Se você é responsável pelo atendimento, identifique se há algo de que seu cliente necessita e que, por algum motivo, a sua empresa não faz ou não vende. Estabeleça parceria com quem presta tal serviço ou vende tal produto, de forma que o cliente veja em você uma solução.
Se você é secretária ou recepcionista, estabeleça uma relação com a senhora que serve cafezinho. Combine que, sempre que um cliente estiver no escritório onde você trabalha, ela seja atenciosa. Peça a ela que anote se o cliente gosta de açúcar ou adoçante, se prefere água com gás ou sem gás, se lê algum jornal ou revista enquanto espera. Da próxima vez que ele entrar na sua empresa, você e ela já sabem o que deve ser servido, sem precisar perguntar.
Estabeleça, também, uma relação com a recepcionista ou o porteiro do prédio. Assim, sempre que aquele cliente chegar, pode-se gastar o menor tempo possível nas formalidades de segurança e acesso.
Faça parceria com o ponto de táxi mais próximo para atenderem seus clientes. Se você percebe o cliente angustiado porque está atrasado para ir ao aeroporto, providencie um motorista de confiança para levá-lo após a reunião.
Interesse-se pela pessoa que entrou, por algum motivo, no local onde você trabalha. Tenha aliados na empresa e fora dela para colaborar no atendimento ao seu cliente, que ficará sempre grato por suas atitudes nesse sentido.
Cultive aliados!
Fonte: Saia do lugar
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