Publicidade

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

5 dicas para matar a sua empresa

O seu estilo de liderança está levando a sua empresa para o sucesso ou para o fracasso? Faça o teste e tire suas conclusões

Você já observou alguma atitude de um líder e se pegou pensando em qual planeta essa atitude iria dar certo?
Pois bem… infelizmente muitos profissionais não ligam os pontos entre o que eles estão fazendo e o impacto que isso está tendo sobre as pessoas ao seu redor. Se você disser às pessoas que elas são idiotas, elas vão sabotar o seu plano e seus resultados e vão embora.
Você acha isso surpreendente?
Se você acha que isso realmente é surpreendente, aqui estão as 5 atitudes irracionais que um líder ou empreendedor pode fazer para se certificar de que a sua empresa terá uma morte lenta e dolorosa.

#5. Faça coisas complicadas

Se você precisa criar 1 etapa do processo, crie duas. Ou 7 etapas. Concentre-se especialmente em tornar seus processos voltados ao cliente totalmente complexos e contra-intuitivos ao cliente.
Em qualquer situação onde simplificar as coisas iriam ajudar os clientes, opte por tornar a sua vida um pouco mais difícil – e opte pela complexidade.
Também é importante redesenhar os processos sem os torná-los mais simples, para que as pessoas percam a noção do que está acontecendo.
Torne tudo complicado. A burocracia vai ajudar a matar a sua empresa.
Torne tudo complicado. A burocracia vai ajudar a matar a sua empresa.

#4. Leve todo o crédito. Compartilhe toda a culpa

Se algo der certo, deixe claro que você é o único responsável. Se algo der errado, negue imediatamente qualquer relação com responsabilidade. E espalhe a culpa ao seu redor.
Enquanto você estiver fazendo isso, você também pode tomar o crédito de maneira retroativa: reivindique a autoria de qualquer ideia que der fruto. Se alguém tiver a ousadia de reclamar com você ou sobre você, culpe-os por não saberem trabalhar em equipe.

#3. Torne perigoso as pessoas discordarem de você

Quando alguém se recusar a pensar de acordo com o seu ponto de vista, puna-os imediatamente.
A ridicularização em público é algo que funciona bem. Se as pessoas persistirem em ter um ponto de vista dissidente, mande-os embora.

#2. Julgue tudo que você não entende

Isso inclui novos modelos de negócios, tecnologias, formas de pensar sobre gestão e liderança, e áreas de especialização com a qual você não esteja familiarizado.
Você pode simplesmente ignorá-las, mas em seguida, outras pessoas podem adotar novas abordagens quando você não estiver olhando.
Se você realmente quer matar a sua empresa, é muito melhor depreciar e reprimir de forma consistente e ampla todas as tentativas de inovar ou explorar novos modelos.
Julgue tudo que você não compreender.
Julgue tudo que você não compreender.

#1. Recuse-se a reconhecer a realidade

Este é o caminho mais rápido para a morte organizacional. Rejeite qualquer má notícia. Os funcionários infelizes estão deixando a empresa? Diga a todos que isso não é problema. As pessoas estão fazendo filas pelas vagas de emprego.
As receitas estão caindo? Que todos saibam que isso é apenas uma má fase, ou que isso é culpa de profissionais incompetentes.
Os clientes não gostam de seus produtos? Basta dizer que eles não são sofisticados o suficiente para comprar de você.

Isso faz parte da sua rotina?

Se você ou sua empresa se encaixam em algum desses erros, corra. Ainda da tempo de salvar a sua empresa do desastre, mas você precisa agir rapidamente.
Um líder precisa liderar pelo exemplo e, agir egoisticamente não vai ajudar com que a sua empresa seja bem-sucedida.
Repense os seus processos e, corrija esses defeitos antes que seja tarde demais.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How To Kill Your Company – 5 Ways To Make It Virtually Impossible to Suceed” da Forbes.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário