escrever, vivemos neste mundo 3.0 (ou 2.0, não sei) captando o maior número de informações no menor tempo possível e pelo período mais longo que pudermos. Daí as infinitas scrollbars das redes sociais e a sensação de procrastinação constante que não me deixam mentir.
Não deve ser surpresa para mais ninguém que a maioria das pessoas não saibam tirar uma ideia da sua cabeça e colocar no papel. Pior, não é surpresa que a maioria dos jovens, futuro deste país, também não saiba se comunicar através da escrita. Me levando a crer que em um futuro próximo, continuaremos a mercê daqueles que sabem se comunicar não porque são bons em comunicação, mas porque a maioria que o segue são ruins. Vide os ditadores de hoje e de ontem.
Escrever é a questão
Seja você um adolescente, um adulto, um empresário ou um vendedor, precisa saber escrever, pois cada vez mais o nosso mundo está desconectado e a necessidade da escrita é cada vez mais presente nas nossas vidas. Lançaram uma campanha (Bill Gates, Mark Zuckenberg, Will I Am, entre outros) para que fossem ensinadas linguagens programação em todas as escolas do mundo, mas o que precisamos mesmo ver, nas escolas, empresas e grupos religiosos, é gente aprendendo a ler e a escrever. Por mais que se diga que se lê a Bíblia, ou o manual do funcionário, ou o livro de história, na verdade não se lê. Apenas se recita os conjuntos vocálicos que formas as palavras como um mantra que distrai a mente em uma meditação, esvaindo-se no vazio a informação para dar lugar a interpretação singular daqueles que se aproveitaram da situação.
Enquanto o corpo precisa comer, nosso cérebro precisa pensar como pensar e não apenas repetir por repetir aquilo que foi treinado a repetir. Pensamos que existimos porque não refletimos naquilo que pensamos. O que está acontecendo?
 
Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário