Publicidade

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A evolução do trabalho

A forma com que trabalhamos vem mudado ao longo dos anos e isso criou impacto direto em pessoas e empresas

O trabalho está claramente e constantemente evoluindo, o que significa que nós estamos presenciando novas tecnologias e comportamentos fazendo parte de nossas organizações.
Estes novos comportamentos e tecnologias são, em grande parte alimentados pelo consumidor web e as empresas lutam para se adaptar.
Se você quer realmente entender como o trabalho está evoluindo, aqui estão algumas mudanças.

#1. Da hierarquia para empresas horizontais

Em vez do modelo hierárquico tradicional, as organizações estão começando a adotar uma abordagem mais linear, onde qualquer pessoa pode falar e interagir com quem quiser.
Já não há qualquer justificativa para impedir as pessoas de interagir e se envolver com outras pessoas por conta da hierarquia.
Novas plataformas colaborativas estão tornando isso especialmente fácil hoje.

#2. De horário comercial para jornadas flexíveis

Não há nenhuma razão razoável para forçar as pessoas para trabalhar todos os dias em horário comercial.
Os funcionários podem facilmente se conectar às empresas, pessoas e informações em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer que seja o seu dispositivo.
Trabalhar em horários flexíveis torna a empresa mais atraente para novas contratações, proporciona maior satisfação no trabalho e, ajuda os funcionário a encontrar equilíbrio entre o trabalho e a vida.

#3. De informações controladas para informações compartilhadas

O compartilhamento de informações é parte do que está definindo o futuro dos negócios.
As empresas bem-sucedidas e progressiva entendem que é fundamental para que os funcionários compartilhem suas ideias, pensamentos e conteúdo.
Os funcionários também têm a oportunidade única de se tornarem líderes, compartilhando o que sabem e as suas preocupações.
Fazemos isso todo dia em nossas vidas pessoais em plataformas como Twitter, Facebook e WordPress. As novas tecnologias estão tornando muito mais fácil os funcionários compartilharem informações relevantes com as pessoas certas.

#4. Da liderança baseada no medo da autoridade para a inspiração

Os líderes inteligentes compreendem o conceito de seguir em frente, ou seja, eliminar os obstáculos do caminho dos funcionários para ajuda-los a se tornar um sucesso.
Assustar ou amedrontar seus funcionários a fazer o que você quer é uma abordagem que não funciona com as empresas nos dias de hoje.
Infelizmente, essa é a maneira com que muitas das empresas foram criadas, mas é hora de evoluir essa maneira de liderar.
Os negócios atuais não aceitam mais chefes, apenas líderes.
Os negócios atuais não aceitam mais chefes, apenas líderes.

#5. Dos servidores para a nuvem

Tecnologias e nuvem estão rapidamente se tornando o caminho para as nossas organizações. Isso significa que é mais fácil e mais barato implantar ferramentas sociais e colaborativas para se conectar e engajar pessoas e informações.
Não é só isso. Muitos funcionários e líderes estão implantando essas tecnologias sem ter que esperar pela aprovação de diretores e executivos de TI.

#6. Do e-mail como principal forma de comunicação para uma forma secundária de comunicação

Isso não significa que o e-mail está morto, mas ele já não é a maneira mais eficaz de se comunicar e colaborar com colegas de trabalho.
O e-mail hoje tornou-se um programas de mensagens de bate-papo que todos nós participamos, com nossas caixas de entrada.
Se você não responde um e-mail dentro de algumas horas, as pessoas desistem de você. Quando isso se tornou uma norma?
Novas tecnologias colaborativas facilitam a colaboração, compartilhamento, descoberta e interação com pessoas e informações.
Não há desculpa para receber mais de 200 e-mails diariamente.

#7. De subir a escada corporativa para criar a escada

Os funcionários agora têm uma oportunidade única de partilhar seus conhecimentos, paixões e interesses de maneira pública.
Isso significa que eles podem ser reconhecidos por suas contribuições, tornam-se especialistas no assunto, estabelecem a liderança de pensamento e, dão forma às suas próprias carreiras.
Os funcionários têm uma voz dentro de suas organizações, que nunca tiveram antes. Não há necessidade de uma escalada corporativa. Em vez disso, as pessoas estão construindo suas próprias escadas.

#8. De uma empresa fragmentada para uma empresa conectada

A maioria das organizações são tradicionalmente fragmentadas. Os funcionários de diferentes departamentos e regiões geográficas não se comunicam e colaboram um com o outro, a informação não é compartilhada, o conteúdo é duplicado, e é impossível encontrar as pessoas certas para realizar o trabalho.
Isso já acabou. As organizações estão trabalhando duro para quebrar as barreiras entre as equipes e funcionários, e isso significa adotar novos comportamentos que são suportados pelas novas tecnologias colaborativas.

#9. De trabalhar no escritório para trabalhar em qualquer lugar

Como já falamos, hoje as pessoas apenas precisam se conectar no trabalho. Isso significa que um empregador pode trabalhar em um escritório, em casa, em um café, ou em um taxi, enquanto vai pro aeroporto.
Muitas organizações hoje têm escritórios satélites dotados de apenas um único funcionário que trabalha a partir de um escritório, em casa, ou em um espaço de coworking.
Esta é a evolução do trabalho.
Infográfico sobre a evolução do trabalho.
Infográfico sobre a evolução do trabalho.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Evolution Of Work”, da Forbes.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário