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terça-feira, 30 de julho de 2013

8 coisas que sua empresa precisa saber sobre Twitter

Quem não tem a mínima ideia do que é Twitter terá essa pergunta respondida nesse artigo. Quem já o usa, verá algumas formas interessantes de usá-lo e como nós do Saia do Lugar conseguimos ótimos resultados com ele.
Pergunta no.1 – Que diabos é Twitter?
O Twitter é um sistema em que você manda e recebe mensagens de até 140 caracteres para seus amigos na rede. Inicialmente você pensa “Pra que eu vou querer mandar e receber mensagens de 140 caracteres para meus amigos?”. A resposta é: Para se comunicar de forma rápida e manter contato com pessoas que você considera relevantes. (Entenda melhor vendo esse vídeo)
Pergunta no.2 – Se o Twitter é de graça, como ele ganha dinheiro?
Atualmente ele não ganha. Se ele vai ganhar algum dia é algo que ninguém sabe, assim como “Quem matou John Kennedy?” e “Onde está o mindinho de Lula?”.
Pergunta no.3 – Por que os links tem URLs estranhas nas mensagens?
O espaço de 140 caracteres é muito pequeno, por isso as pessoas usam os chamados encurtadores de URL. Eles basicamente pegam um link e criam um URL menor que levam para o mesmo lugar. Ex.: Você pode acessar nossa entrevista com o presidente do Mercado Livre por http://www.saiadolugar.com.br/2009/07/24/perguntas-ao-especialista-e-commerce-no-brasil/ ou por http://bit.ly/mNCzX.
Por sinal, recomendamos muito o uso do bit.ly que entrega relatórios interessantes sobre o resultado dos links usados.
Pergunta no.4 – Qual a vantagem em usá-lo para fins profissionais?
Se você mandar mensagens interessantes, você ganhará crédito na rede por isso e consequentemente ganhará moral. Por moral, eu digo número de pessoas que seguem suas mensagens. Ainda preciso falar sobre o valor de ter muitas pessoas ouvindo o que você tem a dizer?
Pergunta no.5 – Ferramentas para o melhor uso do TwitterExistem muitas formas de usar o Twitter. No próprio site, no celular, no iPhone, etc. Nós usamos um sistema chamado Hoot Suite e estamos muito felizes com ele. A principal diferença entra as ferramentas é a interface, sempre haverá pessoas dando pitacos sobre qual a melhor, escolha a forma que lhe for mais conveniente e pronto.
Pergunta no. 6 – Como usá-lo no meu negócio?
  1. Use a busca para descobrir pessoas que estão falando sobre você, sobre o produto que você vende ou sobre algum tema que você ache interessante
  2. Entre em contato com essas pessoas sempre provendo conteúdo relevante. Fazer propaganda pura do seu negócio não adianta, recomende algum artigo, tire alguma dúvida, etc. – tendo sempre em mente que inicialmente você ajudará quem não pode te ajudar
  3. Se você realmente mandar mensagens úteis, as pessoas vão começar a te seguir
  4. Continue mandando coisas úteis e aumentando sua rede de seguidores
  5. Leia mais sobre isso no blog do Miguel Cavalcanti
Pergunta no. 7 – O que devo fazer?
  1. Mande mensagens úteis para seus leitores
  2. Siga pessoas que falam coisas úteis. É importante ler coisas interessantes para poder repassar conteúdo de qualidade.
  3. Repasse mensagens de outros usuários (desde que seja útil)
  4. Tenha um tom de conversa.
Pergunta no. 8 – O que não devo fazer?
  1. Falar sobre o seu dia – Ninguém quer saber se você brigou com sua namorada ou se está indo escovar os dentes. Isso simplesmente não é útil para seus leitores caso seu enfoque seja negócios.
  2. Fazer propaganda aleatória – Mandar o site da sua empresa para Rubinho Barricello só porque ele tem milhares de seguidores não terá efeito algum a não ser que seja algo útil. Foque sua divulgação e lembre que ela só será repassada pela rede caso ela seja realmente interessante.

Saia do lugar

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