Nas últimas semanas tivemos ótimas experiências organizando diversas promoções. Cada uma delas tinha um objetivo específico e usamos um meio diferente para alcançar esse objetivo. Todas elas foram um sucesso e não gastamos um centavo em publicidade.
Spameada
Conceito – Fazer uma divulgação frenética para que o maior número possível de pessoas fique sabendo da promoção e compre seu produto.
Objetivo – Acelerar as vendas de um produto/serviço em um curto período de tempo.
Vantagens – Gera resultados imediatos nas vendas que podem ser medidos no curto prazo.
Desvantagens – Precisa ser usada com moderação, caso contrário irá emputecer seus entusiastas que já ouviram a mesma mensagem 3 milhões de vezes.
Como fizemos – Lançamento do nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Fizemos um post no Saia do Lugar, mandamos uma cópia antecipada pra alguns blogueiros fazerem um review do livro, lançamos um release de imprensa, envio na Newsletter semanal do Empreendemia, twittamos freneticamente o link para o livro e pedimos para diversos twitteiros influentes repassarem a mensagem.
Pré-requisitos – Ter uma boa plataforma de divulgação e rede de contatos. É possível também comprar publicidade, o que exige certa grana.
Resultado – R$650,00 em vendas no primeiro mês.
SorteioConceito – Sorteie seu produto/serviço para quem participar da promoção comentando no seu blog ou te seguindo em alguma rede social específica (Twitter, Facebook, Empreendemia, etc).
Objetivo – Fortalecimento de marca através do aumento do número de pessoas que seguem sua empresa.
Vantagens – Ideal para empresas que dependem de audiência para fortalecer sua marca (Ex.: blogueiros e comunidades online).
Desvantagens – O impacto nas vendas não é tão direto quanto na Spameada.
Como fizemos – Sorteio do livro Delivering Happiness da Zappos. Fizemos um post no Saia do Lugar e o sorteamos entre as pessoas que deixassem um comentário falando o que os motiva a empreender.
Pré-requisitos – Ter algo bacana para sortear e algum tipo de métrica de engajamento que você queira fortalecer.
Resultado – 60 comentários no post e um leitor MUITO FELIZ falando da gente. Confira a reação do Rudolfh Bantim quando recebeu o livro autografado pela nossa equipe.
Divulgue a mensagem no TwitterConceito – Para participar, a pessoa precisa mandar o link da promoção no Twitter.
Objetivo – Fazer mais pessoas ficarem sabendo da sua promoção através do Twitter.
Vantagens – Muito bom para empresas que tenham o Twitter como parte da estratégia de marketing
Desvantagens – Corre o risco da participação ser muito baixa se seu público não estiver em peso no Twitter.
Como fizemos – Ainda não fizemos, mas lançaremos em breve um e-book gratuito sobre Marketing Digital. Para baixar o livro, a pessoa terá que enviar uma mensagem para seus seguidores sobre ele. Usaremos o sistema Pay with a Tweet.
Pré-requisitos – Estar num setor em que as pessoas tenham uma forte presença no Twitter.
Dê-me ideiasConceito – Para participar da promoção a pessoa precisa responder algum tipo de pergunta que irá te servir como pesquisa de mercado. As melhores respostas ganham a premiação.
Objetivo – Ouvir ideias de melhorias do produto/serviço direto do seu cliente .
Vantagens – É uma forma extremamente eficiente de fazer uma pesquisa de mercado e se aproximar dos seus entusiastas.
Desvantagens – Você terá que ler cada pérola…
Como fizemos – Desafio: A internet não traz resultados mágicos (vigente até o fim do mês). Através da LabelDESAFIOS, estamos colhendo ideias sobre como mostrar para o usuário do Empreendemia que ele precisa ser ativo para fechar novos negócios.
Pré-requisitos – Acesso a alguma plataforma para gerenciar as ideias e divulgar a promoção nas principais.
Resultado – No primeiro dia de promoção já recebemos ótimas ideias mostrando como enfatizar os casos de sucesso dentro do Empreendemia. Muitas das ideias serão aproveitadas para guiar os próximos passos da nossa estratégia de marketing.
“Gostei!”Conceito – Você faz um post no blog e pede para as pessoas comentarem. Os comentários que receberem mais votos “Gostei” ganham a premiação.
Objetivo – Fazer com que os próprios participantes chamem seus amigos para conhecer a promoção, eles precisam disso para ganhar.
Vantagens – Estimular seus entusiastas a chamar outros entusiastas, fazendo uma divulgação espontânea da sua marca.
Desvantagens – Algumas pessoas conseguem MUITO mais votos do que os outros, o que pode desanimar os “meros mortais” a participar das próximas promoções.
Como fizemos – Promoção Sua empresa bonitaça!. Em parceria com a Maturi Comunicação, entregaremos serviços gratuitos na área de comunicação visual, que incluem redesign da marca, personalização do Empreendemia Premium e criação de material institucional.
Pré-requisitos – Ter um blog com um sistema como o Disqus instalado.
Resultado – 39 comentários e mais de 1000 “Gostei!” no post da promoção.
Conclusão
Perceba que esses 5 tipos de promoções estão completamente relacionados entre si e podem se misturar. É importante entendê-los e criar sua campanha da forma que for mais interessante para sua empresa.
Fonte: Saia do lugar
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