Os erros dos recrutadores assustam os candidatos e podem
levá-los até mesmo a desistir de uma vaga
Por Universia
É muito comum ver dicas e regras para que um candidato não
cometa erros na entrevista de emprego. Entretanto, é preciso lembrar que os
recrutadores também podem pecar nesse momento. Os erros dos recrutadores
assustam os candidatos e podem levá-los até mesmo a desistir de uma vaga. Se
você quer evitar essa situação, confira os erros dos recrutadores em uma
entrevista de emprego:
1. Despreparo. Uma das maneiras mais rápidas de
assustar um candidato em uma entrevista de emprego é estar despreparado. Passar
os primeiros minutos da entrevista olhando o currículo do candidato, por
exemplo, é um sinal claro de falta de consideração. Isso mostra que o candidato
não é importante e que a companhia não respeita as pessoas que trabalham para
ela.
2. Assuntos inapropriados. Mesmo que a cultura da
companhia permita certas informalidades, a entrevista com um candidato não é a
melhor hora para isso. Existem limites que devem ser respeitados na entrevista
de emprego, uma vez que trata-se do primeiro contato entre recrutador e
candidato.
Mesmo que a cultura da companhia permita
certas informalidades, a entrevista com um candidato não é a melhor hora para
isso (Getty Image)
3. Pressa. A pressa também é um sinal claro de falta de
consideração com o candidato. Embora o dia de um recrutador seja cheio de
afazeres, os candidatos também têm compromissos a cumprir e ainda assim
reservaram um tempo do seu dia para estarem ali. Apressar as respostas ou
encerrar uma entrevista no meio pode fazer um candidato desistir da
oportunidade.
4. Falar demais. Candidatos que falam demais sobre si
mesmos são considerados um problema. Porém, recrutadores que se comportam dessa
maneira são ainda pior. Em uma entrevista de emprego o papel do entrevistador é
ouvir e não falar sobre si mesmo. É preciso dar ao candidato a oportunidade de
se apresentar e não falar sobre as suas conquistas e necessidades.
5. Falta de informações. Toda a entrevista se justifica
por um objetivo: saber se aquele é o candidato ideal para uma vaga. Portanto, o
mínimo que se espera de um recrutador é que ele conheça aquele cargo. Se a
pessoa que conduz a entrevista não tem informações suficientes sobre o cargo,
dificilmente poderá apontar um candidato como a escolha certa. Isso mostra
despreparo por parte do recrutador e faz com que o candidato se sinta inseguro
sobre a oportunidade.
6. Não tomar notas. O candidato sabe que não é a única
opção para aquela vaga. Por isso, ele estará esperando que um recrutador tome
notas sobre ele, de maneira a se recordar dos traços mais marcantes. Se um
candidato não vê o recrutador anotar suas informações ele sai da entrevista com
a sensação de que não tem chances para aquela vaga.
7. Complicar o processo de entrevista. Embora seja
profissional e deva ser tratada com formalidade, a entrevista de emprego é o
momento de conversar com o candidato e entender de que maneira ele se adequa ao
cargo disponível. Tornar o processo complexo demais vai acabar desmotivando o
profissional, fazendo com que ele desista.
Fonte: Site Infomoney
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