Publicidade

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Analista de mídias sociais está entre os 15 profissionais mais procurados do Brasil

Recentemente publicamos aqui no blog um post com um link para um vídeo da Globo News onde uma consultoria apontava a profissão de analista de mídias sociais como uma das mais promissoras no Brasil. Corroborando essa tese, agora foi a vez do jornal Folha de S. Paulo publicar uma matéria que ouviu as consultorias Michael page, Robert half, Adecco, Quality Training Recursos Humanos, Robert Walters, Mercer, Mariaca, Asap, 2get e Manpower para descobrir os 15 profissionais mais em falta no país na atualidade. Adivinha quem figurou novamente na lista? O analista de mídias sociais.
No caso da matéria da Folha foi apontado que a profissão de analista de mídias sociais está entre os 15 cargos mais difíceis de serem preenchidos pelas empresas. O motivo? O marketing digital no Brasil só perde para a TV em termos de investimentos, e com mais investimentos mais recursos são necessários, como mais profissionais realmente capacitados para atuarem nessa importante função dentro das empresas.
Apesar da discussão acerca da nomenclatura, pois muitos são contra o termo “analista de mídias sociais” e dizem que hoje deve existir um profissional para cada setor, muitas empresas ainda procuram por um profissional com uma visão mais abrangente, macro, que possa enxergar diferentes cenários e propor mudanças estratégicas tanto na empresa quanto no planejamento de comunicação. Por esse motivo o a função acaba atraindo muitos profissionais das áreas de comunicação, como marketing, jornalismo e publicidade, mas também recebe integrantes das áreas de administração, história, antropologia e até veterinária, pois tudo varia conforme o segmento da empresa e conforme a pegada do profissional.
Se você tem alguma dúvida sobre o que faz uma analista de mídias sociais, recomendo a leitura de 4 posts específicos. O primeiro trabalha com as funções gerais de uma analista de mídias sociais. O segundo traz dicas de como se tornar um profissional dessa área. O terceiro aborda o perfil desse analista, se é o profissional que tem vocação ou se é aquele que usa constantemente as ferramentas digitais. E o quarto leva em questão a importância de se ter um profissional qualificado para esse setor. Confira:
Fonte: Jornal do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário