Publicidade

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Consumir com moderação é uma das bases para o enriquecimento

Logo após ter concluído o ensino médio eu comecei a trabalhar e ganhar um bom dinheiro como programador. Naquela época eu morava com os meus pais e não tinha carro. Meus bens eram o meu computador, uma cama, um armário de quarto e, é claro, algumas roupas. Morava em uma casa própria, mas no subúrbio do Rio de Janeiro. Tinha uma vida boa, mas pobre. Pobre não porque a renda familiar era ruim, mas porque não sabíamos gastar o nosso dinheiro e muito menos investi-lo. Vinte anos mais tarde poderia dizer que levo uma vida mais rica porque ganho mais, mas seria injusto comigo mesmo se ignorasse o fato de que somente passei a construir patrimônio depois que a minha mentalidade de consumo mudou. Como isso aconteceu, é o que descrevo neste artigo.

Como funciona uma mente pobre

Uma mente pobre tem aversão a riscos, pois ela foi domesticada a pensar que arriscar-se em algo é coisa de “maluco”. Ela também enxerga as pessoas ricas e donos de empresa como seus maiores inimigos. Além disso, pensam que educação formal garante resultados financeiros quando o que garante resultados financeiros é a nossa busca por educação específica que aprendemos em livros, cursos, palestras, workshops, fóruns, etc. Infelizmente, uma mente pobre também é treinada para comprar pelo desejo e endividar-se para satisfazer-se com suas compras. São casas, carros, eletrodomésticos, entre outros objetos que incitam as mentes pobres a comprar e se tornarem geradores de dívidas ao invés de geradores de riqueza. E para finalizar, uma mente pobre vive o agora, vive o momento e não desperdiça um minuto sequer para ser “feliz” enquanto pensa que “trabalho” não é algo bom.

Como funciona uma mente rica

Eu poderia dissertar aqui sobre tudo que uma mente rica faz ao contrário de uma mente pobre, mas vou me ater a citar somente um pensamento que faz de alguém uma pessoa rica.
As pessoas ricas pensam a longo prazo enquanto as pobres pensam a curto prazo.
Tudo na vida de uma pessoa rica é pensado a longo prazo. Suas decisões de compra e de venda são baseadas no impacto que essas decisões terão no seu futuro. De maneira nenhuma uma pessoa com mentalidade rica irá arriscar seus próximos cinco anos para satisfazer um desejo de comprar um carro novo. Aliás, empréstimos são vistos como investimentos em algo que gerará mais riqueza e não como uma ferramenta que proporcione adquirir algo que não gere riqueza com o dinheiro que não se possui.

Recomendamos
Curso de Criação de Sites para Leigos com WordPress: vagas abertas.
Assista a uma aula gratuita em http://wordpressparaleigos.com.br

O que mudou no meu comportamento de consumo que fez a diferença?

Primeiro eu comecei a questionar tudo o que comprava e fiquei sem comprar nada que não tivesse necessidade por um mês a fio. Não tinha água ou lanche na rua, camisas, calças, sapatos, jantares, aluguel de filmes, nada. Tudo o que consumi naquele mês foi por necessidade. Terminado o primeiro mês, percebi que era possível manter este comportamento e passei a controlar de perto o meu dinheiro em planilhas com acompanhamento quase diário. Desta forma me habituei a questionar se o que estava comprando era mesmo por necessidade ou por desejo e percebi de forma terrível que sentia realmente um desejo de compra e pior, de certa forma, me sentia humilhado por não me permitir comprar uma pizza na shopping. Uma sensação estranha e engraçada essa. Como eu poderia me sentir mal somente por não comprar uma coisa desnecessária?

Necessidade versus Desejo

Identifique se tudo aquilo que você tem e consome é realmente necessário e se desfaça daquilo que não é. Esta opção inclusive, é um bom motivo para gerar uma receita extra, pois vendendo aquilo que você não usa, você pode ganhar um dinheiro que você não imaginava ter. Estudando a psicologia do consumo você observará que de fato o que te faz rico é aproveitar os bons e simples momentos da vida ao invés de ostentar bens e posições que só servem para demonstrar para pessoas que você não gosta aquilo que você não é.
Qual o modelo mental da sua mente? Rica ou pobre?

Fonte: Insistimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário